[em progresso] corsa econoflex



  • vou colocando aqui fotos e infos aos poucos. mas basicamente é um corsa econoflex 2009, atualmente com 96.000kms rodados. a ideia a princípio são ~200cvs, handling razoável e instalação de freios (por que originalmente nem pode-se chamar de freios, já que mal conseguem parar o carro). esta é a vítima: ![](http://img713.imageshack.us/img713/3915/img2825ln.jpg) _*perdão pelas fotos com o carro sujo, mas o carro é de uso diário e não tenho tempo de ficar lambendo o carro todos os dias. não é carro para mostrar no posto e sim para usar bastante._ o início se deu com o upgrade de freios, 280mm no eixo dianteiro e 270mm no eixo traseiro: ![](http://imageshack.us/a/img195/5712/img2831o.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img855/8894/img2842si.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img17/218/img2827vs.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img560/1742/img2829pq.jpg) a instalação dos freios dianteiros é plug and play se utilizar pinças de meriva 1.8 16v e discos de 280/25mm da gm. já os freios traseiros, foram utilizados discos de astra/vectra/meriva/calibra com suas respectivas pinças. a ponta de eixo necessita ser substituída pela do celta / corsa b e cubos de roda da pick-up corsa. as pontas de eixo necessitam ser encurtadas em 8mm, e precisa também fabricar espaçadores de 4mm que devem ser instalados entre o eixo semi-arrastado e o prato conforme foto abaixo: ![](http://imageshack.us/a/img109/3358/img2845td.jpg) algumas fotos aleatórias do processo: ![](http://imageshack.us/a/img541/7993/img0865yd.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img542/6387/img0862si.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img191/247/img0861rd.jpg) antes de fabricar a tubulação correta e cabos de freio de mão: ![](http://imageshack.us/a/img543/5357/img0887su.jpg) conforme for tendo andamento eu vou atualizando. até


  • estes dias o junior, conhecido como overspeed ou simplesmente biba-loca descobriu o endereço do limitador dos corsa/celta/meriva/montana com acelerador eletrônico. como este motor implorar para girar mais, e como vai ser turbo (novamente, sim já foi turbo antes) decidimos alterar o corte para 7200 rpm. claro que para aproveitar o over deu 5 graus de avanço na curva todo e enriqueceu um pouco o mapa: ![](http://imageshack.us/a/img69/1167/img0935rr.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img822/3553/img0939pl.jpg) o mestre dos magos abaixo: ![](http://imageshack.us/a/img401/6324/img0951av.jpg) não passei no dinamômetro ainda, e não tive tempo de fazer um vídeo longo, mas o que tem está abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=nppm_atlc-8 ahh, já ia esquecendo. o carro está com escapamento de 2,5 , usando um coletor de ferro fundido dos motores antigos para eliminar o catalisador abafador final de zafira modificado para 2,5 também: ![](http://imageshack.us/a/img24/6545/img0943dm.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img541/1526/img0947zq.jpg) recomendo o over para fazer qualquer alteração nas ecus de vocês. manja simplesmente de tudo sobre isso. abraços e vou postando conforme as coisas forem acontecendo.


  • > videozinho de hoje. > > leve aclive, testando o limitador: > > http://www.youtube.com/watch?v=wyc8htkpc9m


  • > pra ninguém reclamar de falta de fotos: > > embreagem de cerâmica ff, 6 pastilhas, molas e 750lbs: > > ![](http://imageshack.us/a/img545/1563/img0959nk.jpg) > > atuador novo e original é claro: > > ![](http://imageshack.us/a/img594/628/img0962k.jpg) > > terminais de direção que adoram fazer barulho nos corsa c: > > ![](http://imageshack.us/a/img69/2140/img0963me.jpg) > > sangrar todo o fluído de freio: > > ![](http://imageshack.us/a/img16/5042/img0964cl.jpg) > > já que vou trocar o carter este final de semana, já vejo como estão as bronzinas de biela: > > ![](http://imageshack.us/a/img9/2295/img0965qn.jpg) > > junta de escape para umas 2 ou 3 semanas quando o turbo deve ir para a nova casa dele: > > ![](http://imageshack.us/a/img441/9494/img0966m.jpg) > > por enquanto é isso, vou ver se tiro fotos de todo o resto que está em casa e vou postando aos poucos. > > raphael.


