Enchimento de cilindros motor turbo



  • amigos estou com uma duvida sobre enchimento dos cilindros em carro turbo.

    ex; motor ap

    1.6 8.5 taxa
    e
    1.8 10.1 taxa

    qual seria o enchimento de cada motor usando mesma turbina e mesma pressao?isso usando 1kg de pressao?

    sei que tem gente aki que manja dessas contas heheh



  • alguem ai me ajuda lembra do topico de taxa x pressao ….aquele que tinhas ex. de motor 2.0 com 8.5 de taxa e um de 10.1 disendo o enchimentos com 1 bar

    se nao me engano foi over speed que respondeu algo



  • anderson, ja expliquei sobre isso, inclusive comprovei na prática. a maioria do pessoal que tinha dúvidas ou não acreditava no q eu disse, após algum tempo tb comprovou.
    se é para por em dúvida o que eu ensino/explico (conforme abriram um tópico a algumas semanas), não mais volto a falar nesse assunto.

    no garal, boa sorte pros que irão comer muita, mas muita poeira na vida por serem teimosos.



  • sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de

    ap 1.6 com taxa de 8.5
    e
    ap 1.8 com 10.1 de taxa
    suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos….



  • se o motor é 1,6 litros …com 1bar a grosso modo ele tem uma sobrelevação de 2...ou seja ele empurra o dobro do valor admitido..ou seja 3,2 litros ...a taxa não importa, ela influencia o qto o motor aproveita esse volume a mais

    se é 1,8 litros...com a mesma pressão... tem o dobro tbm... 3,6 litros.



  • sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de

    ap 1.6 com taxa de 8.5
    e
    ap 1.8 com 10.1 de taxa
    suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos….

    ok. se for realmente ter utilidade pra vc, de noite eu posto aqui o q foi pedido.



  • também me interessa carol , obrigado



  • ok. se for realmente ter utilidade pra vc, de noite eu posto aqui o q foi pedido.

    sim realmente vai ter utilidade…e fico muito agradecido pela ajuda



  • carol, se possivel tbm posta o link do topic aonde vc ja esplanou sobre o assunto.
    perdi essa discussao…



  • sim carol eu vi que vc esplicou sobre motor 2.0 mas eu queria saber se tem uma formula ou como eu faria pra saber o enchimento de

    ap 1.6 com taxa de 8.5
    e
    ap 1.8 com 10.1 de taxa
    suponhamos que os 2 com 1kg qual teria um cc maior ..isso que queria aprender a fazer os calculos….

    1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
    1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc

    o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:

    1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc



  • 1 bar @ 8,5:1 = 17:1 din tx / 3403,03 cc
    1 bar @ 10:1 = 20:1 din tx / 3367,94 cc

    o mesmo motor 1.6, com 8,5:1 de taxa, só que com uma pressão impossível de se usar num motor com 10 de taxa, e com a mesma taxa dínâmica de 1 bar usando 10 de taxa:

    1,35 bar @ 8,5:1 = 20:1 din tx / 4041,67 cc

    e no caso do motor 1.8 carol teria como me ajudar tbem?

    fiquei impressionado com os resultados….



  • a proporção é a mesma, da pra se basear pelo 1.6.

    é covardia a diferença ente motor taxado e outro com menos taxa.



  • tópico de utilidade pública .



  • que outros dados sao levados em consideração ao calcular esses dados?
    volume da cava dos pistoes, camara de combustao, espesura da junta, pressao atmosferica?



  • é covardia a diferença ente motor taxado e outro com menos taxa.

    tb acho



  • carol.
    voc pode passar esse calculo pra gente.?



  • muito interessante esse topico…



  • que outros dados sao levados em consideração ao calcular esses dados?
    volume da cava dos pistoes, camara de combustao, espesura da junta, pressao atmosferica?

    taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…



  • taxa de compressão é resultante, entre outras coisas, exatamente disso…

    isso é…

    mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...

    o que num 2.0 é de 1983cc...

    mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...

    se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...

    sei lá... de repente to falando besteira...



  • isso é…

    mas pergunto justamente porque pela fabrica a cilindrada é divulgada apenas levando em conta o curso do vira e o diametro do cilindro...

    o que num 2.0 é de 1983cc...

    mas quando o pistao desce ele enche tambem a area da camara de combustao, junta e cava dos pistoes...

    se incluir os valores dessas partes, a cilindrada(?) sobe pra por exemplo 2043,5cc...

    sei lá... de repente to falando besteira...

    isso é verdade eles divulgam mesma litragen pra um alcool e gasolina ,pois se fosse assim o gasolina teria uma litragen maior


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