Eis o novo santana



  • fotos: divulgação

    ícone do luxo nas décadas de 80 e 90, o vw santana conferia ao seu dono um status semelhante ao que o dono de um jetta ostenta hoje. só que um dia a modernidade chegou, e o bravo santana parou no tempo, encerrando sua carreira por aqui como preferido dos taxistas, em meados de 2006.

    mas eis que do outro lado do mundo a vida continuou, o sedã foi batizado de santana 3000 nas versões mais completas e adotou alguns itens que o diferenciavam, como novos faróis e um prolongamento do entre-eixos. por isso a vw apresentou o novo santana na semana passada aos chineses (ok, foi na alemanha a apresentação, mas o mandarim predominava no local), que serão os primeiros a dirigir o carro.

    desenvolvido na plataforma pq25 (mais moderna que a nossa pq24 do polo, fox, gol, etc) e equipado com motor 1.4 de 90 cv ou 1.6 de 110 cv, o modelo será vendido na terra de yao ming em três versões: trendline, confortline e highline. de série, ar-condicionado, direção hidráulica, abs, airbag e esp estão presentes.

    são 2,63 m de entre-eixos e 480 litros de porta-malas, credenciando o santana como top contender para chevrolet cobalt, nissan versa, renault logan, fiat grand siena e toyota etios sedã. por aqui é provável que o famoso motor ea-111 1.6 flex seja usado nas versões de entrada e o 2.0 flex com câmbio automático de 6 marchas nas versões mais caras.