  • > achei uma foto dele mais novo: > > ![](http://imageshack.us/a/img541/6679/corsameriva2.jpg) > > já postei há um tempo atrás mas vai de novo para ficar unificado. > > instalação das barras estabilizadoras que fiz em 2010 no corsa: > > > este sábado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho. > > > > os corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. obviamente é um remendo já que nada substitui essas barras rs. > > > > a lista de peças necessárias é essa, caso alguém mais tenha interesse: > > > > na dianteira eu utilizei a barra da montana, que tem mesma geometria, mas diâmetro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diâmetro). > > > > montana: > > > > 01 - 93384700 - barra estabilizadora dianteira; > > > > 02 - 90538865 - bucha de fixação; > > > > 02 - 93368453 - braçadeira; > > > > 04 - 93295333 - parafuso (para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras); > > > > 04 - 93251669 - porca (fixar as bieletas); > > > > 02 - 93338795 - liame da barra estabilizadora (bieleta). > > > > a barra traseira tem que ser a do corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização. > > > > corsa: > > > > 01 - 93366794 - barra estabilizadora trazeira; > > > > 02 - 93299188 - porca; > > > > 02 - 93298876 - arruela; > > > > 02 - 93390846 - coxim; > > > > 02 - 93299899 - parafuso. > > > > as molas são as cangoorun que já estavam no meu outro corsa, foram transferidas para este novo. > > > > provável que vão falar aqui sobre eibach e outras importadas. eu optei por essas molas da fabrini, pois já havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. talvez com as eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né….mas o fato é que gosto muito do comportamento dinâmico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável... > > > > para um carrinho popular com um piloto longe de ser um massa da vida, estas cangoorun cumprem muito bem seu papel. > > > > fotos: (não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha) > > > > barra traseira: > > > > ![](http://img526.imageshack.us/img526/1907/15052010095.jpg) > > > > ![](http://img218.imageshack.us/img218/338/15052010101.jpg) > > > > ![](http://img526.imageshack.us/img526/3760/15052010100.jpg) > > > > as molas e barra traseiras são ridiculamente simples de se colocar. o problema começa na parte dianteira. > > > > é necessário tirar o agregado (ou quadro). nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar. > > > > é necessário: > > > > -prender o radiador por cima com tire-up; > > > > -soltar o suporte inferior do radiador; > > > > -retirar os 2 coxins inferiores do motor; > > > > -retirar o escapamento; > > > > -soltar a caixa de direção; > > > > -e finalmente soltar o agregado. > > > > ![](http://img294.imageshack.us/img294/2148/15052010099.jpg) > > > > ![](http://img7.imageshack.us/img7/4643/15052010098.jpg) > > > > ![](http://img261.imageshack.us/img261/1806/15052010102.jpg) > > > > ![](http://img6.imageshack.us/img6/1319/15052010096.jpg) > > > > ![](http://img341.imageshack.us/img341/9075/15052010104.jpg) > > > > ![](http://img684.imageshack.us/img684/9281/15052010105.jpg) > > > > resultado: > > > > ![](http://img294.imageshack.us/img294/1985/15052010109.jpg) > > > > bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. o que falta agora são umas rodas 15” com bons pneus…já que as 16 que tenho, para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas. > > > > o carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. o carro ficou mais confortável de andar por incrível que pareça. ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. a suspensão faz muito menos barulho. a minha teoria é que as molas que a gm está colocando no carro atualmente são muito rígidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras. > > > > não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de são paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciência pra isso, então vamos ver. > > > > é isso ae.. > > tinha só 11.000kms…faz tempo..


  • > final de semana foi para trocar a embreagem. > > inferno para tirar a transmissão desse carro > > motor sujo: > > ![](http://imageshack.us/a/img248/5509/img0977s.jpg) > > já sem a transmissão: > > ![](http://imageshack.us/a/img62/241/img0973nb.jpg) > > ![](http://imageshack.us/a/img339/6828/img0982xe.jpg) > > discos: > > ![](http://imageshack.us/a/img835/9015/img0985iu.jpg) > > ![](http://imageshack.us/a/img547/3198/img0989nl.jpg) > > ![](http://imageshack.us/a/img834/676/img0987kx.jpg) > > transmissão antes e depois de lavar: > > ![](http://imageshack.us/a/img811/9523/img0983zl.jpg) > > ![](http://imageshack.us/a/img547/4296/img1007iy.jpg) > > detalhe para o coxim dianteiro embuchado: > > ![](http://imageshack.us/a/img94/3536/img1008n.jpg) > > ferramenta para centralizar o disco: > > ![](http://imageshack.us/a/img442/323/img1003hd.jpg) > > é isso aí


  • muito show, parabéns pelo carro, está lindo com aquelas rodas do início. disserte sobre este abafador de zafira de 2,5 , ele é originalmente de 2,5 ? ficou silencioso?


