Chevette 1.6 para 1.7



  • galera, vou tentar adiantar um assunto de meu interesse, até pq desmontei meu motor h? pouco tempo, ainda não tirei os pistões, mas se eu tiver quebrado canaleta vai ser pra onde eu vou partir, o aumento de cilindrada do meu motor de chevette pesquisei pelo fórum mas não achei muita informação concreta sobre esse assunto a questão é a seguinte, existem diversas formas de aumentar a cilindrada desse carro, vamos por partes: dados atuais do meu motor: pistão 82 mm - atualmente pistão std de 1.6 dl q é cavado curso 75,7 mm cilindrada 1599 cm? bloco e eixo std de 1.6 a espessura da parede da camisa é de 5 mm te?ricamente (corrijam se eu estiver errado) eu tenho 10mm de medida de pistão até encostar no bloco, mas é lágico q isso é inviável né receita 1: pistão de ap 2.0 gasolina carburado pistão 83 ou 83,5 mm cilindrada vai para 1638 cm? com 83mm e 1658 cm? com 83,5mm (1.7) altura com o bloco: 1 mm abaixo do bloco (precisa rebaixar??) trabalhos: retifica do bloco e embuchamento de biela vantagem: destaxa mais o motor, pistões mais leves e preão dos pistões desvantagem: dizem que a canaleta dos aps é bem mais fr?gil que as dos pistões do chevette, que não compensa se não for forjado receita 2: pistão de monza 1.8 fam?lia 1 gasolina pistão 84,8 mm cilindrada vai para 1710 cm? (1.7) altura com o bloco: opiniões divergem, uns dizem q fica mais alto, outros mais baixo, quero a ajuda de vcs aqui, oq vcs sabem sobre??? trabalhos: retifica do bloco vantagem: maior cilindrada, pistão teoricamente mais resistente q os demais desvantagem: a possibilidade de plainagem dos pistões, ou a possibilidade de ter q rebaixar muito o bloco, taxa de compressão mais alta caso haja plainagem dos pistões receita 3: pistão de monza 2.0 fam?lia 2 gasolina pistão 86 mm cilindrada vai para 1759 cm? (1.8) altura com o bloco: mais alto que o bloco, alguém sabe quantos mm é mais? trabalhos: retifica do bloco, rebaixar e abrir as camisas vantagem: maior cilindrada desvantagem: taxa mais alta e aí galera? vamos discutir sobre esses assuntos? ajudem o amigo é melhor o miolo do humilde chevettinho dele []s


  • dados dos pistões retirados do catélogo da metal leve algumas infos descritas eu não entendi, com isso dá pra saber a altura que os pistões ficariam no bloco do chevette? pistão chevette 1.6 dl original [![](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20dl.jpg)](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20dl.jpg) pistão ap 2.0 gasolina carburado [![](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20ap%202-0.jpg)](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20ap%202-0.jpg) pistão monza 1.8 gasolina [![](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20monza%201-8.jpg)](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20monza%201-8.jpg) pistão monza 2.0 gasolina [![](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20monza%202-0.jpg)](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20monza%202-0.jpg) e aí? quero ajuda []s


  • no caso, a dist?ncia do centro do pino do pistão até o topo do pistão do de monza 2.0 gasolina, é de 30mm, o primeiro valor da 4 coluna…dapra ter uma boua base assim


  • pra galera que quiser buscar outras informações extremamente útil [http://catalogo.mahle.com.br/catalogos/piston/welcome.do](http://catalogo.mahle.com.br/catalogos/piston/welcome.do) []s


  • dudu, pistão de gm não é um ?cone em resist?ncia nem se comparado com pistão de ap. cuidado.


  • dudu, o que o pessoal usa é pistão de monza 1.8 mesmo, mas tem que ser fase 2, posterior a 86\. este que vc postou é fase 1, e a altura de compressão é bem maior.


