Tudo sobre carburador 2e



  • abri o topico para discutirmos aqui sobre o carburador 2e pois ja estávamos mudando o assunto la no md. sabendo que o carburador é um ajuste de tripé entre (ar/flauta/gigle), nem todas as preparacoes precisam mexer nas flautas, mas em motores muito alterados (tipo foi o meu (destaxado, passado pra alcool, trocado carburador pra 2e 22/26 c 1 bar, cabecote mexido) necessita-se modificar tudo. vou fazer um vídeo mostrando o meu carro em funcionamento. o melhor ajuste que consegui até agora foi: ponto 16~26 gigles 150 - 200 caneta d80 - x95 gigle lenta: 140/80 injetor 70 3 econostat (2 fininhos em cada boca e 1 original) * tenho problemas de redução e progressão até a turbina pressurizar bem. *as vezes parece que o carro ta pobre as vezes rico demais * as vezes é melhor ficar sem acelerar pra nao embolar que acelerar por mais sensivel q seja. * as vezes estoura e da muita cabecada quando se quer pisar * se to a 1500rpm de 4 marcha e quero pisar tenho que reduzir pq se pisar n vai pegando o exemplo do mini-progressivo que tinha b1 b2 b3 b4 (quanto maior o numero mais gorda era a mistura) alguem sabe uma ordem de canetas do 2e? pois os numeros sao doidos e os que conheco sao j85 e110 d80 d110 x110 x95 f150 ? assim vamos começar com material. alguem tem a relacao de canetas (tubo emulsores) do 2e? queria uma lista por ordem de 'mistura' das canetas existe?¿


  • É vamos começar a pesquisar essa encrenca!!kkkk


  • tenho um material muito bom q ensina todo funcionamento de cada pedacinho do carburador. só queria saber a ordem de trabalho de cada flautinha. olha que sem nexo  um santana 1.8 alcool usa caneta b110 gigle 140 o gol 1.8 (mesmo motor) usa j85 e 127!!!!!!!! ….. queria uma lista de canetas mas n acho em local algum


  • milan, o material que você citou é o manual da brozol?


  • eu acho que a brosol só fornece tabela de aplicação!!


  • tem um aqui. [http://pt.slideshare.net/dharmainitiative/tabela-de-regulagem-carburadores-brosol#](http://pt.slideshare.net/dharmainitiative/tabela-de-regulagem-carburadores-brosol#)


  • tenho uma manual da brozol que descreve o funcionamento da maior parte dos seus carburadores por isso pensei que fosse esse.


  • casantosef…. esse manual mesmo!!!!!!!! brosol e solex. caraca tive uma surpresa.... eu comprei meu 2e num monza que chegou andando no ferro velho e desde entao acho que o meu é de monza. hoje fui ver a numeração e olha a surpresa: 027.129.015.48 aplicacao vw/ford 1.8 alcool mais uma caneta que nnao sei qual a dif m105 (m?) alguem sabe o gicler de marcha lenta que esse carburador usa originalmente?¿ uma vez eu achei uma lista com todas as canetas mas nem dei atencao, nao acho mais.


  • > tem um aqui. > > [http://pt.slideshare.net/dharmainitiative/tabela-de-regulagem-carburadores-brosol#](http://pt.slideshare.net/dharmainitiative/tabela-de-regulagem-carburadores-brosol#) opa, nao é bem isso que quero…. é assim.... a caneta original do meu no ex eh m105.... mas por qual motivo é melhor usar uma m105 que uma d110 ou uma e110 ou uma x95 ou j85?¿ essas letras tem algum significado,,, o numero deve ser a vazao mas e a letra?¿... olhando umas canetas aqui , reparei que as f tem os furinhos um pouco mais acima das iniciais x.      mas tem letra pra caraca...... deve termais algo


  • ai esse é meu carburador: _escort 1.8, Álcool (ford)_ ano: **de 06/93 a** | carburador: 2ece (brosol) 1° estágio 2° estágio gicle principal: **122** **145** gicle ar: **m105** **e110** gicle marcha lenta: **57** **120** tubo injetor: **80** **-** válvula da bóia: **2,5** difusor: **50** **49** venture: **22** **26** respiro marcha lenta: **55** tubo misturador: **-** **-** válvula de máxima: **40** alvo do jato: **eixo** número do carburador: **027.129.015.48** alguem sabe qual é o numero do gigle de lenta?¿ aquele tipo (140/60 )


  • assim que meu período de provas na faculdade passar é que terei tempo para constribuir de maneira efetiva neste tópico.


