MosK

Bico injetor travado.

Salve pessoal,

A hist?ria é a seguinte, ontem levei meu VTI na oficina para verificar um problema do ABS e o meu preparador verificou que minha pressão m?dia de combust?vel estava muito alta(inicial de 2bar"ok" e media de 4bar"devia ser 3bar") dai ele regulou o carro com meio tanque e fui para o trabalho.

Como o carro ainda está amaciando o motor, não estamos colocando o acerto fino para não ter que refazer o trabalho quando for para acertar direitinho e como baixou um pouco do meio tanque decidi abastecer o carro.

Cheguei a um posto(que depois descobri ser uma porcaria o combust?vel de l?) e completei de alcool e sai até o trabalho(mais uns 800 m) sem problemas.

Na hora de ir embora meu carro comeãou aos poucos a fazer barulho de fusca, pois comeãou a trabalhar com apenas 3 cilindros e dai procedi até a oficina, rodando aproximadamente 30km com o carro assim.

Chegando l?, verificamos todos os n?veis, poss?veis barulhos de quebras internas e quando fomos verificar os bicos injetores, o bico do cilindro 2 estava travado e os outros normais.

Minha pergunta ?: Pode o bico ter travado por causa desse combust?vel adulterado ou possivelmente ele já estaria danificado?

Obs.: Antes disso o carro rodava numa boa(sempre com excesso pelo acerto não fino que fizemos enquanto completo a km para amaciar o motor)

[]s

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Se o bico for de ferro e não de inox o alcool vai corroer o bico até ele travar e assim vai acontecer com todos (se forem de ferro). Carros importados na grande maioria tem bico de ferro, e muitos nacionais tambem.

Se quiser me diga que bico é esse ou me mande uma foto dele que te falo se esse injetor pode ou não trabalhar com alcool.

Abraãos,

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voce está trabalhando apenas com HPI e bicos arrombados?

ja vi muito caso de travar por causa da pressão final

e voce ainda teve sorte dele ter travado fechado..

aberto era possivel ter um calão hidraulico e nao tem biela

forjada pra segurar uma pancada dessa.

pressão "m?dia" de 4bar é muito alta pra um bico injetor que

foi projetado pra trabalhar com pico de pouco mais de 3bar,

4bar até que nao seria problema pra pico, mas provavelmente

voce deve estar chegando a 5 ou até 6bar de pressão maxima..

entao nao se admire em ver bicos travando.

aki em Brasilia é normal o pessoal trabalhar só em cima do HPI.

eu particularmente nao gosto.

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O bico é um bico de 450cc importado, não estou com a especificação dele aqui exatinha, por?m é similar aos bicos de eclipse.

Não é bico arrombado não, é de 450cc original.

O carro está com 4 bicos desse na linha original e HPI. Ele andou 3 dias dando essa pressão de 4bar e chegava as vezes até 6bar mesmo(quando batia 0.8 na turbina)

O estranho é que segundo o pessoal lá da oficina, esse foi o primeiro problema com esses bicos pois todos os vtis preparados lá usam o mesmo bico.

Vou buscar a especificação certinha do bico para passar para voc?s.

[]s e obrigado

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voce está trabalhando apenas com HPI e bicos arrombados?

ja vi muito caso de travar por causa da pressão final

e voce ainda teve sorte dele ter travado fechado..

aberto era possivel ter um calão hidraulico e nao tem biela

forjada pra segurar uma pancada dessa.

pressão "m?dia" de 4bar é muito alta pra um bico injetor que

foi projetado pra trabalhar com pico de pouco mais de 3bar,

4bar até que nao seria problema pra pico, mas provavelmente

voce deve estar chegando a 5 ou até 6bar de pressão maxima..

entao nao se admire em ver bicos travando.

aki em Brasilia é normal o pessoal trabalhar só em cima do HPI.

eu particularmente nao gosto.

605288[/snapback]

Uma coisa inevit?vel em qualquer motor turbo injetado é o aumento de pressão nos bicos qdo a pressão do turbo aparece.

Se tem 3 bar de combustivel na marcha lenta, quando o turbo chegar a 2 bar, a pressão de combustivel ter? que estar a 5 bar.

Claro, isso num motor com bicos de vazão adequada e o tempo de injeção bem feitinho de acordo com as novas condi?ões do tal motor.

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Uma coisa inevit?vel em qualquer motor turbo injetado é o aumento de pressão nos bicos qdo a pressão do turbo aparece.

Se tem 3 bar de combustivel na marcha lenta, quando o turbo chegar a 2 bar, a pressão de combustivel ter? que estar a 5 bar.

Claro, isso num motor com bicos de vazão adequada e o tempo de injeção bem feitinho de acordo com as novas condi?ões do tal motor.

605293[/snapback]

sim, depende da preparação, por isso eu perguntei se ele usava HPI.

? inevit?vel apenas quando voce utiliza incremento com a pressão de turbo.

com HPI voce nao está vinculado a 1kg de turbo pra 1kg de combustivel

só se for um dosador, o HPI vc regula o delta, "pode ser" 0,5kg de combustivel

pra cada kilo de turbo. Eu por exemplo utilizo um bico suplementar

e 3bar CONSTANTE e com regulador original na flauta (desplugado).

tem carro que possui na linha original 4bar, mas o que

eu disse é a respeito de um bico que foi montado pra

trabalhar com 3bar batendo pico de 6bar.

nao estou falando que esse tipo de preparação é errada,

muita gente prefere porque acaba saindo com um custo

menor, mas acaba tendo esses contratempos...

meu cunhado por exemplo pra nao bater esses picos de 6bar

agora passou a adotar um HIS com um suplementar tambem.

o dele travou aberto, :olhos: , mas felizmente o carro morreu

e ele nao teve a curiosidade de ligar novamente :)

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sim, depende da preparação, por isso eu perguntei se ele usava HPI.

? inevit?vel apenas quando voce utiliza incremento com a pressão de turbo.

com HPI voce nao está vinculado a 1kg de turbo pra 1kg de combustivel

só se for um dosador, o HPI vc regula o delta, "pode ser" 0,5kg de combustivel

pra cada kilo de turbo. Eu por exemplo utilizo um bico suplementar

e 3bar CONSTANTE e com regulador original na flauta (desplugado).

tem carro que possui na linha original 4bar, mas o que

eu disse é a respeito de um bico que foi montado pra

trabalhar com 3bar batendo pico de 6bar.

nao estou falando que esse tipo de preparação é errada,

muita gente prefere porque acaba saindo com um custo

menor, mas acaba tendo esses contratempos...

meu cunhado por exemplo pra nao bater esses picos de 6bar

agora passou a adotar um HIS com um suplementar tambem.

o dele travou aberto,  :hauhau:  , mas felizmente o carro morreu

e ele nao teve a curiosidade de ligar novamente  :)

605300[/snapback]

Ai q ta: mesmo com hpi vc consegue fzr a pressão na linha subir proporcionalmente com a pressão do turbo mantendo sempre o diferencial de pressão que não ultrapasse a pressão normal de trabalho do bico.

Antes de eu regular direito o hpi, um dos meus bicos suplementares travou com pouco mais de 7 bar...só que fechado :olhos:

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