Nissan do brasil tem novo presidente



  • françois dossa, presidente da nissan brasil (foto: divulgação)

    a nissan do brasil anunciou na terça-feira (20/11) a nomeação de françois dossa, atual diretor geral de administração e finanças, como novo presidente da nissan do brasil a partir de 1º de janeiro de 2013. o executivo substituirá christian meunier, indicado para o cargo de presidente da nissan canadá em 31 de outubro. no comando da empresa há dois anos e meio, meunier fez a participação da empresa aumentar de 0,8% para 3,2% no mercado brasileiro no período. o crescimento de vendas foi de 23.141 unidades em 2009 para 84.613 até outubro de 2012.

    nascido na frança, françois dossa é formado em economia pela ecole des hautes etudes commerciales em paris. antes de se juntar a nissan em 2012, dossa foi ceo do banco société generale, responsável pelas operações no brasil e na américa latina. foi também diretor de finanças de exportação do banco paribas, em paris, na frança, assim como gerente comercial da cgee alstom do brasil, em são paulo.

    dossa assume o comando da empresa no momento em que a nissan do brasil mantém a fase de crescimento no país e trabalha para atingir a meta de 5% de mercado até 2016. para alcançar esse objetivo, a companhia planeja o lançamento de oito novos modelos até 2016, a inauguração da sua nova fábrica em resende, no estado do rio de janeiro, além de ser a patrocinadora oficial dos jogos olímpicos e paralímpicos rio 2016.