Enchimento de cilindros motor turbo



  • amigos estou com uma duvida sobre enchimento dos cilindros em carro turbo. ex; motor ap 1.6 8.5 taxa e 1.8 10.1 taxa qual seria o enchimento de cada motor usando mesma turbina e mesma pressao?isso usando 1kg de pressao? sei que tem gente aki que manja dessas contas heheh


  • alguem ai me ajuda lembra do topico de taxa x pressao ….aquele que tinhas ex. de motor 2.0 com 8.5 de taxa e um de 10.1 disendo o enchimentos com 1 bar se nao me engano foi over speed que respondeu algo


  • anderson, ja expliquei sobre isso, inclusive comprovei na prática. a maioria do pessoal que tinha dúvidas ou não acreditava no q eu disse, após algum tempo tb comprovou. se é para por em dúvida o que eu ensino/explico (conforme abriram um tópico a algumas semanas), não mais volto a falar nesse assunto. no garal, boa sorte pros que irão comer muita, mas muita poeira na vida por serem teimosos.


  • sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de ap 1.6 com taxa de 8.5 e ap 1.8 com 10.1 de taxa suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos….


  • se o motor é 1,6 litros …com 1bar a grosso modo ele tem uma sobrelevação de 2...ou seja ele empurra o dobro do valor admitido..ou seja 3,2 litros ...a taxa não importa, ela influencia o qto o motor aproveita esse volume a mais se é 1,8 litros...com a mesma pressão... tem o dobro tbm... 3,6 litros.


  • > sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de > > ap 1.6 com taxa de 8.5 > e > ap 1.8 com 10.1 de taxa > suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos…. ok. se for **realmente** ter utilidade pra vc, de noite eu posto aqui o q foi pedido.


  • também me interessa carol , obrigado


  • > ok. se for **realmente** ter utilidade pra vc, de noite eu posto aqui o q foi pedido. sim realmente vai ter utilidade…e fico muito agradecido pela ajuda


  • carol, se possivel tbm posta o link do topic aonde vc ja esplanou sobre o assunto. perdi essa discussao…


  • > sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de > > ap 1.6 com taxa de 8.5 > e > ap 1.8 com 10.1 de taxa > suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos…. 1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc 1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa: 1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc


  • > 1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc > 1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc > > o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa: > > 1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc e no caso do motor 1.8 carol teria como me ajudar tbem? fiquei impressionado com os resultados….


  • a proporção é a mesma, da pra se basear pelo 1.6. é covardia a diferença ente motor taxado e outro com menos taxa.


  • tópico de utilidade pública .


  • que outros dados sao levados em consideração ao calcular esses dados? volume da cava dos pistoes, camara de combustao, espesura da junta, pressao atmosferica?


  • > é covardia a diferença ente motor taxado e outro com menos taxa. tb acho


  • carol. voc pode passar esse calculo pra gente.?


  • muito interessante esse topico…


  • > que outros dados sao levados em consideração ao calcular esses dados? > **volume da cava dos pistoes, camara de combustao, espesura da junta**, pressao atmosferica? taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…


  • > taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso… isso é… mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro... o que num 2.0 é de 1983cc... mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes... se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc... sei lá... de repente to falando besteira...


  • > isso é… > > mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro... > > o que num 2.0 é de 1983cc... > > mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes... > > se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc... > > sei lá... de repente to falando besteira... isso é verdade eles divulgam mesma litragen pra um alcool e gasolina ,pois se fosse assim o gasolina teria uma litragen maior

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