Avaliação “ ford new fiesta 1.6 titanium powershift 2013
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fotos: marcus lauria
quando a ford trouxe para o brasil o new fiesta, revolucionou o mercado dos hatches premium com um modelo recheado de itens tecnológicos, em especial itens de segurança nunca vistos antes nessa faixa de preço, como os sete airbags (com airbag para o joelho do motorista) e controles de tração/estabilidade. importado do méxico, o carro era vendido por aqui apenas em uma versão, com três níveis de acabamento diferentes e, apesar das qualidades, não chegou a cair no gosto do brasileiro, como a maioria dos modelos da marca.
injustiças a parte, a situação mudou quando a ford passou a fabricar o new fiesta em solo brasileiro, seguindo o padrão visual do facelift que o modelo recebeu na europa, lançado já na linha 2014. entre as novidades, o carro passou a contar com três versões diferentes, duas opções de motorização e novos itens de série. para completar com a cereja no bolo, o carro passou a trazer opção de câmbio dct powershift nos modelos 1.6, vindo a ser o modelo mais barato do brasil com câmbio automatizado de dupla embreagem.
a versão que avaliamos é a titanium powershift, topo da linha do modelo, que hoje é oferecida por r$ 55.990 e vem bem equipada de fábrica, com bancos em couro, ar-condicionado digital, central multimídia sync, sete airbags, controles de tração e estabilidade, freios com abs, assistente de partida em rampa, sensores de chuva/crepuscular/estacionamento, controle de cruzeiro, direção com assistência elétrica e belas rodas aro 16. o único item que acrescenta r$ 1.270 ao preço é a pintura perolizada vermelho vermont do carro testado.
visualmente o new fiesta nacional incorpora a nova frente que dá identidade à ford em todo o mundo, seguindo o conceito definido como one ford, ou seja, apenas modelos globais são vendidos pela marca. o resultado do facelift ficou bom, harmonizando com o restante do carro, que quase não sofreu mudanças. já no interior os bancos de couro são novos, mas o carro perdeu o painel com acabamento soft touch e o apoio de braço entre os bancos, apesar de contar com novo volante, novos acabamentos de porta, iluminação azul do painel e novos botões do rádio.
logo ao entrar no carro o motorista consegue configurar com facilidade o assento, que possui ampla regulagem longitudinal e de altura, característica compartilhada com a coluna de direção. uma vez instalado no assento, o motorista pode sentir falta de um apoio melhor para as coxas, embora suas costas estejam muito bem guardadas pelo confortável encosto. o espaço nos bancos dianteiros é ótimo, mas os passageiros do banco traseiro sofrerão com falta de espaço para a cabeça e pernas.
manobrar o carro de 3,96 m é tarefa fácil graças ao sensor de estacionamento traseiro com visualização gráfica e à leveza da direção elétrica combinada ao bom diâmetro de giro de 10,1 m. os retrovisores proporcionam bom campo de visão para manobras, embora no trânsito o retrovisor esquerdo permita um perigoso ponto-cego, graças à sua lente plana e ausência dos espelhos de coreano que haviam no modelo mexicano.
com o carro em movimento na cidade nota-se que a suspensão teve sua calibração bem acertada para o piso brasileiro, filtrando bem os buracos e ondulações do caminho. a altura de rodagem não sofreu alteração em relação aos fiestas no exterior, mas isso não interfere no trabalho de molas e amortecedores na cidade, sendo apenas necessário algum cuidado com lombadas mais altas e rampas de garagem mal projetadas, que podem fazer o defletor plástico na dianteira tocar o chão. já o motor sigma ti-vct 1.6 16v mostra toda sua elasticidade em conjunto com o câmbio dct, que troca as marchas com suavidade e rapidez na maioria das situações. porém, um pouco barulhento nas retomadas e arrancadas mais exageradas.
tal elasticidade do motor é mérito de sua construção primorosa e o uso de artifícios como o comando de válvulas variável tanto na admissão quanto no escape. embora o torque de 16 kgfm (e) apareça a elevados 5.000 rpm, mesmo quando o câmbio em drive troca marchas bem cedo, o carro está sempre disposto a andar. sua potência de 130 cv @ 6.500 rpm é a maior dentre os motores 1.6 do mercado, e deixa evidente a característica estradeira do new fiesta.
ao jogar o compacto da ford em um percurso sinuoso, nota-se como a suspensão na altura de projeto faz difereça na estabilidade, que é simplesmente fabulosa. quando o limite chega, o carro mostra tendência dianteira, mas o controle de estabilidade atua antes que seus passageiros sequer arregalem os olhos. a direção elétrica mostra boa comunicação com o solo e uma progressividade ótima, enquanto os pneus pirelli cinturatto p7 de medida 195/50 r16 mostram seu valor tanto em piso seco quanto molhado. os freios estão bem dimensionados para o carro e o abs é bem permissivo, sem sustos.
o câmbio automatizado de dupla embreagem powershift pode ser usado em drive, aonde as trocas são feitas em baixas/médias rotações, ou sport, quando o câmbio estica os giros do motor até próximo da rotação de potência máxima, otimizando o desempenho do motor. há um modo sequencial que pode ser operado por um botão nada intuitivo na lateral da alavanca, que é perfeitamente dispensável, visto que o câmbio é bem eficiente em trabalhar sozinho.
a ford divulga, conforme medições do inmetro, consumo médio de 7,9 km/l com etanol na cidade e 9,9 km/l na estrada. já com gasolina, os números ficam em 11,4 km/l para circuito urbano e 13,9 km/l para circuito rodoviário. apesar desses valores otimistas, em nosso teste não conseguimos valores muito bons na prática. de acordo com os dados fornecidos pelo computador de bordo, o modelo fez uma média de 5,5 km/l em trajeto urbano, sempre com o ar-condicionado ligado.
no final das contas, o ford new fiesta titanium powershift agrada pelo nível de tecnologia embarcada, pelos seus recursos de segurança e pelo bom funcionamento da transmissão de dupla embreagem, além de seu comportamento dinâmico exemplar. embora o preço final seja elevado, não há hoje na concorrência qualquer modelo que ofereça uma oferta de equipamentos tão generosa nessa categoria, e isso é capaz de justificar as boas vendas do carro. o new fiesta com certeza é o melhor modelo do segmento atualmente a venda no brasil.
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