Toyota cogita terceiro carro para le mans em 2017
-
japoneses introduzem novos conceitos no carro da próxima temporada e descartam terceiro protótipo nas 24 horas de le mans de 2016 devido aos custos do novo projeto; pilotos serão anunciados em fevereiro
em 2016, a toyota apresentará novas armas para a disputa do mundial de endurance. vivendo uma temporada para esquecer após o título de 2014, os japoneses entrarão na pista com um novo protótipo, que terá a missão de bater os rivais na lmp1 – hoje porsche e audi, com a possível entrada da nissan na temporada inteira.
em entrevista ao , o vice-presidente da toyota, rob leupen, revelou que houve um aumento no orçamento para a próxima temporada devido ao desenvolvimento de um novo protótipo e à adição de mais uma etapa no calendário (no méxico). isso, no entanto, não levará a equipe japonesa a colocar um terceiro carro nas 24 horas de le mans em 2016 – talvez em 2017, segundo o dirgente.
“não teremos um terceiro carro (em le mans) em 2016, pois introduziremos um conceito totalmente novo (no protótipo). para 2017, entretanto, é uma possibilidade concreta.”
“teremos um aumento no orçamento, gerado pela entrada de mais uma corrida, o que gera pressão extra. não queremos comprometer o montante destinado ao desenvolvimento do carro, mas uma prova a mais significa novas configurações aerodinâmicas e outras modificações, o que naturalmente se torna um grande problema para as equipes”
não somente o chassi será novo, mas o motor e sistema híbrido também mudarão. o propulsor deixará de ser o v8 aspirado e ganhará um turbocompressor – a cilindrada e capacidade cúbica ainda não foram divulgadas.
no sistema híbrido, sai o capacitor e entram as baterias. além disso, leupen confirmou a mudança na classe de recuperação de energia: os japoneses migrarão de 6mj para 8mj no novo protótipo, que deve se chamar ts 050 hybrid. tanto o motor como o sistema híbrido já foram testados.
“no início de outubro, nosso novo motor foi colocado no dinamômetro, assim como o novo sistema híbrido que será contectado ao propulsor. estamos felizes por estarmos nos preparando bem para 2016. mudaremos de 6mj para 8mj na classe de recuperação de energia, o que acreditamos que será bom”
teremos um chassi completamente novo para o próximo ano. estamos trabalhando em todos os detalhes para reduzir o peso o máximo possível. é um trabalho duro, mas precisamos fazer isso se quisermos estar no mesmo nível de nossos rivais”
pilotos para 2016 serão confirmados em fevereiro
ainda não se sabe quem irá pilotar a nova geração de protótipos da toyota. a lista completa de pilotos que representarão a fabricante japonesa na lmp1 será anunciada oficialmente em fevereiro de 2016, no japão. nos últimos meses, as especulações de que alex wurz deixará o time e será substituído por kamui kobayashi – piloto reserva da equipe – tem aumentado cada vez mais.
leupen ressaltou que o piloto japonês está entre os candidatos a um lugar como piloto oficial, mas também falou sobre sam bird, que testa o atual protótipo da marca no bahrein, no final deste mês.
“anunciaremos nossos pilotos em fevereiro. posso dizer que kobayashi é uma de nossas primeiras opções. ele tem estado conosco há algum tempo e nosso relacionamento é bom. além disso, estamos felizes em dar a sam bird um teste em nosso carro. só testaremos sam no bahrein, ele terá considerável tempo de pista e nós queremos que seja um momento bastante proveitoso para ele.”, completou.