Ir para conteúdo

Welcome to Preparados
Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to create topics, post replies to existing threads, give reputation to your fellow members, get your own private messenger, post status updates, manage your profile and so much more. If you already have an account, login here - otherwise create an account for free today!
Foto

Retifica de motor

- - - - -

• Por favor, faça o login para responder
9 respostas neste tópico

marcioap

marcioap
  • Members
  • 2445 posts
Pessoal, sou muito leigo neste tema, desconhe?o basicamente tudo
Queria saber o seguinte, ao fazer un motor, o que tudo seria recomendado retificar e tal

Tipo, si alguem puder sitar tudo, de ponta a ponta,

Desde mancal, vb, etc. espliquem tudo que puderem.

Digamos que eu fassa meu motor, o que tudo eu deveria fazer, e depois de feito na hora de comprar e compras as pe?as tipo Bronzina e anel, o que tenho que ter maior aten??o, tipo, si o vb for retificado, ele passara pra proxima medida certo? e ai, como posso verificar si ficou bom mesmo e si est? tudo ok..
Camiseta Preparados - BEST.ART.br
Gol Glll 2000
AP 1.8 Turbo
-->INJETEC<--

JESUS

JESUS
  • Members
  • 7618 posts
Existem dois tipos de ret?fica, a ret?fica completa e a parcial. Geralmente quando o motor come?a a apresentar os primeiros sintomas de cansa?o o problema se encontra no cabe?ote: a junta pode ter queimado, os retentores podem estar gastos e pode haver folga entre as hastes e guias de v?lvulas, o que acarreta perda de compress?o e maior consumo de ?leo, al?m da t?pica fuma?a no escapamento, conhecida como ?fumada?.

O cabe?ote, junto do comando de v?lvulas, constitui a verdadeira ?alma? do motor, pois as rela??es de fluxo de admiss?o e escape (e a geometria do comando) ? que determinam as faixas de torque e pot?ncia m?ximas. Uma bomba de ?leo travada por borra de ?leo contaminado pode fazer com que os ressaltos de um comando se desgastem sejam literalmente ?limados?, enquanto que rota??es elevadas podem danificar balanceiros e tuchos hidr?ulicos, um problema muito comum nos motores fam?lia II GM com cabe?otes de 8 v?lvulas.

? justamente por ser a alma do motor que muito aproveitam para realizar um trabalho no cabe?ote, em busca de melhor desempenho. Equaliza??o dos volumes das c?maras, v?lvulas maiores, redimensionamento de dutos, trabalho de hastes e sedes de v?lvulas, al?m de um comando de v?lvulas de caracter?sticas esportivas s?o altera??es muito populares, bem como o rebaixamento do cabe?ote para aumentar a taxa de compress?o.

A ret?fica de inicia com um banho qu?mico e logo depois por um jateamento de esferas (ball-burnishing). Logo em seguida ? feito um teste nas galerias de ?gua para comprovar que n?o h? nenhum vazamento e a face em contato com a junta deve estar perfeitamente plana, o que dificilmente ocorre quando o motor sofre um superaquecimento. Depois ? ? feita a medi??o da altura das sedes em rela??o ? face do cabe?ote, que determina a sua substitui??o ou n?o.

Logo em seguida ? feita a substitui??o das guias de v?lvulas (quando poss?vel). Em alguns casos, a haste da v?lvula ? montada numa guia existente no pr?prio cabe?ote e necessitam ser encamisadas. Verifica-se o assento das v?lvulas nas sedes e se necess?rio ? feito um retrabalho com esmeril, tanto nas sedes quanto na face do cabe?ote, para garantir uma veda??o perfeita.

Na ret?fica total, o trabalho engloba ainda as camisas dos cilindros, que s?o usinadas para acondicionar novos pist?es, geralmente 0,5mm maiores no di?metro ou encamisadas na medida ?standard?. Neste ?ltimo caso os pist?es n?o s?o substu?dos, mas reaproveitados caso suas dimens?es estejam dentro dos padr?es e as canaletas onde se alojam os an?is n?o estejam rachadas.

