Renault investe no mercado brasileiro de carros elétricos
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foto: divulgação / renault zoe
a renault, que faz parte da aliança com a nissan, começou a comercializar seus veículos elétricos no brasil. as primeiras unidades foram vendidas recentemente para a cpfl energia, concessionária de energia elétrica, que opera em são paulo, e que conta com programa de laboratório para desenvolvimento de mobilidade sustentável, com foco nos veículos elétricos.
a cpfl adquiriu da renault os modelos zoe, fluence z.e. e kangoo z.e, que integram o plano da montadora francesa de reduzir em 20 por cento as emissões de co2 até 2016, sendo 10 por cento até o próximo ano. de fora ficou o twizy, que ainda não foi homologado para rodar no brasil (aqui ele é classificado como quadriciclo). naturalmente, a montadora francesa não deve estar economizando esforços para legaliza-lo, o mais rapidamente possível.
os valores da transação com a cpfl não foram divulgados, mas sabe-se que importar um modelo compacto zoe, por exemplo, custa atualmente cerca de r$215 mil. o presidente da renault do brasil, olivier murguet, conversou com o verdesobrerodas, por ocasião do 9º salão latino americano de veículos elétricos 2013, acorrido no expo center norte, são paulo, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2013. segundo murguet, os modelos elétricos a venda no brasil, ainda não têm tabela de preço público. o valor será apresentado ao cliente durante a negociação.
perguntado sobre o nicho de mercado que a renault irá operar com os modelos elétricos, murguet, disse não haver segmento alvo, como ocorre, por exemplo, com a parceira nissan, que claramente foca o governo, taxi e grandes frotistas para vender os seus modelos eletrificados. no entanto, enquanto o governo brasileiro não regulamentar os carros elétricos, o consumidor pessoa física, estará praticamente fora deste setor, pois além do preço absurdamente alto, não há infraestrutura adequada para apoia-los.
fabricante do porte da renault, sabe que os veículos elétricos, cedo ou tarde, estarão presentes em grandes volumes no brasil, e enquanto isso não acontece é preciso testar e divulga-los. neste contexto, as maiores interessadas são obviamente as concessionárias de energia elétrica, que mais terão a ganhar com a venda de energia para abastece-los. daí, elas serem um nicho interessante para as montadoras que primeiro, e mais investirem no segmento.
neste sentido, o presidente olivier murguet, revelou que a renault acaba de negociar parceria com itaipu binacional. também, para apoiar a infraestrutura a marca francesa acaba de anunciar que a sua rede de concessionária está sendo equipada com carregadores rápidos. o cliente não pagará por carga de até uma hora de conexão. segundo a renault, serrão disponibilizados 875 pontos de recarga. inegável tratar-se de uma iniciativa inteligente, e que provavelmente será adotada por outras marcas.
a aliança renault-nissan é a que mais investiu até agora em veículos elétricos. no entanto, ao contrário do que ocorreu com os carros equipados com motores a combustão interna, que ganharam escala em quase todas as partes do mundo, os elétricos devem se desenvolverem mais nas regiões onde a legislação for mais rigorosa com relação as emissões de gases poluentes, e que priorizem diminuir a dependência do petróleo. já nos países grandes produtores de petróleo, ou que tenham outros interesses econômicos (como é o caso do brasil com enormes reservas do pré-sal e programa do etanol), eles deverão ter expansão lenta.
*escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil
fonte: www.verdesobrerodas.com.br