Projeto esportivo



  • olá pessoal, estou entrando agora nesse forum, achei interessante, pois encontrei aqui, opiniões e soluções interessantes. e sabendo que por aqui circula um pessoal que já teve muitas experiências na área mecânica, gostaria de ter algumas opiniões e dicas a respeito de um projeto meu. estou desenvolvendo um projeto de um carro esportivo, coisa tipo artesanal mesmo, é um sonho antigo,,,,, porém com muito critério técnico pois deve ser um carro de alto desempenho, e apelo esportivo. e sendo assim não penso em utilizar um motor 4 cilindros em linha comum,,,minha idéia é utilizar um motor v6,  tanto pela potência como pelo visual do motor pois ele vai ficar à mostra. minha preferência é pelo ford 3.0, do fusion, apesar de não ser difícil de se achar um no mercado, tem a questão do limitador de velocidade, que pelo que já andei pesquisando não parece fácil de se resolver. depois tem as opções dos honda (accord) e toyota (camry) todos na faixa dos 240 hp, e por fim até os hyundai (azera) não sei se estes outros tem também limitador, mas se tiver deve ter um jeito de resolver né. não pretendo fazer nenhuma preparação a mais, pois com essa potência, em um carro que não deve passar de 1000kg, contra os 1500kg em média de seus donos originais, acho que é suficiente para brincar bem. outro ponto que pega é a questão de adaptação de um câmbio, pois pretendo montar este motor na longitudinal e central, ou seja a tração será na traseira, e para isso vou ter que adaptar um cambio que funcione assim, e nesse caso pensei nos (ap) santana ou de  delrey e belina, claro que reforçados. enfim queria saber qual destes teria mais adaptabilidade nesse caso, sei que a maioria deles só trabalha com cambio automático, e não sei se seria fácil adaptar um cambio mais antigo neles. mas como sei que hoje em dia em mecanica quase tudo é possível…vamos lá.. bom, se alguém já teve ou conhece alguma experiência desse tipo e puder me dar uma dica eu agradeço...


  • cara primeiramente vamos a parte de limitador,de todos os motores citados,todos os limitadores se resume ao modulo de injeção original,que acho inviavel  no seu caso, com um oceano de opçoes nos modulos programaveis,e relativamente mais barato que qualquer um desses originais citados. em relação ao cambio,imagino que vc não tenha problema,apesar de eu não conhecer a traseira da arvore de manivelas desse motores,mas imagino que um volante original do ap não tenha grandes problemas para adaptar no vira,e não esqueça de balanciar o conjunto depois da adaptação,feito isso cx original ps do ap,com uma embreagem ceramica para aguentar o tranco. espero ter te ajudado,daqui a pouco os parcero ja entram com mais ideias bacanas,só ficar de olho!!!!


  • que tipo de suspensão você pretende utilizar?


  • foi o que o fernando disse. o limitador todo carro injetado brabo hoje tem (é lei no bra$il carro nao passar dos 250km/h) como se fosse facil alguem chegar nisso aqui ou se o estrago a 240 fosse relevante. da para retirar. agora , cambio creio que seja complicado, e realmente, balanceie tudo e coloque um volante leve de aco (nao o original). dos 3 motores que nao conheco muito bem, só de olhometro, fugiria do fusion. nao sei exatamente se é esse, de uma pesquisada, nao possuem casquilhos. resultado, na primeira retifica ao inves de voce comprar casquilhos de 50,00 tipo do md ap , vc tem que comprar um bloco de motor na autorizada que na epoca que vi custava mais de 11.000!!!!!!!!! (vi nego chorando por isso) e pelo que vi acelerando, sinceramente? pode ser que tenha tipo falsa impressao, mas senti que anda nao tanto nao.