  • > dudu, pistão de gm não é um ?cone em resist?ncia nem se comparado com pistão de ap. cuidado. > > [snapback]515016[/snapback] oi tia a questão que foi levantada pelo meu preparador, num é comparar o pistão de ap com o de gm, é o fato da canaleta do mesmo ser mais fina q a do pistão do chevette, enfim, baseado nisso ele teria mais facilidade pra quebrar se utilizado no motor de chevette tendeu? ![:humpft:](http://www.preparados.com.br/public/style_emoticons/default/biggrin.gif) tá aqui fazendo os calculos, já já posto coisa nova aqui pra galera discutir depois de pronto bem que podia virar um hot topic hein to tentando detalhar ao máximo []s


  • qdo eu tinha cheva monteio com o 86mm mas foi um trampo arrumar junta eu montaria com o 84,8mm e tem este lance mesmo do fase 1 e fase 2 serem diferentes a altur dos pinos


  • > dudu, o que o pessoal usa é pistão de monza 1.8 mesmo, mas tem que ser fase 2, posterior a 86\. este que vc postou é fase 1, e a altura de compressão é bem maior. > > [snapback]515034[/snapback] pistão monza 1.8 fase 2 [![](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20monza%201-8%20fase%202.jpg)](http://www.dnsteam.com.br/dudu/pistoes/pist%e3o%20monza%201-8%20fase%202.jpg) segue as specs do 1.8 fase 2 hehehehehe []s


  • em ap, quando se quer transformar um 1.8 num 1.9, o ideal é os pistões de 84,8mm mas, nesses casos, o bloco tem que ser rebaixado um pouco (não sei o quanto)…então, o pistão de monza 1.8 fase ii é mais baixo que o de ap 1.8... vc colocou o curso do vira mas qual o tamanho das bielas...??? vc sabe qual o r/l...??? seu carro é aspirado ou turbo...??? > galera, > > vou tentar adiantar um assunto de meu interesse, até pq desmontei meu motor h? pouco tempo, ainda não tirei os pistões, mas se eu tiver quebrado canaleta vai ser pra onde eu vou partir, o aumento de cilindrada do meu motor de chevette > > pesquisei pelo fórum mas não achei muita informação concreta sobre esse assunto > > a questão é a seguinte, existem diversas formas de aumentar a cilindrada desse carro, vamos por partes: > > dados atuais do meu motor: > > pistão 82 mm - atualmente pistão std de 1.6 dl q é cavado > > curso 75,7 mm > > cilindrada 1599 cm? > > bloco e eixo std de 1.6 > > a espessura da parede da camisa é de 5 mm te?ricamente (corrijam se eu estiver errado) eu tenho 10mm de medida de pistão até encostar no bloco, mas é lágico q isso é inviável né > > receita 1: pistão de ap 2.0 gasolina carburado > > pistão 83 ou 83,5 mm > > cilindrada vai para 1638 cm? com 83mm e 1658 cm? com 83,5mm (1.7) > > altura com o bloco: 1 mm abaixo do bloco (precisa rebaixar??) > > trabalhos: retifica do bloco e embuchamento de biela > > vantagem: destaxa mais o motor, pistões mais leves e preão dos pistões > > desvantagem: dizem que a canaleta dos aps é bem mais fr?gil que as dos pistões do chevette, que não compensa se não for forjado > > receita 2: pistão de monza 1.8 fam?lia 1 gasolina > > pistão 84,8 mm > > cilindrada vai para 1710 cm? (1.7) > > altura com o bloco: opiniões divergem, uns dizem q fica mais alto, outros mais baixo, quero a ajuda de vcs aqui, oq vcs sabem sobre??? > > trabalhos: retifica do bloco > > vantagem: maior cilindrada, pistão teoricamente mais resistente q os demais > > desvantagem: a possibilidade de plainagem dos pistões, ou a possibilidade de ter q rebaixar muito o bloco, taxa de compressão mais alta caso haja plainagem dos pistões > > receita 3: pistão de monza 2.0 fam?lia 2 gasolina > > pistão 86 mm > > cilindrada vai para 1759 cm? (1.8) > > altura com o bloco: mais alto que o bloco, alguém sabe quantos mm é mais? > > trabalhos: retifica do bloco, rebaixar e abrir as camisas > > vantagem: maior cilindrada > > desvantagem: taxa mais alta > > e aí galera? vamos discutir sobre esses assuntos? > > ajudem o amigo é melhor o miolo do humilde chevettinho dele > > []s > > [snapback]514917[/snapback]


