Projeto gol 1.8 aspirado



  • eae galera criando um tópico para o meu primeiro projeto está difícil de sair, mas a gente chega la resumindo será um ap 1.8 a gasolina, pistões originais de 82mm, volante aliviado e conjunto balanceado, comando 294º dur adm/escap, 108º lob e 11 de lift, escap 4x1 direto e turbal atrás, bobina do mi, o cabeçote é do 2.0 (valv adm 40mm e escap 38mm), montarei na altura mínima original de 132mm, velas do vhc (br8es), oleo 10w 40, radiador de óleo, bomba de óleo com engrenagens de 36mm, na alimentação um par de solex c40 addhe as primeiras fotos http://www.flickr.com/photos/gol_aspirado/ sugestões, reclamações, dúvidas, enfim, estarei a disposição abraço a todos


  • olá samuel, muito legal o projeto cara. ta no caminho. um dos grandes lances desse projeto é o cabeçote e a preocupação com a lubrificação, grande up no projeto pq álcool? que taxa vai trabalhar? (quais pistões vai usar?) uma opinião minha: eu usaria um comando com menos graduação(de 272 a 284) e um pouco mais de lift(por volta de 12) com tuchos mecânicos. fica mais civil e vai empurrar bem mais. álcool e uma taxa de 12,5 a 13,5. pra fechar, pistões 5mm mais baixos e as bielas dos motores sr (149mm). p.s: eu montaria sem o radiador de óleo e ficaria de olho na temperatura, temperatura muito baixa não é o ideal. abraços e boa sorte no projeto


  • ok, eu não lí a parte dos pistões oem… de qualquer forma, usar taxa oem do ap 1.8 a gasolina + comandos é como tentar mergulhar com uma boia no pescoço. você não vai conseguir aproveitar o comando de maior graduação e o carro vai ficar muito fraco em baixa e em alta não vai render nem de longe o esperado, vc teria que ser estúpido no ponto. nesse caso o ideal é vc colocar comandos bem mais mansos ou subir a taxa(que seria ideal).


  • > ok, eu não lí a parte dos pistões oem… > > de qualquer forma, usar taxa oem do ap 1.8 a gasolina + comandos é como tentar mergulhar com uma boia no pescoço. > > você não vai conseguir aproveitar o comando de maior graduação e o carro vai ficar muito fraco em baixa e em alta não vai render nem de longe o esperado, vc teria que ser estúpido no ponto. nesse caso o ideal é vc colocar comandos bem mais mansos ou subir a taxa(que seria ideal). as solex estão preparadas pra andar na gasolina modifica-las para andar a alcool seria um transtorno sem precedentes envolve troca de varios componentes, difusores, glicles, é mto dificil encontrar essas e peças, e caso encontrar serão os olhos da cara, alem ainda de ter que niquelar muitos são os comentários sobre taxa, a meu ver quanto mais taxa, mais temperatura, mais risco de derreter um pistão, etc pretendo ir aumentado gradativamente a medida q eu sinta confiança pra isso vou usar pistões originais para ap à gasolina e 10:1 de taxa, como o cabeçote está na medida minima ficara 0,2mm abaixo do especificado pela volks para motores originais a gasolina. cara acho q é mais fácil ganhar na mega-sena do que achar essas bielas pra comprar, e na concessionária deve ser caro ehn mas seria interessante essa modificação quanto ao radiador de óleo, a principio vou montar sem, e tentar monitorar a temperatura do oleo valeu por responder abraço


  • > > ok, eu não lí a parte dos pistões oem… > > > > de qualquer forma, usar taxa oem do ap 1.8 a gasolina + comandos é como tentar mergulhar com uma boia no pescoço. > > > > você não vai conseguir aproveitar o comando de maior graduação e o carro vai ficar muito fraco em baixa e em alta não vai render nem de longe o esperado, vc teria que ser estúpido no ponto. nesse caso o ideal é vc colocar comandos bem mais mansos ou subir a taxa(que seria ideal). > > as solex estão preparadas pra andar na gasolina modifica-las para andar a alcool seria um transtorno sem precedentes envolve troca de varios componentes, difusores, glicles, é mto dificil encontrar essas e peças, e caso encontrar serão os olhos da cara, alem ainda de ter que niquelar > > muitos são os comentários sobre taxa, a meu ver quanto mais taxa, mais temperatura, mais risco de derreter um pistão, etc pretendo ir aumentado gradativamente a medida q eu sinta confiança pra isso > > vou usar pistões originais para ap à gasolina e 10:1 de taxa, como o cabeçote está na medida minima ficara 0,2mm abaixo do especificado pela volks para motores originais a gasolina. > > cara acho q é mais fácil ganhar na mega-sena do que achar essas bielas pra comprar, e na concessionária deve ser caro ehn mas seria interessante essa modificação > > quanto ao radiador de óleo, a principio vou montar sem, e tentar monitorar a temperatura do oleo > > valeu por responder > > abraço se for montar com 10 de taxa, não use as velas 8, eu iria de 6 no inicio e concordo com a sugestão de comando acima, menos duração e mais levante, comando alto e taxa baixa não combinam. só vai faltar um cabeçote legal pra fechar…