  • tranq.rs ….... engracado que em todos os esquemas nao acho a numeracao da caneta de lenta... ou nao to sabendo interpretar...... nao existe nada no modelo 000/00 (ex 140/80) po vou comprar umas canetas só pra testar mas cada uma é 11reais masi frete... vou comprar uma e110 uma x110 uma f120 uma m105 uma j85 e descobrir qual a diferenca desse cassete.


  • ja achei umas diferencas nas que chegaram mas queria entender. ex….. a h110 e a x100 sao as mesmas canetas (extamente iguais).. tem mesma largura, furos, diametros porém uma delas na ponta inferior é mais larguinho e a outra é reto . deixa chegar mais canetas que vou postar uma a uma.


  • amigos vamos aos primeiros resultados: 1-descobri que você tampar o furo inferior da caneta torna uma mistura mais rica.. ou seja, uma x110 normal e uma x110 tampada no final a tampada alimenta mais. 2- quanto mais baixo os furos melhor em alta e vice-versa 3- disseram que canetas que tem furo acima do nivel da cuba tem melhor emulsificacao e rende melhor o carro . achei uma imagem com algumas canetas: [http://images.orkut.com/orkut/photos/pqaaapyw9ktvjqbiwkdjiucmxs9iegq5tsbrti9hzj1novznmtjv1pvw7x3bm82lwcgsy59nkzdj0n-pgyf5i0oanfeam1t1uk4c9sfgm-p6m1tlv5f1qlfqskvr.jpg](http://images.orkut.com/orkut/photos/pqaaapyw9ktvjqbiwkdjiucmxs9iegq5tsbrti9hzj1novznmtjv1pvw7x3bm82lwcgsy59nkzdj0n-pgyf5i0oanfeam1t1uk4c9sfgm-p6m1tlv5f1qlfqskvr.jpg)


  • milan,isso que vou te dizer é uma teoria, porém quase certa, muitos carburadores tem o tubo misturador separado do gicle de ar, na 2e é uma peça só, então imagino que: ex. x110, o 110 representa a abertura do gicle de ar 1,1milimetros, e o x é o tipo de tubo misturador ou caneta. e então h, x, j, f, são as configuração existentes de tubo misturador para 2e3e.


  • pior que elas sao identicas…....pode até ser mas queria saber oq das letras..... algumas sao bem diferentes tipo as series j e m..... tem muitos furos mas as d x e h sao identicas mesmo..... soh uma delas que a boca inferior 'r mais larguinha mas pra fora nao pra dentro, o diametro da boca eh o mesmo. fiz um teste final de semana: tava com 140/80 + 150 + d80 + econostato (50+-) baixo e tava dando excesso mas andando tranquilo. troquei por: 140/80 + 135 + h110 e o econostato... caraca absurdo de falta, eu mal conseguia sair do lugar do carro ...... o carro soh ficava bom sem encostar no acelerador, encostava  era soh barulho de ar. ai troquei por: 140/80 + 150 + h110 e o econostato.... foi o inverso, absurdo de excesso nem levantando o econostat, nao limpa nem a cassete. tentei trocar a caneta de lenta tb por 150/50 155/65 nao adianta, nenhuma pega lenta direito, quando pega lenta eu encosto no acelerador ele apaga. ou seja, pra ficar bom (o primeiro estágio ao menos).eu imagino que. deve ter 140/80 (ou alguma um pouquinho menor que nao sei qual existe) 150 uma caneta pouco mais pobre de d80 (d80 é 3e de opala  e eu nao sei qual modelo pode ser um pouco mais pobre) a partir dai vou pro segundo estágio. pedi canetas j's e m's para fazer teste


  • esse 150 que vc substituiu pelo 135 é o gicle principal do primeiro estagio?


  • sim sim….. (to nem mexendo no segundo por enquanto , a ideia eh por o carro pra andar civilizadamente primeiro pra depois na segunda boca fazer a graça)


  • mas milan, a giclagem de ar, quanto maior menos rica a mistura, pode mudar isso em relação a caneta, tente por o 135 +d 80, pra ver


  • a que ta la eh 80/140 de ar…....     o gicle e caneta 135+d80 o carro ficou andavel mas dando falta quando se pisava um pouco e quando era saida de sinal ou algo tinha pouco de excesso..... o carro de primeira entao ia vruuuututututututututut. mas até agora a melhor caneta foi realmente a d80 (to esperando chegar as outras pra testar). nao entendo é que nego com 1.9 ai, 2.0 andando com 140 no primeiro estagio e eu dando falta num 140 do primeiro estágio num 1.6!!!!!! será que esse retrabalho das valvulas mudam tanto assim a ponto de fazer um 1.6 beber igual um 1.9/2.0?

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