Primeira volta “ chevrolet renova cobalt para tentar dominar segmento



  • ![cobalt elite 2016 5](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/cobalt-elite-2016-5.jpg) não é de hoje, que os donos de cobalt vem reclamando da aparência do sedan da marca da gravatinha dourada. tanto que a própria chevrolet resolveu dar um tapa no visual do modelo, e ele passa pela sua primeira remodelação. apesar de não ser o sedan compacto mais belo do segmento, o cobalt sempre teve outros atributos que o destacavam, como o espaço interno e o acabamento de qualidade superior aos concorrentes do mercado. isso a marca manteve e ainda adicionou mais tecnologia e melhorias significativas que deixaram o sedan mais atraente. lançado no brasil em novembro de 2011, o cobalt foi o modelo escolhido pela chevrolet para inaugurar a nova linguagem global de design da marca no país. a carroceria do modelo foi praticamente toda redesenhada e traz agora linhas mais expressivas e dinâmicas, em sintonia com a nova linguagem global de design da marca “ inaugurada recentemente nos eua pelo malibu. o cobalt também evolui por dentro, com o uso de materiais e acabamentos mais caprichados. a combinação de cores internas também é nova, assim como os elementos que compões os painéis das portas. ![cobalt elite 2016 8](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/cobalt-elite-2016-8.jpg) já a segunda geração do mylink (que faz sua estreia nacional no sedã) dá um toque especial ao painel do veículo. o multimídia proporciona maior integração com smartphones, permitindo ao usuário, por exemplo, ler e ditar mensagens de texto por comando de voz, acessar aplicativos de música online ou mesmo de navegação, incluindo o google maps, que informa as condições de trânsito e sugere rotas alternativas. o cobalt 2016 também está bem mais equipado. há itens adicionais de conforto e de conveniência tanto nas configurações com o motor 1.4 econo.flex como nas com o motor 1.8 econo.flex, cujo torque chega a 17 kgfm “ o maior entre os principais concorrentes. esse propulsor pode vir acoplado ao câmbio automático de seis velocidades. ![cobalt elite 2016 9](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/cobalt-elite-2016-9.jpg) outra novidade é a versão elite. topo de linha, ela chega para ser a mais tecnológica e exclusiva do segmento. ela oferece bancos com revestimento premium brownstone; sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento; câmera de ré e o exclusivo e inovador sistema onstar da chevrolet, que oferece diversos serviços, entre eles de emergência e de segurança. toda a parte frontal e a traseira do sedã são completamente novas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio, criando um balanceamento de proporções e formas completamente diferentes. o modelo foi desenvolvido no centro de design da gm do brasil. ![cobalt elite 2016](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/cobalt-elite-2016.jpg) a dianteira é marcada pelo novo capô vincado, e pela tradicional grade com duas aberturas e o logo chevrolet entre elas, agora semelhante à do recém-lançado malibu norte-americano. os faróis do cobalt estão mais afilados e trazem uma armação cromada na parte interna que demarca a área específica das lâmpadas. os faróis ganharam ainda projetores de dupla parábola, com o objetivo de aumentar a capacidade de iluminação do veículo. as mudanças seguem pelo para-choque. a peça recebeu vincos que ressaltam elementos como as novas molduras dos faróis auxiliares e a elegante entrada de ar inferior. ainda na parte de baixo, há uma espécie de spoiler, esculpido para melhorar a aerodinâmica do sedã. ![cobalt elite 2016 4](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/cobalt-elite-2016-4.jpg) o mesmo refinamento pode ser percebido na parte traseira do cobalt. as lanternas “ antes marcadas pelos traços retos “ passam a adotar linhas curvilíneas e estilo mais sofisticado. no modelo 2016, a peça invade agora a área do bagageiro e imprime uma nova assinatura luminosa. a tampa do porta-malas, aliás, foi igualmente redesenhada para dar ao mesmo tempo dinamismo e charme ao conjunto. um discreto e útil aerofólio aparece moldado na parte superior. logo abaixo fica a gravata dourada da chevrolet, enquanto o logotipo cromado que identifica o nome carro aparece no canto inferior direito. ![cobalt elite 2016 3](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/cobalt-elite-2016-3.jpg) já o para-choque traseiro está sutilmente mais musculoso e envolvente, deixando o cano de saída do escape praticamente escondido. os sensores de estacionamento (presentes nas versões de luxo) também parecem estar camuflados, resultando em um visual limpo e agradável. as rodas de alumínio também trazem desenho inédito e mudam de estilo conforme a versão do carro. são calçadas por pneus radiais 195/65 r15\. uma gama de oito cores refinadas valoriza as linhas expressivas do novo design do carro e harmonizam-se muito bem com as do habitáculo, elevando assim a percepção de status. ![novo-cobalt-2016-31-620x412](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novo-cobalt-2016-31-620x412.jpg) além das tradicionais cores branco summit, azul macaw, prata switchblade, preto carbon flash