Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter



  • pessoal, seguinte: meu aspirado tá muito bom pra andar, mas ele tem uma falhinha que me deixa irritado…

    o meu hallmeter andando na boa 40km/h na 3a fica marcando todos os leds acesos e apenas 2 apagados. até ai beleza (considerando que é carburador e tal).

    dai se eu colocar o po 1/2 cm a mais no acelerador ele fica só 2 ou 3 leds de mistura pobre aceso, e eu sinto o carro preso . se eu pisar um pouco mais os leds acendem todos e o carro anda legal ou seja: naquele ponto dá falta

    o que eu queria: adaptar um rel? (ou algo do g?nero, não entendo muito de eletrúnica) que quando o 1o led de mistura pobre apagasse no hallmeter feito em casa (da tópico logo abaixo) então isso acionasse um pequeno bico auxiliar que jogasse mais combustável assim, quando o carro precisa de combustável ele mandaria e assim que o led acendesse denovo o bico fecharia

    alguém vê algum problema nisso? hoje eu já tenho bomba elétrica, seria apenas fazer um y para ter combustável para o bico não é mesmo?

    a pergunta ?: será que eu consigo fazer esse esquema pra ligar o bico? o que vcs acham?

    fabiano.



  • vou transferir pro mecânica e preparação, lá acho q vc pode ter ajuda…



  • muito interessante sua ideia de ligar um rel? em certos led do halmeter pra injetar só naquela voltagem :^^:



  • da pra fazer.

    mas é arriscado. na minha opinião o melhor é fazer o bico pulsar a partir de uma determinada rotação. e atravṍs da sonda lambda vc monitorar se precisa pulsar mais ou menos e fazer o ajuste fino.



  • pois é, eu vi que esse hallmeter feito em casa é barato (uns r$20 pelo que eu vi) e só com um bico a mais e tal eu resolvia meu problema baratinho - ou criava mais dár de cabeça ainda… ehehehheheh



  • porque vc acha perigoso? não vejo problema nisso (a não ser um afogamento do carro). o problema é que com po em baixo o carro vai na boa o problema é a pisada intermediária, aquele trecho do in?cio do acelerador até antes da metade dele +-… isso eu queria que melhorasse.

    e ainda ia ter um negócio melhor ainda: assim eu poderia fazer a regulagem da mistura mais pobre , pq o carro fica oscilando devagarzinho e a cada 4s mais ou menos ele oscila mais e dependendo da temperatura até morre. dai com o coice de comb?stável eu não faria o carro morrer - esse método existe até na injeção da fueltech.



  • de onde vc



  • blumenau-sc, pq?



  • da pra fazer.

    mas é arriscado. na minha opinião o melhor é fazer o bico pulsar a partir de uma determinada rotação. e atravṍs da sonda lambda vc monitorar se precisa pulsar mais ou menos e fazer o ajuste fino.

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    achei legal a ideia dele pq seria um sistema praticamente autom?tico anti-falta.



  • olha sua idéia é ótima, por exemplo, técnicos de eletronica me ajudem, se o hallmeter recebe as informações da sonda e atraves dos valores acende determinada luz, logo sabemos que se ele indica as primeiras luz do pobre acessa estão pobres ai teria que entrar o bico, logo se consegui-se pegar o sinal que vai para a luz e voltar para o bico, só teria que ver quanto de voltagem a luz recebe e quanto o bico precisa para abrir, logo se a tensão que vai para a luz for 1 volt por exemplo e o bico funciona a partir de 5 volts por exemplo só teria que bolar um amplificador de voltagem de 1 para 5 que dai toda vez que o hallmeter entra-se na fase pobre o bico entraria, ai poderiamos colocar uma regulagem atr?ves de resistores trimpot para adiantar ou atrasar a hora que o bico entraria, o bico naum pulsaria, ele abriria e com a pressão da bomba empuraria o combustivel pra dentro sem pulsar, logo o bico teria que ficar logo apos a borboleta,,,, seria apenas um bico teria que ser bico monoponto,…...... ajudem a desenvolver galera tenho algum conhecimento.... falowww



  • do q conhecia de eletronica e pelo como são feitos os circuitos de hall, vc vai ter q ver a tensão do led, colocar ele na base de um transistor de potencia, pq diretamente fatalmente o transistor ou ou o ci que aciona o led, nao vai ter corrente sufuciente pra acionar nem um rele… dae vc pode, na saida desse transistor ligar um rele e ate, fazer um circuito para pulsar o bico, de maneira q possa-se ajustar a frequencia atravez de um trimpot... alguem q manja de eletronica faz issu de baba...



