Roletar o vira



  • fala ae pessoal, tem um conhecido meu que trampa numa oficina e disse pra mim que se roletar o vira da uma diferença mt boa na performace do carro, ele faz isso onde ele trampa, ae gostaria de saber se alguem aqui ja fez, como que ?? o risco de quebra aumenta, como que funciona? quanto vcs gastaram? vlw…



  • vi isso em motores a ar.



  • tb já vi um mecânico do interior que fez isso num motor a ar, mas o que seria roletar o vira e qual o efeito, desculpa a ignorancia



  • tb já vi um mecânico do interior que fez isso num motor a ar, mas o que seria roletar o vira e qual o efeito, desculpa a ignorancia

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    no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

    em motores atuais não tem vantagem.



  • mas qual o efeito?



  • no lugar das buchas que seguram (na verdade elas estão al? para não segurar :d) o vira, vc instala rolamentos, é necessário usinar o vira e o bloco ou só um dos dois.

    em motores atuais não tem vantagem.

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    não seria o sistema rocam da ford??? rollerfinger camshaftá se for a mesma coisa esse é um motor atual…



  • camshaft num seria o comando não?



  • camshaft num seria o comando não?

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    rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado . :d



  • rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

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    o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…



  • o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

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    ah tá????….valeu fr?vio :d



  • eu conhec? um certo chevete com motor de opala q fizeram isso..:d

    pena q nunca pude ver o vira fora pra entender de verdade como o bichinho funciona

    não faz teu motor ganhar potência, mas alivia em muito o sofrimento pra ganhar giro…a idéia é não comprometer um motor girador

    no ipiranga tem um kra q faz isso em motores de fuca e kombosa, o seu dejair...fica +/- perto da oficina do junior..não lembro o nome da rua, mas ela é paralela a bom pastor e a silva bueno e termina num acesso pra via anchieta..

    o kra tá +/- perto (um pouco antes) do cruzameto com a rua do grito

    não lembro o nome da oficina, mas parecia com o nome dele..

    o kra acerta uns daqueles fóruma esprons do piquet...mas é enrolado pra fazer serviço..:ninja:



  • isso é do tempo do on?a :d

    só ouvi falar até hoje de motor de fusca roletado porque pela carcater?stica única de construção tem como fazer….

    vc tem 3 meis de ganhar potência num motor alternativo a explosão:

    1. melhora efici?ncia térmica

    ou seja aproveita mais do que os 30% que se aproveita hoje de toda a energia liberada na explosão

    1. melhora efici?ncia mecânica

    ou seja faz entrar mais ar, seja por melhora dos dutos e comandos, seja por artificio (turbo)

    1. diminui as perdas mecânicas (que no fim é a mesma do anterior)

    no caso, o sistema de mancal tem muito mais atrito que roletes...qualquer um percebe isso sem muito esfor?o...

    se vc tem digamos 100cv sendo gerado e perder 20cv de atrito e passar a perder 10 vc pula de 80 pra 90cv (valores nada a ver com a realidade hein ...só um exemplo não-prático)



  • eu tb vi isso so nos motores a ar



  • hum, vamos usar o motor da puma do corsa 2.0 de cobaia entao…



  • os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

    e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

    agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.



  • os motores dos antigos dkw 2 tempos eram roletados. aquilo gira que é uma beleza.

    e quanto ao comando roletado, pode ser o comando, o balancim e os tuchos roletados.

    agora, quanto a adaptar isso no virabrequim de um motor de hoje em dia…. sei não.

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    assim como motores de motos 2 tempos são roletados tanto nas pontas do virabrequim qto na biela, que tem rolamento em cima e em baixo.



  • camshaft num seria o comando não?

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    rollerfinger camshaft = eu, com meu sub-ingl?s, entendo como comando de valvulas roletado .  :d

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    o comando nao eh roletado.. e sim, os balancins, que é ondo o comando bate em cima e esse abre a valvula…

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    ah tá????….valeu fr?vio :ninja:

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    só p/ deixar bem claro.

    o que é roletado é exata e exclusivamente a ponta do dedo do balancim (que fica bem no meio dele), que é a parte que toca os cames do comando.

    nos motores tradicionais, esse contato é feito arrastando a ponta do balancim sobre os cames do comando que está em rotação. no rocam, bem naquela parte é instalado um pequeno rolamento.

    este é um dos motivos pelos quais o rocam precisa de óleo 5w30, pois aqueles rolamentos são sens?veis e podem quebrar caso o tucho não encha rapidamente.

    vide o video:

    http://rapidshare.de/files/3236113/ztec.mpeg.html



  • teria como fazer isso num ap



  • muito trampo pra ganhar muito pouco (em torno de 2% por mancal).

    só se fosse o caso de fazer um algo state-of-art mesmo. aí sim, qualquer nada justifica.



  • a ideia é reduzir o atrito. menos atrito = menos perda = mais rendimento.