Coluna de carro por aí por roberto nasser



  • ![fotos: divulgação](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/1445601858_a-roberto-nasser.jpg) fotos: divulgação **subaru, japonês para ser lembrado** quem conhece automóvel, sabe: qualquer hipotética relação de qualidade forçosamente inclui a subaru nas primeiras linhas. marca pouco divulgada, é de amplo agrado a seus usuários, seja por projeto com motor dianteiro de quatro ou seis cilindros, gasolina ou diesel, turbo ou não, cilindros opostos, com o virabrequim na mesma altura do eixo de transmissão, invejável equilíbrio e estabilidade, pouco gasto de pneus. faz sucesso em mercados onde se exige confiabilidade em situações extremadas, como o gelo nas estradas e ruas canadenses, nos desertos australiano e chileno, seus mercados referenciais. no brasil a marca veio ao início dos anos 90 trazido pela importadora dos lada, e chegou à caoa, representante de hyundai importados. mas gerida por humores, não decolava. novo presidente, o eng antonio maciel neto, convidou flávio padovan, ex-diretor da ford, ex-vice presidente comercial da vw, e ex presidente da jaguar land rover, para ser diretor geral da marca. surpresa do mercado, padovan aceitou o desafio, negócio pequeno ante sua experiência, mas apoio e visão deram nova cara à operação: ampliou-se de 12 para 20 lojas, a de produtos a 7 para ampliar leque de clientes. em 2015 cresceu 55% nas vendas entre janeiro e novembro. **mais** estilo pouco arejado era problema dos subaru, exceto por projeto ao final dos anos 80 por giogetto giugiaro, esportivo estradeiro sobre o _station wagon_ outback. não era esportivo, mas um 2+2 com estilo e os marcantes vidros de motorista e passageiro formados por duas partes. é o svx, 3,3 litros, 245 cv, 0 a 100 km/h em 7s, final de 248 km/h, rápido, confortável, importados apenas 50 unidades. há anos co optou o número dois da equipe de walter de silva na fiat e no projeto de alfas 145, 146 e 166\. andreas zapatinas, grego formado na califórnia, na subaru traçou parâmetros, assinatura estética e filosofia da linha. saiu, substituído por osamu namba, mas os conceitos gerais se mantém, tornando produtos mais atrativos. **novos** a caoa trouxe a sexta geração do sedã legacy e do _station wagon_ outback. novos produtos, nova plataforma, entre eixos ampliado a 2,75 m, mais 4,1 cm no comprimento e 1,5 em altura. aos olhos brasileiros, com 4,79m de comprimento o legacy é considerado grande “ para comparar é um palmo maior que o novo ford focus fastback. espaço bem aproveitado, confortável ao uso nas duas fileiras de bancos, visual com elegante linha lateral sugerindo um cupê. faróis com projetores em leds, rodas leves em 18, e na traseira outra moda, as saídas de escapamento opostas. mecânica comum aos dois: motor _boxer_ seis cilindros opostos 3 a 3, 3,6 litros de deslocamento, 24 válvulas, 256 cv e 35,7 m/kgf de torque. configuração permite colocá-lo em posição baixa, uma das bases para o excelente comportamento, oferecendo muita estabilidade. transmissão automática tipo polias variáveis, com sete marchas definidas, chamada pela subaru de _lineartronic_, alusão à distribuição de torque pelas quatro rodas, e capacidade de regulagem de motor, suspensões e direção em três padrões diferentes “ _intelligent, sport_ e _sport sharp_. ou seja conforto econômico; rendimento esportivo; radicalidades. outro auxílio eletrônico, o _active torque vectoring_, controle eletrônico de estabilidade acionando freios na roda interna à curva para permitir melhor controle. automóvel completo “ sete almofadas de ar, controles de estabilidade e tração, bancos em couro com os dianteiros reguláveis eletricamente, câmera de ré, teto solar. no outback, de plataforma é igual, mecânica e conteúdo