Spyker c8: vai encarar?



  • ![000](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/000-1.jpg) nederland. ou netherlands. ou, o mais correto, neder + lant, literalmente país baixo, mais conhecido no idioma lusitano pelo topônimo holanda, resultado da composição de holt + lant, algo como país dos bosques. a transcrição fonética e o aportuguesamento do nome do país bagunçou sua etimologia (mesmo erro cometido com o uso de inglaterra para se referir a todo o reino unido ou rússia como sinônimo de união soviética), já que a holanda consiste em apenas 2 das 12 províncias dos países baixos, que tem esse nome por sua baixa altitude, com 27% de sua área situados abaixo do nível do mar. banhada pelo mar do norte e situada entre a bélgica e a alemanha, a holanda nos remete imediatamente à amsterdã e sua liberalidade, aos moinhos de vento, tulipas, vacas leiteiras, queijo e todo mundo andando de bicicleta. mas tem mais, muito mais! como a spyker cars n.v. (naamloze vennootschap, sociedade anônima), por exemplo. não, ao contrário do que se pensa, a empresa não tem absolutamente nada a ver com a spyker de jacobus e hendrik-jan spijker, que também fabricava carros e aviões, fechada em 1929\. o que o multimilionário victor roberto muller fez foi adquirir o direito de utilizar a marca registrada em 1880 para sua nova fábrica, cujo objetivo é construir artesanalmente carros superesportivos sem os defeitos que muller alega sempre encontrar nos modelos concorrentes, uma espécie de remake em versão dutch do descontentamento de um fabricante de tratores com os defeitos de sua ferrari, que gerou a lamborghini. assim, em 1999, com a chegada do projetista maarten de brujin, nasceu a spyker cars, sediada em zeewold, flevoland, com o lançamento do modelo c8, o carro-chefe da empresa até os dias de hoje, com suas variantes spyder, spyder t, laviolette, laviolette lm85, laviolette double 12s, laviolette double 12r, spyder gt2-r, laviolette gt2-r, aileron, aileron spyder e aileron gt, todos 2 portas e 2 lugares, variando apenas entre conversível e coupé. ![001](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/001-1.jpg) o c8 spyder foi o modelo-base para todas as versões, com o início de sua produção em 2.000, sendo as versões aileron, aileron spyder e aileron gt as três últimas criadas, que apresentam maior distância entre-eixos dos demais c8 produzidos. com arquitetura rmr (rear mid-engine, rear-wheel-drive, motor traseiro central, tração traseira) e construído em alumínio e fibra de carbono, o c8 spyder utiliza motor audi v8 4,2 litros com 400 cv de potência, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades, que o leva rapidamente (4.4s) aos 300 km/h de velocidade máxima, com um estrondo capaz de acordar os vizinhos dos quarteirões mais distantes. o que a audi esconde a spyker escancara. para a versão t do spyder, o motor ganhou um retrabalho e registra 600 cv de potência e velocidade máxima de 345 km/h, afinal o carro pesa, em média, 1.250 kg, resultando em uma relação peso x potência de míseros 2.08 kg por cv. o c8 laviolette é a versão coupé do modelo, com um elegante teto de vidro, e utiliza o trem de força do spyder básico, enquanto o laviolette double12r foi criado como um carro de corridas especificamente para as 24 horas de le mans, com a variante double12s sendo a versão de rua e atingindo 345 km/h de velocidade máxima. as versões gt2 e lm85 tanto do spyder quanto do laviolette e aileron gt são específicas para as competições. ![002](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/002-1.jpg) o design é praticamente idêntico em todas as versões, com linhas limpas, arredondadas e agressivas (em nenhum momento parecendo a mistureba comum aos superesportivos, que sempre parecem agregar pedaços de vários modelos em um só) e elegantes, embora sofra um pouco da síndrome da traseira mal resolvida, com linhas ao estilo ame-ou-odeie. ![003](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/1449848988_003.jpg) internamente, o spyker c8 é o que se pode esperar de um superesportivo, revestido com couro da melhor qualidade e, ao contrário da tendência da fibra de carbono por toda parte, seu painel é feito inteiramente em alumínio, com todos os comandos e difusores simulando o cockpit de um avião de caça, uma alusão aos tempos em que a spyker construía aeronaves. ![004](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/1449848989_004.jpg) obviamente, como todo superesportivo, não se pode pensar em utilizá-lo no dia a dia normal, porque é barulhento, tem suspensões duras e o nível de conforto, independente do luxo e requinte dos materiais, é exatamente o que se busca em um carro de desempenho absurdo. assim como o nível de exposição de quem o possui é elevado à 8ª potência, por ser impossível um spyker c8, em qualquer versão, passar despercebido. e isso tem um preço, que começa em £188.000 “ é, cento e oitenta e oito mil libras, algo em torno de r$ 1.100.000,00 “ lá na europa, onde um helicóptero robinson r22 custa £150.000¦ ![005](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/1449848989_005.jpg)

Entre para responder