  • se tiver ca$h sobrando vai de honda


  • bom, primeiro valeu pelas respostas… realmente, quanto aos limitadores já tinha ouvido falar da opção de um modulo programável no lugar do original, que podem ser encontrados na uniship por exemplo... esse caso do motor ford é mais ou menos o que se falava dos motores zetec dos escort, que não davam retífica, andei perguntando a respeita para um mecånico e ele disse que realmente isso acontece só que não são em todos os zetec,,e isso é complicado, pois ele disse que se precisa, só depois de abrir que vai se saber isso... desculpem a ignorância, mas o que é uma cx ps? quanto à suspensão a idéia é fazer triângulos, e usar conjunto de mola e amortecedores tipo coil over,,que são menores, ocupam pouco espaço e permitem regulagem, tenho como referencia um projeto completo de stock car, onde mostra todos os dados técnicos do chassi, suspensão, tipos de materiais, medidas, enfim é uma fonte de estudo muito boa. a idéia é fazer um chassis tubular com carroceria de fibra de vidro. para os freios pesnso em um conjuto com discos de pelo menos 325mmm, se possível com abs, pois uma roda de 18" com discos de 260mm não dá... com relação à grana ainda não defini muita coisa e não tá sobrando não, por isso estou pesquisando motores, que de inicio é o investimento maior, eu gosto dos honda, acho são confiáveis, tem um cara com uma sucata de um accord  3.0 2006, ele vende só o motor, ainda não perguntei de preço,, mas acho que vou falar com ele...a idéia é ou um motor seminovo, inteiro sem precisar mexer, ou um bem velhinho e bem barato para fazer logo tudo e deixar zerado. mas vamaos cer o que dá...valeu pela ajuda...


  • cx ps é caixa de marcha com inicial ps (é a mais longa da vw, a que to usando atualmente). bota abs naoooooo kkkkkkk a nao ser que tenha um botao de ligar e desligar xd vou te falar, pode por fé nesses motores honda que sao o bicho, experiencia propria e nao dao defeitos


  • colega, se quer um v6 pra colocar no centro fácil de peças comparado aos outros e com potência razoável e de quebra com cambio manual de 5 marchas plug and play, use o v6 dos passats e audis até 2004\. o cambio manual era opcional até o ano 2000, portanto mesmo que você compre um v6 2004, pode comprar separadamente o conjunto de transmissão manual. pra quem vai topar com uma empreitada dessa, um conjunto como esse economiza meses de serviço. há até mesmo uma versão desse mesmo motor bi-turbo de fabrica com 280cv, aspirado ele tem 200cv.


  • boa tarde pessoal, estou eu aqui de volta, estive por aqui já faz um tempinho, falando do meu projeto de um carro artesanal…tive boas sugestões. inclusive uma das mais importante foi com respeito ao cambio. bom, me indicaram usar uma caixa vw ps, por ser mais alongada, será que ela aguenta o tranco de 240cv de poténcia? inclusive por coincidência estava em um desmanche outro dia e tinha uma lá,,mas não dava pra comprar na hora...mas a questão está pegando pra mim agora é a seguinte,,,conforme havia comentado eu pretendo por freio com abs, isso implica em utilizar mangas de eixo, homocinéticas, cubos etc.. de uma carro mais moderno, por dedução o mais indicado seria usar mecânica do fox, polo ou golf, prefiro esses por causa dos cubos de 5 furos, pois é mais fácil achar discos de freio grandes com essa furação. mas enfim, a questão é se os semieixos de um cambio antigo são compativeis com as homocinéticas e cubos destes carrosó alguém já viu ou fez alguma adaptação assim.  o cambio é longitudinal e centralizado, portanto os semieixos destes carros não servem...teria que ser os originais do santana. e ainda outra opção seria usar cubos do vectra (5 furos) pois é mais prático, vem tudo numa peça só, cubo, rolamento, sensor....no final acho que sai mais barato do que as partes separadas da linha vw. enfim, a duvida é, encaixar os semieixos do santana em homicinéticas destes carros,,,,novos...se alguém puder ajudar fico grato valeu...


  • podia considerar a mecanica 3.8 v6 do omega tb!


  • e a  caixa aguenta..   soh vejo nego quebrando quando é potencia absurda e uma via ondulada. já mais que isso deve pensar em um conjunto sapinho da vida =)

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