também o seguem. a subaru o descreve com classificação própria, um curioso _crossuv_, cruza de _crossover_ com _suv_, utilitário esportivo. mantém o bom espaço interno, a mesma dotação de equipamentos, e tem tentativas formulações a uso especial. são a maior altura do solo “ 21,3 cm “ favorecendo melhores ângulos de entrada e saída em terrenos irregulares, e dotação eletrônica dita _x-mode_ na transmissão, e o sistema de freio eletrônico para descidas muito inclinadas, além de controlador de velocidade reduzida para trechos muito irregulares. mesmas rodas com aro de 18 polegadas e pneus de uso misto. vêm completos, sem opcionais. **em uso** considere o leitor as impressões sobre o legacy, pois o trecho utilizado foi em ruas paulistanas, avenidas marginais e rodovia pedagiada, esta de condições quase europeias. o outback foi aplicado à mesma situação. são agradáveis, confortáveis, silenciosos, inerente transmissão de segurança “ uma das boas características da marca. apesar das condições do trecho utilizado, há desnecessários ruídos de protesto das suspensões, indicadoras de não terem recebido tratamento adequado ao uso de _rallye_ urbano, oferecido por nossas ruas e estradas. na prática um excesso de confiança à competente construção do automóvel e do _crossuv_. ou seja não foram adequados ao país, acreditando na boa constituição para suportar nossas mazelas. custam, legacy r$ 152.900 e outback r$ 159.900, garantia de 5 anos. ![foto legenda 01 coluna 5115 - subaro](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/foto-legenda-01-coluna-5115-subaro-.jpg) **roda-a-roda** **meio termo “** mercedes passa a vender um misto quente, o c 450 amg 4matic. mescla carroceria c com motor 3,0 v6 biturbo e 367 cv de potência, tração integral para melhor dirigibilidade e segurança no acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9s. preparação amg. **na prática** “ transmissão automática com 7 velocidades, mudanças extra rápidas. é confortável sedã em versão de comportamento esportivo, rico em conteúdo de mecânica, eletrônica e infodivertimento. a r$ 309,900\. degrau superior, o c 63 arranha os r$ 700 mil. ![foto legenda 02 coluna 5115 - c 450 amg](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/foto-legenda-02-coluna-5115-c-450-amg-.jpg) **fim “** fim triste de referência em estilo e de era da indústria automobilística: a mítica e quase secular pininfarina (1930) será assumida pela indiana mahindra & mahindra. ex empresa grande, construindo suas criações, deu prejuízo em 10 dos últimos 11 anos, e sobrevivia como escritório de _design_. **negócio** “ 185m euros por 76% das ações, dispondo-se a comprar os demais. indianos se espraiam: adquiriram a coreana ssangyong e o negócio de ciclomotores peugeot. é o fim da era das carrocerias personalizadas, determinado pela globalização, insana luta pela sobrevivência no mercado de automóveis. **global “** jaguar land rover, controlada pela indiana tata, iniciou construir fábrica na eslováquia: 150 mil unidades anuais, um terço da atual capacidade industrial da companhia. quer participar do mercado mundial. **onde “** país cresce como base produtora. lá vw faz touareg e audi q7; kia mais de 300 mil unidades/ano; psa peugeot citroën 255 mil anuais. tem boa estrutura logística e de fornecedores. **aqui** “ no brasil constrói pequena unidade em itatiaia, rj, para 17 mil/ano. **padrão “** porsche acrescentou aos boxter e cayman “ ambos com motor entre eixos “ o prefixo 718\. número indica plataforma vencedora em corridas, derivada da 550, a primeira entre eixos traseira e motor _boxer_ de 4 cilindros. **bmw x1 “** pré lista de inscrições para comprar o x1 bmw, com montagem em janeiro nas instalações de araquari, sc. é _sav “ sport active vehicle_ “, com jeito de valente, mas limitado à tração nas rodas traseiras. terá versões _sdrive 20i, x-line_. exceção é o _xdrive25i sport_, com tração integral. **como** “ dois primeiros com motor 2,0 turbo, 192 cv, 280 nm de torque. no 25i, respectivos 231 cv e 350 nm. em todos transmissão automática de 8 marchas. preços, r$ 166.950; 179.950; e 199.950. ![foto legenda 03 coluna 5115 - bmw x1](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/foto-legenda-03-coluna-5115-bmw-x1.jpg) **dezembro “** mercedes-benz liderou mercado premium até novembro com 15.620 unidades, por renovar linha e ampliar rede de concessionários. neste mês grande disputa entre audi, bmw e mercedes para fechar em liderança. **exemplo** “ bmw, tentando voltar ser líder após cair à terceira posição **“** e motivar mudança de presidente -, passou estoque do modelo 320gt à localiza. **é agora “** _a fim de importado o km ?_ a hora é agora. os importadores, em especial audi, bmw e mercedes praticam preços com valor antigo para o dólar. em janeiro bmw subirá mais de 20% no 320 sport, e mercedes entre 6 a 10%. assim, querendo, decida-se enquanto há estoque a preço histórico. **por exemplo** “ audi lançou o a3 _sedan_ nacional, motores 1.4 e 2.0, mas liquida o estoque antigo, ainda importado, hoje mais barato que o nacional. **ponto de vista** “ _coluna_ estranhou em edição anterior, a defesa pessoal da presidente dilma frente ao tribunal de contas da união, pelo advogado geral da união. o processo não é contra o país, mas contra a presidente. **óptica** “ o objeto da recusa das contas, ditas pedaladas, não são de iniciativa da união, mas da ocupante da presidência. assim, sua defesa deveria ser feita por advogado privado, por ela contratado, enquanto o advogado geral da união deveria estar em posição contrária, a favor da união e de nós contribuintes. o psdb questionará em juízo tal procedimento. **prêmios “** fim de ano, muitos júris indicam melhores veículos em seus segmentos. apenas dois organizados por jornalistas do ramo: o _abiauto_, da associação destes profissionais, e o recente e bem estruturado _carsughi l auto preferita,_ liderado por um decano da atividade, o italiano claudio carsughi. **abiauto** “ 51 associados da entidade elegeram o volkswagen up! tsi melhor carro 2015 e melhor compacto; peugeot 2008 melhor minivan/ monovolume; jeep renegade melhor utilitário esportivo; renault oroch melhor picape, e audi com melhor importado com audi tt, e melhor nacional com a3 sedan. **l auto “** júri formado por 19 profissionais de destaque, liderados pelo próprio carsughi, indicou vw up! tsi carro 1.0; audi a3 _sedan_; carro entre 1,3 e 1,6; renault sandero rs carro com motor 1,8 a 2,0; subaru wrx sti, acima de 2,0. **mais** “ audi tt carro luxo/premium; jeep renegade como suv/crossover pequeno; honda hr-v suv/crossover médio; ford edge suv/crossover grande. picape pequeno foi renault duster oroch e médio toyota hilux. prêmio sócio ambiental o parque eólico honda. **o _cara_ “** mais premiado nos diversos certames, o up! em versão turbo, a tsi. **furou** “ presidente eleito da argentina maurício macri desejou ser conduzido em sua posse pelo cadillac 1952 conversível, doado pela general motors ao governo juan domingo perón, presidente à época. não deu. a equipe em final de governo de cristina kirchner, negou. desfilou em vw touareg conversível. **dna “** justiça de mar del plata, argentina, confirmou oscar _cacho_ espinosa filho do penta campeão mundial juan manuel fangio, produto da longa relação com andrea berruet, a _beba_. não foi surpresa, _cacho_ sempre integrou os times de fangio e utilizava o sobrenome. ![foto legenda 04 coluna 5115 - cadillac 1952](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/foto-legenda-04-coluna-5115-cadillac-1952-.jpg) **retifica