Renault twizy tem emplacamento liberado no brasil



  • renault-twizy-sport-f1-1500x1000

    veículo elétrico à venda em 35 países do mundo, o elétrico twizy agora pode ser homologado e emplacado no brasil, graças a resolução do conselho nacional de trânsito (contran). referência mundial em mobilidade urbana 100% limpa, a renault é a única fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos no mercado, composta por quatro diferentes modelos: zoe, kangoo z.e, fluence z.e e o próprio twizy. a aliança renault-nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo, com mais de 274 mil veículos vendidos.

    a resolução enquadra o twizy como um quadriciclo, permitindo ao modelo circular apenas em vias urbanas. o twizy leva até dois passageiros em seus 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura. o motor 100% elétrico gera potência equivalente a 20 cv e tem autonomia de 100 km.

    duas unidades do twizy já rodam por praças e parques de curitiba desde a copa do mundo de 2014. na ocasião, a renault e a prefeitura de curitiba firmaram uma parceria para a utilização do compacto, além de cinco unidades do zoe e três do kangoo z.e, pela guarda municipal, setran e centro móvel de informações turísticas. o projeto representa a primeira e maior parceria do país envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público.

    a renault já comercializou mais de 130 unidades da sua gama z.e. no brasil, todas elas destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.

    em 2013, itaipu e renault assinaram um acordo de cooperação tecnológica prevendo a montagem de 32 twizy a partir de 2014 no centro de pesquisa desenvolvimento e montagem de veículos elétricos de itaipu (cpdm-ve/ib), em foz do iguaçu (pr). os veículos são utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico.

    os 32 twizys chegaram à itaipu em regime skd (semi knock down, na sigla em inglês) “ ou seja, parcialmente desmontados. na usina, o trabalho envolveu a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria “ totalizando aproximadamente 90 peças.

    a atividade mobilizou engenheiros e técnicos da matriz da renault, na frança; da fábrica do twizy instalada em valladolid, na espanha; da fábrica da renault em são josé dos pinhais; do parque tecnológico itaipu (pti); e da própria binacional.

    fonte: imprensa.renault.com.br


Entre para responder