Os an?is s?o sempre substitu?dos, pois proporcionam a veda??o dos cilindros. Em casos extremos (como em motores de competi??o) os an?is se quebram ou as canaletas dos pist?es racham, fazendo com que o motor perca totalmente a compress?o. Em motores que sofreram superaquecimento os an?is perdem sua elasticidade, permitindo a entrada de ?leo na c?mara de combust?o. Deve haver uma folga entre as pontas do anel para permitir a dilata??o do mesmo quando alcan?ar a temperatura de trabalho, se essa folga n?o for respeitada as pontas ir?o se expandir uma contra a outra, riscando todo o brunimento das camisas e aumentando o consumo de ?leo. FOLGA DO ANEL DO PIST?O ENTRE PONTAS:
M?nimo: 0,20 mm;
M?ximo: 0,30 mm.
Um bloco geralmente pode ser usinado duas vezes, para acomodar pist?es com sobremedida de 0,5 a 1,0mm. Mas em n?o s?o raros os casos em que pist?es de outros motores s?o adaptados. Um caso cl?ssico ? o motor VW AP 1/6/1.8, em que a medida standard ? de 81mm, com pist?es sobremedida de medidas 81,5 e 82mm. ? muito comum a utiliza??o de pist?es 82,5 dos AP 2.0, que por vez tem sobremedidas 83 e 83,5mm. E ainda tem quem utilize os pist?es da linha GM Fam?lia II 1.8, com 84,8mm, o que j? deixa a parede dos cilindros muito fina, deixando as camisas muito pr?ximas uma das outras, causando condensa??o de calor e forma??o de pontos quentes no bloco, deixando o bloco mais fr?gil e possibilitando uma falha na veda??o da junta, permitindo que a ?gua se misture ao ?leo.
O bloco tem sua parte superior inspecionada para garantir sua planicidade. Uma boa ret?fica ? extremamente minuciosa na inspe??o, procurando por trincas, especialmente nas galerias de ?gua, que devem estar totalmente estanques. Uma simples trinca permite que a ?gua do sistema de refrigera??o se misture ao ?leo, o que forma emuls?es, precipita os aditivos do ?leo lubrificante e acelera a forma??o de borras no sistema de lubrifica??o.
A etapa final do bloco ? o brunimento, que s?o ranhuras feitas na camisa do cilindro para que o motor n?o engripe.
As bielas tamb?m podem ser reaproveitadas. Para isso, elas s?o analisadas no teste de magnaflux, que detecta trincas superficiais atrav?s de um processo onde a biela ? magnetizada, banhada em um l?quido de contraste e colocada numa c?mara de luz negra. Se alguma trinca for detectada a biela deve ser descartada imediatamente. Algumas empresas de ret?fica de motores utilizam apenas bielas novas em seus motores, descartando mesmo bielas usadas em bom estado.

O virabrequim tamb?m deve passar pelo teste de magnaflux para a detec??o de trincas e passa ainda por uma inspe??o para checar o alinhamento e a dureza dos colos. Se for aprovado, o que ocorre na maioria das vezes, ele ser? recondicionado.

Por fim, ? feita a ret?fica dos colos de bielas e de mancais do virabrequim, para que ocorra um encaixe perfeito das bronzinas. Todas as folgas s?o verificadas com o plastigage, uma pequena fita adesiva que ? colada na bronzina ou colo e que se expande quando submetida ao torque da montagem. Se a folga estiver fora do padr?o ? necess?rio refazer a ret?fica do virabrequim.
Imagem Postada

Com os sucessos: "Fluff Me" e "West Side"

marcioap

marcioap
  • Members
  • 2445 posts
si eu entendi bem, no bloco s? ? feita verifica??es em busca de trincas e vazamentos e a retifica e brunimento dos cilindros certo??
Gol Glll 2000
AP 1.8 Turbo
-->INJETEC<--

Fahrell

Fahrell
  • Members
  • 2258 posts
boa... aula de retifica ai...

resumindo Marcio,

bloco: verificar estado das camisas, riscos e ovalizacao/desgaste acentuado

fazer alinhamento do bloco(ajustar as folgas dos mancais de virabrequim) fazer retifica dos cilindros ou encamisamento, na sobremedida necessaria, e fazer o brunimento deixando na folga correta para o pistao utilizado...

cabecote: caso necessario, seguir o que foi citado acima

bielas: caso estejam sem trincas, reembuchamento do colo do pino e alinhamento do colo do virabrequim

pistoes: recomendado usar novo, com pino novo e anel novo.

virabrequim: caso esteja sem trincas, retifica na sobremedida certa e polimento

bronzinas: comprar na medida exata do que foi retificado no vira
Imagem Postada
skype: Andre Farkatt - MSN: fahrell_@hotmail.com - email: farkatt@digi.com.br

JF

JF
  • Conselheiro
  • 14432 posts
grande ex- Phil... :aaf: