Fia muda checagem de pneus após polêmica com massa
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a partir de agora, engenheiro da equipe acompanhará medição e poderá optar por uma largada dos boxes em caso de irregularidade
a federação internacional de automobilismo (fia ) mudou os procedimentos para medir a temperatura dos pneus após a exclusão de felipe massa no gp do brasil. o brasileiro perdeu o oitavo lugar no grid pelo teste ter acusado temperatura de 137° c, quando o máximo permitido é 110° c .
o movimento segue uma investigação interna da williams sobre os pneus de massa, cujos resultados foram compartilhados com a fia por pat symonds, diretor técnico da equipe.
uma das questões-chave para a williams foi a de que nenhum funcionário do alto escalão estava ciente de que o pneu traseiro direito de massa tinha sido verificado no grid pelo delegado técnico da fia, jo bauer, e seu assistente kris de groot. a equipe não sabia de qualquer discrepância até uma mensagem oficial vinda da fia em algum momento da corrida.
a partir de agora, qualquer verificação de pneu terá que ser testemunhado pelo engenheiro do carro, que assim prontamente será informado de qualquer problema.
isso é semelhante à maneira como são realizadas as verificações de peso do carro, quando os membros da equipe podem observar e registrar quaisquer valores.
a mudança resolverá outra questão fundamental – a anomalia que permite à fia registrar que um carro é “inseguro” antes do início e ainda assim o carro ter permissão para iniciar a corrida.
agora, se os registros da fia apontarem para números ilegais, a equipe ainda terá a opção de levar o carro para fora do grid, mudar os pneus e começar a partir do pitlane.
o piloto vai, assim, dirigir-se para a corrida com um carro legal e, portanto, não estará perdendo seu tempo correndo sob a ameaça de uma exclusão.