Brasileiro testa no dtm, mas nega interesse na categoria
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piloto da audi no programa de protótipos, o brasileiro lucas di grassi [ex-fórmula 1], teve sua primeira experiência a bordo do carro da marca no dtm – campeonato alemão de turismo – pouco antes de viajar ao brasil para acompanhar a le mans 6 horas de são paulo no início desse mês de setembro.
o brasileiro disputou três provas neste ano (12 horas de sebring, 6 horas de spa e 24 horas de le mans) pelo programa de protótipos da fabricante alemã, e terminou todas no pódio em terceiro lugar, tendo sido o melhor estreante da tradicional prova francesa.
após sua primeira experiência a bordo do audi rs 5, carro da marca das quatro argolas no dtm, ele responde a três perguntas sobre os três dias em que ele esteve no comando do modelo. o teste aconteceu no circuito red bull ring, na áustria.
como foi seu primeiro teste com o carro da dtm?
foi uma grande experiência e pela qual eu sou muito agradecido à audi. pela primeira vez estive no red bull ring e o rs 5 dtm é um carro fascinante. já me senti em casa com ele depois de pouquíssimo tempo guiando e não levou muito tempo para que eu já encontrasse o limite. o dtm é um campeonato de altíssimo nível e obviamente o rs 5 dtm requer uma técnica de pilotagem toda especial. foi uma pena que o tempo instável atrapalhou nossos planos. a comparação de tempos foi inconclusiva por causa das condições climáticas que estavam variando muito. mesmo assim, foi uma experiência extremamente positiva.
como é guiar o carro do dtm?
acho que não há nenhuma outra categoria de carros turismo no mundo que se assemelhe ao protótipo de le mans do que este dtm. o rs 5 dtm tem muita pressão aerodinâmica e é relativamente leve também. os freios são absolutamente impressionantes. graças aos discos de carbono e ao alto downforce, o piloto pode frear bem tarde e o carro permanece estável. foi muito legal ver que eu e o mattias ekström compartilhamos as mesmas impressões sobre o carro. nossa técnica de pilotagem e a avaliação que passamos aos engenheiros foram bem parecidas.
seu futuro está ligado ao dtm?
não, porque uma das razões de eu ter realizado o teste é que apenas estreantes têm permissão para testar – e no dtm eu era um estreante, obviamente. tenho um contrato com a audi e estou inteiramente identificado com o programa de protótipos para o qual estou novamente escalado para o ano que vem. espero que a combinação da minha experiência na fórmula 1 e na lmp, e as avaliações que passei aos engenheiros, tenham ajudado meus colegas de dtm pelo menos um pouco – embora todos saibam que a equipe e os pilotos são do mais alto nível e que sabem exatamente o que estão fazendo, e que estão sob contrato com a audi para o programa do dtm.