  • boa ideia hj vou pegar um multimetro e sair testando quantos volts sai em cada lampada do hallmeter para ter uma ideia, depois vou pegar um bico e ir aumentando a voltagem até ele abrir, vo posta amanhã o resultado…. ideias mandem galera



  • seria algo não mto longe disso:



  • na minha consepção o bico nem precisaria pulsar porque quando o led de pobre apagassem, então na hora o combustável entraria e o led se acenderia denovo.

    esse ciclo pode se repetir muitas vezes dentro de 1 segundo, o que já daria um pulsar .

    e o próprio bico só ficaria ligado pelo tempo mínimo suficiente para o motor ganhar vida denovo - o que no meu caso é pouco tempo.

    ah, e como eu falei: em motores carburados dá pra deixar a mistura pobre e com pequenas jateadas desse bico fazer ele subir de giro um pouco novamente (em marcha-lenta) - dando para ter um carro bem econômico (eu acho…).

    dragster de rua , vc acha que a corrente+tensão não seria suficiente para acionar um rel?? e como é o funcionamento de um transistor ? o que ele faz? se eu for comprar em uma loja de eletrúnica, como eu pe?o?



  • amigo me explica seu esquema que acho que no fio que liga o bico ficou invertido né? dá mais uma ajuda i…



  • posso incluir uma variável de filosofia no argumento é (sem querer ser chato)

    o que a sonda mede ?

    gases já queimados

    então seria aceitável dizer que ele te diz o que aconteceu no ciclo passado certo ?

    ali?s alguns se vc pensar que a 3000rpm vc tem 50 voltas em um mêsero segundo e que a sonda tem um tempo de resposta a cada um destes ciclos e ainda, o hallmeter o mesmo tempo de resposta vai perceber que tem um tempo entre a falta e o hallmeter acender (ou apagar) a led…

    ou seja vc vai sempre estar correndo atrás do preju?zo e o buraco vai continuar a existir... (vai melhorar claro porque vai existir uma correção)...ou pode até piorar porque vc precisa saber qto de cobustivel precisa ser injetado e ele varia com carga e rotação... aí vc vai precisar medir isto...opa...chegamos no que é um sistema de injeção rudimentar (seja por carga map seja por posição da borboleta)



  • então o caso seria ligar o tal sistema de forma a entrar em funcionamento antes, um pouco adiantado.

    claro que com isso pode-se ter um pouco mais de consumo e ficar passivel a um pequeno desperdicio, porem, vale a pena gastar um pouco mais de alcool do que conviver com buracos na alimentação.

    buracos alias que não deveriam existir num motor bem reguladinho.



  • sim, realmente over, eu já tinha pensado nisso - tirando o fato da carga .

    realmente nés estamos correndo atrás do preju?zo, pois a falta já ocorreu mas nada impede por exemplo em fazer o bico abrir um pouco mais cedo - digamos um led a mais, ou algo assim.

    e também haver? um pequeno excesso pois o bico já terá alimentado o motor a ponto da mistura melhorar porém a sonda ainda não leu essa nova informação - mas acredito que será por um tempo tão breve que nem far? diferença

    e da? o esquema é fazer o bico abrir - pode ser que abra demais, então afogue com po leve -então seria só botar um regulador de tensão para passar digamos apenas 5 ou 9volts para o bico que ele já abrir? menos - ou mais devagar… é só experimentando que vamos descobrir :^^:



  • indo ao bico recomendaria montar um circuito com um 555 pra pulsar o bico algo bem rapido mesmo, ja montei um pulsador assim pra tentar fazer uma limpeza pesada no meus bicos certa vez



  • podiamos fzer o bico pulsar de acordo com a rotação do motor, ou seja, sincronizar os pulsos do bico com os da ignição… melhor q abrir direto...

    e fzer um trimpot pra ajustar o tempo de abertura... ops olha onde tamo chegando...