Webber acha que está fácil demais ultrapassar na f1
-
o australiano mark webber avalia que os pneus de desgaste rápido, asas traseiras moveis e outros sistemas de auxílio à pilotagem estão tirando apelo da f1 ao invés de chamar atenção para a categoria.
desde 2011, quando a pirelli tomou o lugar da bridgestone como fornecedora oficial da fórmula 1 que foram adotadas soluções para tentar incrementar as corridas, como compostos que tem degradação rápida, uso do drs, entre outras situações. isso resultou em mais ultrapassagens como era desejado por muitos na categoria, mas desagradou os competidores, pois no entendimento de webber, facilitou demais as manobras de ganho de posição, bem como foi dada maior ênfase na poupança dos pneus nas competições.
“se você olhar para esportes como o futebol ou tênis em um nível de elite, não tem havido muita mudança. infelizmente, as pessoas esperam ver 20 ultrapassagens por corrida, que é uma espécie de padrão agora. acho que poderíamos fazer corridas com menos ultrapassagens e melhor qualidade. não é absolutamente o problema dos pilotos, é só com isso que eles estão tendo que lidar”, disse o ex-piloto de minardi, jaguar, williams e red bull.
“eu estou falando em nome dos pilotos de ponta do grid, porque não podem dizer o que realmente sentem. mas estou conversando com eles agora. gostaria que alguém fizesse uma estatística comparando o ritmo de corrida de 2015 com os meados dos anos 2000 – provavelmente montoya teria dado três voltas e meia em vettel na malásia. mas as pessoas não estão olhando para isso. no passado, o limite na parte de trás do circuito na malásia estava entre a coragem e a prudência e onde você se encaixava. agora é tudo sobre salvar seus pneus”, argumentou.
ainda, de acordo com o australiano, que defende a porsche no fia wec, a complexidade das regras está afastando os fãs do esporte.
“há certas coisas acontecendo e parece que temos de dizer a todos o que estamos fazendo com os regulamentos técnicos e esportivos. por que não apenas continuar com as coisasó o resultado final é o que importa. você não deveria precisar explicar tudo. a maioria das pessoas com quem falo estão intimidadas por saberem o que é drs, o que são os pneus macios e supermacios. eles sentem que não podem apenas ligar a tv e entender o que estão assistindo”, concluiu.