daniel

Como trocar correia dentada

Iniciando como trocar a correia dentada.

Como tirar a correia.

1 -Retire a tampa protetora da correia dentada:

Solte os dois parafusos dianteiros da tampa superior.

Solte o parafuso abaixo da tampa com uma chave tipo allem sextavado.

Puxe a tampa e a deixe de lado.

semttulo19xd.png

2- Solte o rolamento esticador da correia, com uma chave 15 mm.

soltarolamento4sr.jpg

3-Retire a correia da bomba d'água, (se tiver ar condicionado, direção hidr?ulica também as tire).

4- Retire a polia inferior do motor, e a proteção inferior da correia dentada (alguns ve?culos tem parafusos allem na parte inferior da proteção ).

5- Retire a correia dentada.

Como colocar uma correia nova

1-Sicronize as engrenagens do comando do cabeçote, comando do distribuidor e do virabrequim.

2-Sincronize a engrenagem do virabrequim pela janela do cambio(embreagem) colocando em 0T (ponto morto superior, PMS) alinhado com uma seta que existe na janela para esse fim, use um pendente de luz.

3-Gire e sincronize o comando do cabeçote com uma chave de 19 mm até que fique vis?vel uma pequena punção do lado interno da polia (olhando para o cabeçote com a polia do comando na sua frente a punção interna deve ficar no lado esquerdo. das velas ou direito)o furo deve estar alinhado um pouco acima aonde a junta da tampa acenta no cabeçote acima uns cinco mil?metros de dist?ncia do cabeçote.

pontocomando7yw.jpg

4-Sincronize a engrenagem intermedi?ria (? a do distribuidor)apontando o rotor para o lugar onde seria o 1? cilindro, existe um pequeno risco (seta vermelha) em relevo na carca?a do distribuidor que ?ndica ser o primeiro cilindro (olhando o distribuidor por cima).

cop28uu.jpg

Clique na imagem para amplia-la

-As ordens dos fios de velas não podem ser alteradas, são ela 1342 ou seja o fio que você apontou o rotor ser? o n?mero um que é a vela pr?xima do c?mbio o rotor roda no sentido hor?rio fica sendo então a ordem de explosão UM TR?S QUATRO E DOIS(sentido hor?rio)com suas respectivas velas come?ando a vela um pr?xima do c?mbio seguindo da vela dois com o fio de ordem dois.

ordemign7im.jpg

7- Ponha a tampa inferior e superior e aperte com pouca for?a os parafusos .

8-Coloque a polia inferior, e as correias que foram tiradas e regule-as sem deixar folga (o contrario da dentada)pois se ficar com folga poder? patinar e fazer barulho(gritar).

9- Ponha a polia inferior e aperte com for?a(calcule uns 10 kilos de for?a).

10-Solte um pouco o parafuso do distribuidor e de a partida no motor, ap?s funcionar segure o motor em uma rotação de uns 3000 giros e gire o distribuidor sentido hor?rio e anti-hor?rio verificando qual o melhor ponto que o motor funciona sem dar pequenos estouros ou morrer (o motor tem que funcionar sem tremer ai sim ele estar? no ponto), aperte o ditribuidor desligue e ligue para ver se não ficou pesada a partida, se ficou pesada volte no sentido anti-hor?rio um pouco só e teste de novo a partida. Verifique se o carro liga e desliga a ventoinha de refrigeração. Se dispor de l?mpada de ponto regular o ponto com ela.

creditos autor

Editado por Ka
Compartilhar este post

Link para o post



Legal o tutorial, achei q eram fotos no Senai.

488387[/snapback]

Karol vc nao tem uma foto do martelinho do distribuidor que faltou é com detalhe no lance da setinha ?

Compartilhar este post

Link para o post

Nussa muito bom...

Já gastei muito telefone depois de montar motor pra saber como acertar os pontos pra funcionar ou pq não estava pegando...hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Karol vc nao tem  uma foto  do martelinho do distribuidor que  faltou ?  com    detalhe  no lance da setinha ?

488415[/snapback]

Tenho essa foto de um martelinho (rotor) trabalhado. A seta vermelha é o indicador do 1?. cilindro na carca?a do distribuidor.

cop28uu.jpg

Clique na imagem para amplia-la

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho essa foto de um martelinho (rotor) trabalhado. A seta vermelha é o indicador do 1?. cilindro na carca?a do distribuidor.

cop28uu.jpg

Clique na imagem para amplia-laClique na imagem para amplia-la

488525[/snapback]

agora sim :hauhau: vc poderia colocar no passo 4? na colocação da correia dentada eu nao posso editar mais :hauhau:

Compartilhar este post

Link para o post



preciso parar urgente pra ver a do gorfi, a polyV acho q é esse o nome da pra ver o ressecamento dela....imagina a dentada :hauhau:

se tivesse um passo a passo achoq ainda nao faria pq da trabalho...eu nunca vi onde fica a dentada..sei q é escondida...

pediram 130,00 so na mao de obra pra trocar a dentada do golf sera q ta dentro do valor, tem de tudo ali dentro do motor, ar direcao sei la mais o q

Compartilhar este post

Link para o post

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.