  • como esse é meu 1° projeto estou um pouco cético quanto a algumas alterações na opinião de vcs qual a taxa máxima e segura pra se andar na gasolina? quanto ao cabeçote, não estou afim de pagar os olhos cara por um trabalho que não sei como será feito existe mto picareta por aki metido a preparador, meu intuito é aprender, tenho outros cabeçotes parados q serão as cobaias para modificações obrigado por responder abraço


  • desculpe não poder ajudar. na verdade eu preciso de uma dica. como que você fez para fechar os furos dos bicosó aqueles tampões são rosqueados no cabeçote? tenho um igual ao seu e estou querendo montar em um turbo. abraço


  • > como esse é meu 1° projeto estou um pouco cético quanto a algumas alterações na opinião de vcs qual a taxa máxima e segura pra se andar na gasolina? > > quanto ao cabeçote, não estou afim de pagar os olhos cara por um trabalho que não sei como será feito existe mto picareta por aki metido a preparador, meu intuito é aprender, tenho outros cabeçotes parados q serão as cobaias para modificações > > obrigado por responder > > abraço então samuca, ok que vc não quer gastar uma fortuna pra não saber o que é feito, tem preparadores de cabeçotes que tem know how excelente para fazer o cabeçote ideal para o seu projeto. não custa lembrar, cfm s não é tudo, fluxo é muito mais importante, cabeçote para turbinados e aspirados tem suas peculiaridades. faça um curso básico pra começar, compre uma bancada de fluxo, sem isso vai ser sempre achismo e nada ira aprender. vc pretende vc mesmo colocar as valvulas 40x38? e infelizmente, em preparaçao/motores não existe milagre é só física/química. com pistões originais, vc consegue usar taxa de 11,5 com pouco risco, mas isso é a taxa estática, com cabeçote melhor a taxa dinâmica irá ser bem menor, melhorando o uso e a segurança , caso opte por forjados a taxa pode ser elevada. mas sempre que mudar a taxa e a faixa de potência, é preciso acertar o ponto de ignição e claro, alimentação.(fazendo uma air box para as solex vc consegue ar mais fresco vindo de fora do cofre, diminuindo a temperatura do ar admitido, tendo menos risco de pré-detonação). querendo um baita projeto em que vc queira usar taxa, comando de alta graduação, alto giro, etc… uma coisa é inevitável, gastar você nunca vai ter um projeto 100% seguro e bem acertado sem investimento. as vezes é mais vantajoso vc usar um comandinho leve, 4x1, pouca taxa, gasola e uma 2e. leia um pouco mais sobre taxa, verá que não tem nada a ver com quanto mais taxa, mais temperatura, mais risco de derreter um pistão, etc . o aquecimento do motor é algo termodinamicamente recomendável, ou seja, quanto mais quente estiver, mais eficiente ele será. o problema é que com o aquecimento, os metais alteram suas proporções e resistencia além do desejável, assim como óleos e líquidos de arrefecimento. isso quer dizer que se fosse possivel fazer um motor de cerâmica que sofre muito menos com a temperatura, conseguiriamos ter uma motor mais eficiente, seja na economia, seja na potencia. na epoca da f1 turbo existiam turbinas feitas de cerâmica, a porsche também revestia a cabeça dos pistões de cerâmica, mais lisas e registentes ao calor, porém mais frágeis ao impacto. abraços e boa sorte.


  • > desculpe não poder ajudar. na verdade eu preciso de uma dica. como que você fez para fechar os furos dos bicosó aqueles tampões são rosqueados no cabeçote? > > tenho um igual ao seu e estou querendo montar em um turbo. > > abraço são sim tampões rosqueados


  • > > desculpe não poder ajudar. na verdade eu preciso de uma dica. como que você fez para fechar os furos dos bicosó aqueles tampões são rosqueados no cabeçote? > > > > tenho um igual ao seu e estou querendo montar em um turbo. > > > > abraço > > são sim tampões rosqueados valeu mestre, mas que tampões são estesó você fez rosca no cabeçote?


