Projeto celta 1.8t 16volts



  • salve galera,

    em busca de novas dores de cabeça vou iniciar o projeto celta 1.8t 16v (familia 1) partindo da preparação atual 1.6t 8v).

    o objetivo é fazer este upgrade tentando salvar o máximo de investimento já realizado.

    aqui no preparados vou tentar organizar de uma maneira melhor o que já estou postando no forum celta clube.

    vamos lá

    tudo iniciou quando o celtinha era 1.0 vhc. logo coloquei um kit básico, depois intercooler e his.
    cansado de apenas dar umas espirradinhas decidi montar um motor 1.6 e parti para uma turbina apl .42.48, intercooler, fueltech e um cabeçote 1.8 8v com o comando do corsa 1.6.

    empurrando 1.5kg, esta configuração rendeu 305cv no motor e muitas alegrias.

    mas… como esse negócio de carro turbo parece doença... decidi preparar um cabeçote roletado e jogar neste motor 1.6. claro que com isso tive outros gastos como trocar turbina, refazer intercooler... e outras coisinhas.

    aí chegou o grande dia em que desceu uma válvula e acabou com os meus pistões. dai surgiu a vontade de colocar um cabeçote 16v sem o acionamento por balanceiros atritantes ou roletados.

    pra começar a brincadeira fui atrás das especificações do motor que equipa a meriva / stilo 1.8 16v:

    depois fui tentar entender…..

    o que queria dizer o tal do c18sel:

    quais as diferenças nos blocos de um 1.8 f1 8v e 16v:

    bloco 1.8 8v


    bloco 1.8 16v

    aqui já notei que teria que substituir o tubo de ventilação do motor e o a mangueira de água do bloco do motor ao tubo.
    obs: as marcas nos pistões do bloco 16v não são cavas. acredito que o dono desse carra tenha atropelado as válvulas.

    como era o cabeçote 16v:


    aqui é bastante interessante se tiver uma foto do cabeçote do corsa 1.6 16v. daria para notar a diferença de angulação das válvulas entre estes cabeçotes.
    acredito que esse seja o fator do motor 1.8 16v não ter cavas nos pistões.

    como era o sistema de distribuição do motor:

    aqui comecei a ficar bastante preocupado…. caraca... quanta coisa pra fazer....
    tensionadores, polias reguláveis, bomba de água, engrenagem do virabrequim, suporte alternador, suporte motor, etc

    o que iria fazer com os coletores de admissão e escape:

    não ia ter como… usar este coletor de admissão variável e o coletor que eu tinha de escape tubular...
    mais preocupado ainda... ia ter que fazer todos os coletores novamente.

    para este post gostaria de agradecer o rbsmontemor e o tatin pelas imagens que utilizei deles.

    no próximo post vou fazer a lista de peças que preciso ir atrás....

    abçs



  • acompanhando, topico excelente rico em info…

    abs e continue postando



  • nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v



  • nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v

    naum sei se daria. mas jah estou com os pistões sobremedida.



  • melhor nao tentar fazer 1.9, esta trabalhando num bloco f1, q chegou nesse 1.8 no limite extremo já, levando em conta ainda q é t e nao é pressao pouca



  • nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v

    o motor gm familia 1 seria alguma coisa parecida com os vw bielinha. pistão no máximo 81mm, vira de 88,2 e biela de 129,75mm. o motor ap 1.9 é bom porque não tem o r/l escroto dos 2.0 bloco baixo (144mm)…então troca-se o vira para o do 1.8 para ter um r/l melhor.

    não tem nada a ver com ser 1.8, 1.9, 2.0, 2.1...

    o motor gm familia 1 1.8 também tem r/l escrotão...e fazendo uma analogia com o que se faz em ap, deveria ser feito um gm familia 1 1.7 com pistão de 1.8 e virabrequim de 1.6.

    nos gm familia 2 dá para fazer 1.9 também...exatamente da mesma forma dos ap. assim como gm também tem os bloco alto dos 2.2 e 2.4...que montados com virabrequim de 2.0 ficam com um r/l maravilhoso...



  • edit: (não deu tempo de editar)

    gm f1 = bloco pequeno, entre-cilindros pequeno e cilindrada maxima de 1800cc. usado em corsa, montana, meriva, celta..

    gm f2 = bloco maior, entre cilindros maior, cilindrada entre 1.8 e 2.4. usado em astra, vectra, monza, zafira, kadett….

    ps: posta o resto das fotos yuri

    [] s



  • não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16vó do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.

    ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs



  • não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16vó do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.

    ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs

    zorlac,

    acredito que se alguém fosse começar um projeto do zero o interessante seria realmente fazer um swap. mas como disse a minha intenção seria aproveitar ao máximo o investimento que já tinha realizado.



  • continuando… vamos a lista de peças que vou precisar considerando a troca de alguns parafusos antigos que tenho desde a mecânica 1.0 vhc.






    desta relação os maiores custos são do cabeçote, jogo de pistões, tampa do cabeçote e coletores.

    não fiquem assustados…. pq depois de tudo comprado garanto que as peças caibam em um única caixa de papelão... 60% da lista são parafusos.



  • continuando… vou postando as fotos + códigos das peças.

    peças motor

    jogo de pistões, anéis, pinos e travas

    peças cabeçote

    cabeçote 16volts - meriva (acreditem achei de uma meriva… nem de stilo foi)


    tampa do comando de válvulas


    bocal do enchimento de óleo


    prisioneiros coletores adm e escape


    junta do coletor de escapamento


    junta do coletor de admissão



  • continuando…

    peças arrefecimento do motor

    conjunto termostato


    junta do conjunto do termostato


    parafuso grande do termostato ao cabecote


    conector da mangueira de agua


    junta do conector da mangueira

    ps: no conjunto do termostato vao dois parafusos (um grande e outro pequeno). o grande achei sem problemas, agora o pequeno foi preciso abrir um processo de bo na gm para que eles achem um para fornecer.



  • continuando…

    peças sistema distribuição do motor


    tampa traseira correia dentada


    tampa inferior correia dentada


    tensionador


    rolo guia


    rolol guia


    engrenagem do virabrequim


    polias reguláveis



  • adoro esses projetos que são bem pensandos… parabéns

    só me falta grana, pq coragem não falta nem um pouco hehe



  • utilizando o que voce ja tem, eu partiria para o uso do seu vira mesmo do 1,6 e montaria com bielas especias usando os pistões que voce ja comprou
    mudaria drasticamente o r/l,teria um carro mais livre para o giro

    eu tenho um 2.2/2.4 no bloco, com vira de 2.0 e bielas de 6polegas,sem contar o peso fora da arvore de balanceamento
    ainda girar muito melhor

    se tivesse um fi nas mão com certeza faria isso, aliado de ja ter o vira
    faça os calculos e mande fazer as bielas

    escolha a faixa de potencia que voce quer

    e se não tiver onde comprar as bielas fala com esse cara

    [email protected]

    gabriel ricce



  • um detalhe, pra gerenciar isso tudo eu recomendaria uma megasquirt uma v3 com processador msii



  • engraçado que quando não é ap ninguém posta..

    inspiração pra você

    http://www.youtube.c…h?v=cn5y6jbut9k

    -gm familia 1 1.8 16v, cabeçote de meriva trabalho top, mpi, iskanderian, etc..
    -garret gt40
    -haltech

    abraço



  • engraçado que quando não é ap ninguém posta..

    fzr o que se vw ap é o motor mais popular aqui no brasil?
    as pessoas conhecem muito mais sobre esse motor do que sobre os outros. normal que tópicos de ap tenham maior número de pessoas colaborando.



  • utilizando o que voce ja tem, eu partiria para o uso do seu vira mesmo do 1,6 e montaria com bielas especias usando os pistões que voce ja comprou
    mudaria drasticamente o r/l,teria um carro mais livre para o giro

    eu tenho um 2.2/2.4 no bloco, com vira de 2.0 e bielas de 6polegas,sem contar o peso fora da arvore de balanceamento
    ainda girar muito melhor

    se tivesse um fi nas mão com certeza faria isso, aliado de ja ter o vira
    faça os calculos e mande fazer as bielas

    escolha a faixa de potencia que voce quer

    e se não tiver onde comprar as bielas fala com esse cara

    [email protected]

    gabriel ricce

    já ouvi inúmeras vezes sobre este assunto de montar com o vira do 1.6. agora, será que seria tanta diferença?
    de qualquer forma vou montar com vira de 1.8. ai vou ter um parâmetro para caso venha fazer essa alteração.



  • dando uma acelerada no processo….

    peças sistema de ventilação do motor

    tubo de ventiliação do motor

    obs: o tubo dos cabecotes 8v ficam na vertical. este acompanha o bloco horizontalmente e chega no cabecote de lado.


    junta do tubo de ventilacao do motor


    mangueira do tubo de ventilacao ao cabecote.

    um pouquinho de perfumaria… (tampa de válvulas da cor do celtinha)

    antes

    depois


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