  • muito bom aguardando novidades ![:d](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/biggrin.gif)


  • esse bibamor ai fica acelerando com o motor gelado depois vai reclamar kkkk unica coisa ruim é que ele vai trabalhar com um porcoatrás kkkkk ps: porco = pig atrás = back kkkk


  • > esse bibamor ai fica acelerando com o motor gelado depois vai reclamar kkkk > > unica coisa ruim é que ele vai trabalhar com um porcoatrás kkkkk > > ps: porco = pig atrás = back > > kkkk o que mostra no painel é o sensor da radiador bate um vento na cara já baixa bem a temperatura. mas eu já estava andando a pelo menos 1 hora haha


  • > muito show, parabéns pelo carro, está lindo com aquelas rodas do início. > > disserte sobre este abafador de zafira de 2,5 , ele é originalmente de 2,5 ? ficou silencioso? opa, beleza? não é original assim não, o pessoal lá da tarumã que fez esta modificação para 2,5 . não ficou como um original, mas bem mais silencioso que os outros carros com escape de 2,5 que já andei. e o meu ainda está aspirado, quando estiver turbo vai ficar mais silencioso ainda. falow


  • > muito bom aguardando novidades ![:d](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/biggrin.gif)/> espero que fique pelo menos parecido com o seu, já vai estar de bom tamanho


  • um usuário de outro tópico não tinha entendido como funciona o centralizador do disco, fiz este vídeo para ele: > http://www.youtube.com/watch?v=nu_v_bazuje


  • > fabricação da ferramenta: > > http://www.youtube.com/watch?v=m7eh8v-vuwo > > este é o cara, qualquer coisa que precisarem ele fabrica > > ![](http://imageshack.us/a/img41/9858/img0994cw.jpg)


  • embreagem original com mola torcional quebrada: http://www.youtube.com/watch?v=abhoh5qqeey overview: http://www.youtube.com/watch?v=5t6w8ffqzf4


  • muito bacana o corsa c. mas fiquei com uma dúvida, quanto à barra de torção: os 1.4 depois de 2008 também estão sem as barras e torção ou só o 1.0? abs rix


  • não vi um econoflex até hoje, independente do ano, que tenha as barras estabilizadoras


  • mais algumas coisas para o corsa: para quem quer coxins mais rígidos, mas sem o exagero que osde pu são para uso diário (vibração em excesso), pode-se utilizar cola de parabrisas para preencher os espações de movimentação dos mesmos: ![](http://imageshack.us/a/img834/205/img1023xp.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img46/1633/img1024rv.jpg) piggyback e tudo necessário para instalar: ![](http://imageshack.us/a/img28/1923/img1026cu.jpg) velas: ![](http://imageshack.us/a/img703/6306/img1028e.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img690/6913/img1027uu.jpg) bicos que não vou usar agora (deka 80lbs): ![](http://imageshack.us/a/img11/3230/img1030too.jpg) bicos que vou usar agora (astra flex @52lbs by dalton): aí está também uma váluvla termostática que inicia sua abertura a 79ºc. pela disposição do sistema de refrigeração do bloco dos gm família 1, o 4º cilindro aquece mais e é sensilvel esta diferença. nos carros de pista retira-se a válvula termostática. no meu caso vou utilizar uma que abre mais cedo para não correr riscos. ![](http://imageshack.us/a/img839/4181/img1034hc.jpg) odg: ![](http://imageshack.us/a/img401/9912/img1032js.jpg) ![](http://imageshack.us/a/img819/4513/img1035i.jpg) regulador de pressão: ![](http://imageshack.us/a/img6/9053/img1031au.jpg) fitro: ![](http://img819.imageshack.us/img819/4974/img1033un.jpg) este final de semana ia instalar o piggyback mas acabei tendo que trabalhar e outras coisas consumiram meu tempo. vamos ver o que dá para fazer esta semana.


  • fizemos uns testes ontem para tentar acertar o carro com os bicos de 52lbs na injeção original. a ideia era acertar a fase aspirada toda no chip mesmo com estes bicos e utilizar o piggyback para adicionar combustível quando houvesse pressão. só que apesar de possível, estávamos tendo mais trabalho que gostaríamos e decidimos acertar tudo pelo piggyback. cada gravação na ecu é uns 10-15 minutos…demanda muito tempo. no piggyback dá para alterar qualquer coisa em tempo real. segue vídeo do carro beeeem gordo com os bicos de 52lbs: http://www.youtube.com/watch?v=ecbkncmrjkc este final de semana se não tiver nenhum imprevisto instalo o piggyback. agradeço ao over novamente pela ajuda.


  • over e rafa duas bibas malditas…. po rafa ta ficando legal ein hehehe ate o gustavo torneiro entrou no clima hehehehe da hora.... over bju na bunda.... rafa 4bicos ou 8 bicos ??? n entendi.... então vc chegou a ver qual mola usa nos corsas com barra original no lugar...? e seu carro sabe quato tem de carga de mola para ele vir sem barra.... e coisa da gm fazer isso ... tem corsa b que saiam sem barra tbem ... diant e tras... rsrsr qual sua impressão do carro... diminuir o rolling lateral carro é nao ficou muito dianteiro não ? abcs mano ohhh voltei ein heheh pp master hehe abcs

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