  • > > > desculpe não poder ajudar. na verdade eu preciso de uma dica. como que você fez para fechar os furos dos bicosó aqueles tampões são rosqueados no cabeçote? > > > > > > tenho um igual ao seu e estou querendo montar em um turbo. > > > > > > abraço > > > > são sim tampões rosqueados > > valeu mestre, mas que tampões são estesó você fez rosca no cabeçote? exatamente, mas a verdade é q levei um cabeçote q ia precisa de alguns pontos de solda, na retifica eles me passaram, mas foi exatamente esse processo, abriram rosca e colocaram tampões com cola


  • legal seu projeto. mas eu usaria pistoes de 1.8 flex, que tem 11:1 de taxa. não sei qual gasolina vc pretende usar. no meu caso, pode procurar que tem um topico: com 12,3 de taxa na gasolina comun meu motor não batia pino andando, mas tb não desligava ( ficava girando ao contrário batendo pino por alguns segundo após desligada a chave ). na podium isso não acontecia, mas ao cabe a vc ver se os pelos de cv a mais que virão com mais taxa compensam o uso da podium. no fim com o preço que tá o alcool ( r$ 1.90 ) meu carro gasta menos em $ andando na podium. boa sorte


  • > legal seu projeto. mas eu usaria pistoes de 1.8 flex, que tem 11:1 de taxa. > > não sei qual gasolina vc pretende usar. no meu caso, pode procurar que tem um topico: > > com 12,3 de taxa na gasolina comun meu motor não batia pino andando, mas tb não desligava ( ficava girando ao contrário batendo pino por alguns segundo após desligada a chave ). > > na podium isso não acontecia, mas ao cabe a vc ver se os pelos de cv a mais que virão com mais taxa compensam o uso da podium. no fim com o preço que tá o alcool ( r$ 1.90 ) meu carro gasta menos em $ andando na podium. > > boa sorte cara vc leu meus pensamentos, estou na dúvida sobre qual pistão colocar, se o antigo a gasolina q tem a cava mais baixa, ou o mi q tem a cava mais raza? esse do mi é o mesmo dos flex correto? pensei mesmo em no máximo uns 11 de taxa e concerteza no alcool ja naum compensa mais andar, ainda mais com as solex, meo deus perigoso o tanque virar do avesso obrigado por responder


  • dos 1.8, * o antigo gasolina tem cava profunda e 8,5:1 de taxa. * o mi gasolina ( pq existe mi a alcool tb hem ) tem a cava mais raza e 10:1 de taxa. * o 1.8 total flex ( diferente do 1.6 total flex que tem 10:1 e usa o mesmo pistão do mi ) tem uma cava bem menor. ele tem 11:1 de taxa.


  • achei o desenho da bagaça: [croqui 1.8 flex](croqui 1.8 flex)


  • > dos 1.8, > > * o antigo gasolina tem cava profunda e 8,5:1 de taxa. > * o mi gasolina ( pq existe mi a alcool tb hem ) tem a cava mais raza e 10:1 de taxa. > * o 1.8 total flex ( diferente do 1.6 total flex que tem 10:1 e usa o mesmo pistão do mi ) tem uma cava bem menor. ele tem 11:1 de taxa. mas essas medidas são levando em conta um cabeçote com altura std de 133.00mm, o cabeçote q vou montar está com 132.00mm preciso fazer os cálculos, mas prefiro fazer com o cabeçote montado no bloco, será q se aproxima dos 10:1 com o pistão de cava mais funda? acabei de cotar os pistões, se for pra comprar do mi, compensa comprar forjado valeu


  • galera, qual a opinião de vcs quanto a montagem do ap 1.9 usando pistões do 2.0 std, virabrequim do 1.8 e rebaixando-se o bloco?


  • samuel, qualquer coisa no bloco não é recomendada, no entanto, é visto algumas pessoas usarem bloco rebaixado em media 2mm sem maiores problemas. a minha opinião é vc mandar fazer pistões com a medida de pino correta e taxa certa para o seu projeto, como ja disse acima, ou usar as bielas de 149, não são impossíveis de se achar. na minha opinião, carro é pra se usar, sem dor de cabeça e problemas decorrentes de preparação ou qualquer outra coisa. essa idéia que muitos tem de carro preparado de rua não poder usar normalmente é pela incompetência de muitos pseudopreparadores . faça da maneira correta e terá que fazer apenas uma vez. abraços


  • tá ai a foto do tal do pistao 1.8 flex: [![](http://img14.imageshack.us/img14/4718/img2io.th.jpg)]([img]http://img14.imageshack.us/img14/4718/img2io.th.jpg[/img]
    ) quase retinho… coisa linda... [](
    )

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