e cinza graphite, foram incorporadas à linha 2016 o bege pepper dust, o cinza aztec e o marrom mogno brown, esta desenvolvida exclusivamente para o lançamento do veículo. a cabine do cobalt 2016 também passou por melhorias, porém, mais timidas. vários itens foram atualizados e há uma extensa adoção de materiais mais nobres, geralmente presentes apenas em veículos de segmentos superiores. ![cobalt elite 2016 7](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/cobalt-elite-2016-7.jpg) há opção de bancos com revestimento premium bicolor (jet black e brownstone), molduras das saídas de ar e da alavanca da transmissão automática em acabamento preto brilhante (black piano) e volante multifuncional revestido com costura pespontada. os painéis das portas foram completamente reprojetados para agregar sofisticação à cabine e conforto ao usuário. os apoios de braço são do tipo soft touch e agradáveis ao toque. seguem o mesmo padrão de revestimento dos bancos. ![novo-cobalt-2016-7-620x414](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novo-cobalt-2016-7-620x414.jpg) além do formato, o posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos foram igualmente revistos com o intuito de aprimorar a ergonomia. com novo visual, tecnologias inéditas e melhor resolução gráfica, o sistema multimídia mylink de segunda geração traz um ar de modernidade e frescor ao painel, que tem quadro de instrumento com iluminação em led e velocímetro digital. o mecanismo do ar-condicionado também foi modernizado: os comandos passam a se concentrar no trio de botões giratórios, e o sistema de recirculação passa a ser acionado automaticamente a partir da velocidade três do ventilador. ![novo-cobalt-2016-10-620x414](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novo-cobalt-2016-10-620x414.jpg) outra novidade interessante são os botões na base do espelho retrovisor central. eles comandam o exclusivo sistema onstar da chevrolet. por meio deles, o usuário entra em contato com uma central de atendimento 24 horas e pode usufruir de serviços de emergência, concierge e de conectividade. há ainda um aplicativo para smartphones, que permite monitorar e comandar diversas funções do veículo remotamente. o espaço interno continua sendo uma das grandes virtudes do cobalt na linha 2016\. com o maior entreeixos da categoria (2.620 mm), o modelo oferece espaço suficiente para ombros e pernas. assim, até cinco adultos ficarem confortavelmente acomodados. a cabine conta ainda com 18 porta-objetos e um bagageiro tamanho família de 563 litros “ o maior entre os sedãs de produção nacional. o cobalt 2016 chega às concessionárias chevrolet em cinco diferentes combinações entre motorização (1.4 e 1.8), transmissão (mt5 e at6) e acabamento (lt, ltz e elite). o sedã já vem equipado de série com os itens de conforto e segurança mais valorizados pelo consumidor da categoria, como ar-condicionado; direção hidráulica; conjunto elétrico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios abs com ebd (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo. ![novo-cobalt-2016-14-620x414](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novo-cobalt-2016-14-620x414.jpg) para elevar a relação custo-benefício da versão lt (de entrada), foi incorporado à lista ainda os comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros traseiros. o modelo conta com acabamento interno diferenciado, na qual predomina a cor preta jet black com alguns toques de cinza dark ash gray, enquanto os bancos são de tecido de estampa marcante e diferenciada. o motor 1.4 econo.flex e a transmissão manual de cinco marchas completam o pacote. o mesmo trem de força pode equipar a versão ltz (de luxo), que oferece também a opção do propulsor 1.8 econo.flex e da transmissão automática de seis velocidades com o sistema active select. nesta configuração, o modelo soma faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com a nova combinação de tecido e revestimento premium, encosto de braço em material soft touch controle de cruzeiro, multimídia mylink, sistema onstar e rodas de alumínio. quanto ao acabamento, esta versão combina internamente tons de preto com variadas nuances de marrom que, somados aos detalhes de acabamento cromado e preto brilhante, expressam requinte. ![novo-cobalt-2016-21-620x413](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novo-cobalt-2016-21-620x413.jpg) ofertada em pacote único, a nova versão elite (topo de linha) foi pensada para o consumidor que busca um sedã médio-compacto acessível, espaçoso para a família, mas com a mesma sofisticação encontrada em modelos de categorias superiores. a lista ainda inclui bancos com revestimento premium nas cores brownstone e jet black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo. o sistema onstar e o multimídia mylink de segunda geração são outros itens de série do cobalt elite. ![novo-cobalt-2016-111-620x414](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novo-cobalt-2016-111-620x414.jpg) o cobalt 2016 é ofertado em duas opções de motorização. ambas trazem tecnologia tipo vhce. o propulsor 1.4 econo.flex desenvolve até 102 cavalos (a 6.200 rpm) e 13 kgfm de torque (a 3.200 rpm), enquanto o propulsor 1.8 econo.flex desenvolve até 108 cavalos e 17,1 kgfm de torque a 3.200 rpm. outro diferencial mecânico do cobalt 2016 perante a concorrência é a opção da transmissão automática de seis velocidades com sistema active select, que permite ao motorista realizar as trocas manualmente, se desejar. o sistema tem funcionamento suave e preciso. o cobalt 2016 para estrear a segunda geração do seu multimídia mylink, que destaca-se pelo design mais moderno e intuitivo, além de novas funcionalidades, como os sistemas android auto, da google, e carplay, da apple. para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação do telefone celular diretamente na tela da central multimídia. ![novo-cobalt-2016-41-620x413](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/novo-cobalt-2016-41-620x413.jpg) com a nova tecnologia será possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários, consultar condições de trânsito, fazer buscas de restaurantes e outros pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos, entre eles o whatsapp e o skype, de mensagens, e o spotify e o tunein, de músicas online. outra novidade da segunda geração do mylink é o design mais moderno e intuitivo do aparelho. a tela de sete polegadas ganhou melhor resolução gráfica e tecnologia multi-touch. similar à de smartphones, ela facilita e potencializa a navegação com os dedos e permite reorganizar os ícones da página inicial, por exemplo. por conseguir identificar telefones com o sistema operacional ios e android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário. já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. várias funções ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional do chevrolet cobalt 2016. além disso a porta usb permite agora conectar por meio de um hub externo dois dispositivos usb e um ipod, por exemplo, enquanto até 10 celulares podem ser emparelhados com sistema bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.. o aparelho possui ainda um sistema de segurança eletrônico para impedir furtos “ ele só funciona no veículo em que foi primeiramente instalado e não pode ser usado em outro automóvel. o onstar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional. pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas). pode-se igualmente acionar o botão onstar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência. a comunicação entre os ocupantes e o atendente do centro de atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema hands-free do carro. o onstar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. isso acontece pois os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o centro de atendimento. profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes. o onstar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas. pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado “ recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros. o aplicativo é compatível com os sistemas android e ios e pode ser baixado na play store e agora também na apple store. o onstar cumpre bem esta tarefa, pois, além de simples e funcional, permite ser operado sem que o condutor desvie a atenção do trânsito. para o brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender as demandas do mercado local. entre os mais relevantes estão o que possibilita o motorista fazer consultas na internet por meio do concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio na cidade de são paulo. ao todo, são mais de 20 opções de serviço à disposição do cliente chevrolet de todo o país que possuam a tecnologia habilitada em seus veículos. no cobalt 2016, a chevrolet oferece como cortesia o serviço onstar por 12 meses. o processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação. **confira os preços do novo cobalt:** cobalt 1.4 lt “ r$ 52.690 cobalt 1.4 ltz “ r$ 57.590 cobalt 1.8 ltz “ r$ 59.990 cobalt 1.8 ltz at “ r$ 65.990 cobalt 1.8 elite at “ r$ 67.900 **primeira volta** **teresópolis/rj** “ a primeira coisa que chama atenção no novo cobalt 2016 é o visual. saem aquelas linhas desproporcionais e de gotos duvidoso, e entra um desenho mais harmonioso e de acordo com os concorrentes do seu segmento, ficando agora mais competitivo. as linhas modernizadas deixaram o colbalt mais bonito e agradável de olhar. as lanternas traseiras lembram os modelos da série 3 da bmw e a dianteira focou bem futurista, com os faróis bem afilados. por dentro, nada de novo, apesar de ter sofrido algumas mudanças bem pequenas, descritas no texto de apresentação do carro. fora o visual, o carro não mudou nada em termos de mecânica. avaliamos a versão elite, com motor 1.8 e câmbio automático. o cobalt mantém a mesma configuração interna, com espaço de sobra para os passageiros. que no caso do teste, foram quatro jornalistas em cada carro. o motor rende bem, tanto nas retas, quanto nas subidas mais íngremes, o teste foi feito em um rápido bate-e-volta até a cidade serrana de teresópolis. nas curvas ele se sai bem, a suspensão é bem equilibrada e deixa o motorista bem à vontade para contorna-las sem surpresas. enfim, o cobalt manteve as mesmas características que o fizeram se destacar no segmento, só que agora está mais bonito. **_evento a convite da chevrolet do brasil_**

Entre para responder