rn** **“** _coluna_ com notícia sobre o lançamento do multi utilitário mercedes vito, não esclareceu ser a versão passageiros, com motor gasolina 2,0, dotado de tração traseira. aplicação de transporte, com motor 1,6 diesel “ produzido pela aliança renault-nissan “ emprega tração frontal. **mais “** o pedido ultrapassou o de rubén vázquez, com a mesma postulação. **fim “** taxi mais longevo em serviço em cidade grande, vw 1600 sedã de 1969 será proibido de prestar tal serviço. funciona, desde o km com o proprietário edson monteiro de araújo, mas a prefeitura de niterói, rj, limitou em 8 anos a idade máxima dos veículos em tal serviço. **serviço** “ deveriam criar exceção para serviços turísticos, como há no exterior para os antigos taxis ingleses e as carruagens. o _zé do caixão_, como então chamado, desde quando lançado, integra a paisagem e é atração turística. **fórmula 1** “ pirelli quantificou o uso de seus pneus na fórmula 1: 35.964, sendo 6.108 para testes; restantes _slick_ e para chuva ou intermediários. todos foram reciclados. no folclore da temporada, o _chef_ do _team_ pirelli cozinhou 800 kg de macarrão “ coisa para umas 6.500 pessoas. **mercado “** o grande processo de valorização dos veículos antigos, puxado pelos eua, deve arrefecer “ ou cair. razão econômica externa: a correção dos juros mínimos anuais pelo fed, banco central estadunidense. **razão** “ desde a crise de 2008 o percentual dos juros foi congelado em zero a/a, fomentando a procura por outros investimentos. investidores migraram dos insossos depósitos bancários para aplicações tri dimensionais, móveis, e com emoção, como os automóveis antigos. **gente** “ _virginie de chassey, 47, comunicóloga, ascensão: diretora mundial de relações públicas da psa peugeot citroën._ **oooo está na companhia desde 2004, trabalhou no setor e na gestão de qualidade. oooo** ””””””””””””””””””””””””””””””””- **vw up! tsi, nacional mais premiado** balanço feito pela volkswagen dentre os múltiplos júris apreciando veículos nacionais e estrangeiros à venda no mercado doméstico, o up! tsi e seu motor turbo alimentado, é o mais premiado do ano. na prática foram 10 premiações nos cinco meses decorridos desde o lançamento em julho, e láureas adicionais como _compra do ano_ pela revista _motorshow_; _melhor compacto e carro abiauto 2015_; _melhor nacional até r$ 60.990_ pelo _top car tv_; _melhor automóvel de passeio 1.0_ pelo novato _l auto preferita_; _lançamento do ano_ de acordo com a revista _carro_; _mais premiado_ no _ten best 2016_ pela revista _car and driver_; _melhor carro compacto_ segundo a _car magazine_. melhor formulação como carro de entrada no mercado, o up! enfrentou dificuldades e vendas desproporcionais em relação ao seu projeto e aplicação por conta do preço mais elevado que os concorrentes de formulação antiga, e pelo motor com três cilindros. o desenvolvimento do motor para o uso do turbo alimentador elevou seu conceito, com rendimento de veículo com cilindrada bem maior e consumo menor. como disse a _coluna de carro por aí_, _1,0, rendimento de 1,8, consumo de 0,9_. o projeto comercial bem se casou com o aprimoramento. a vw evitou tratá-lo com performance esportiva, e por isto não empregou as siglas rs e ts, ou a palavra turbo, indicativas de perfil operacional mais esportivo, optando pela sigla tsi, e não empregou o motor apenas em destacada versão de topo. ao contrário, é um pacote a ser aplicado nas versões posteriores à básica, tentativa de atingir maior clientela. a história do up! no brasil é at e dt. ![foto legenda 05 coluna 5115 - up! tsi](http://carxpressmag.com/wp-content/uploads/foto-legenda-05-coluna-5115-up-tsi.jpg)

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