  • carro é turbo, não sei o tamanho das bielas, consequentemente nem o r/l []s


  • enfim, fiz uns calculos e aqui está os resultados pistão do dl diametro: 82 mm diametro do pino: 23 mm altura do centro do pino ao topo do pistão: 33,23 mm resultado: fica rente ao bloco (digamos assim, pq tem a folga etc) pistão ap 2.0 diametro: 83 mm ou 83,5 mm diametro do pino: 20 mm (precisa embuxar as bielas) altura centro-topo: 29,30 mm resultado: 4 mm abaixo do bloco pistão gm 1.8 fase 1 diametro: 84,8 mm diametro do pino: 23 mm altura centro-topo: 40 mm resultado: tem que tornear 7mm do pistão = pistões retos pistão gm 1.8 fase 2 diametro: 84,8 mm diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas) altura centro-topo: 33,25 resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema?? pistão gm 2.0 fase 2 diametro: 86 mm diametro do pino: 21 mm (precisa embuxar as bielas) altura centro-topo: 30 mm resultado: 3,25 mm abaixo do bloco (possivelmente rebaixar o bloco) enfim, acho q seria interessante o pistão gm 1.8 fase 2 oq vcs me dizem? []s


  • só pra constar considerando bielas de mesma medida curso do 1.6 = 75,7 mm curso do 1.4 = 66,2 mm temos 9,5 mm de diferença, ou seja, q ele fica mais baixo altura centro-topo - pistão do 1.6: 33,3 mm - pistão do 1.4: 38,0 mm temos 4,7 mm a mais de altura que o outro pistão 9,5 - 4,7 = 4,8 mm enfim, baseado nisso, digo que o bloco de 1.4 é 4,8 mm mais baixo originalmente que o bloco de 1.6 alguém confirma? []s


  • > resultado: 0,02 mm acima do bloco, será q tem problema?? > > [snapback]515124[/snapback] pistão do celta vhc fica a 0.3mm acima do bloco….hehehe


  • brow, eu jah vi usar pistão do monza fase 1.8 fase um e ficar com 128 cv aspirado com comando 288, um cabura weber de motor cht e uma 4 x 1


  • galera, pra constar, medi a biela do meu chevette tem 117 mm do centro do pino ao centro de onde vai no eixo []s


  • baseado no minha medição da biela (que pode não ser tão exata) r/l = ( curso / 2 ) / biela r/l = (75,7 / 2) / 117 = 0,32 um pouco ?spero mesmo, achei uns outros cálculos legais sobre velocidade média dos pistões giro_____curso____velocidade (m/s) 1000_____75,7_____2,52 1500_____75,7_____3,79 2000_____75,7_____5,05 2500_____75,7_____6,31 3000_____75,7_____7,57 3500_____75,7_____8,83 4000_____75,7_____10,09 4500_____75,7_____11,36 5000_____75,7_____12,62 5500_____75,7_____13,88 6000_____75,7_____15,14 6500_____75,7_____16,40 7000_____75,7_____17,66 7500_____75,7_____18,93 7928_____75,7_____20,00 8000_____75,7_____20,19 até onde entendi, a velocidade dos pistões para evitar desgaste excessivo não pode ultrapassar 20 m/s, ou seja, tenho um curso bom pra meu motor ser virador? []s


  • galera, nas minhas andan?as e conversan?as peguei vêrias opiniões a questão é a seguinte: segundo a pessoa que preparou inicialmente meu carro, pq quem ta metendo a cara sou eu (tudo eu q to fazendo na minha garagem) mesmo os outros 3 pistões estando inteiros, pode ter rolado microfissuras q não compensariam mante-los, pq até com baixa pressão eles iam acabar abrindo o bico ou seja, pra fazer direito troca-se os 4 pensando nisso, eu trocaria pelos gm 1.8 fase 2, ia pra 1.7 mas o trabalho de desmontar tudo, retifica, dinheiro gasto com os trabalhos é mais etc, será q não compensa comprar logo os pistões forjados e lançar lá??? 1) será q eu consigo pistões de chevette forjados??? 2) se conseguir, mesmo assim precisarei de retifica??? mesmo com medidas std ?? 3) oq compensa mais?? se bobear eu vou é comprar outro jogo std da mahle e bola pra frente falem ae []s


  • e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9 82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta.. iasa é uma boa marca de pistão forjado? iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ?? que marcas de pistões forjados vcs recomendam? []s


  • > e ae gente, me ajudem com idéias, eu to viajando aqui na maionese com idéias mirabolantes e formulas de professor pardar > > descobri que a iasa fabrica pistões 82 mm com pino deslocado, q dá pra usar na boa no meu bloco… pistão pra montar ap 1.9 > > 82 mm - 20 mm pino - 32,30 de altura do pino ao topo > > só q entrei em contato com o sórgio da beepturbo e segundo ele esse jogo de pistões quase não vende, ou seja tá em falta.. > > iasa é uma boa marca de pistão forjado? > > iapel, ross, wiseco, je, probe tem pistões com essas medidas da iasa tb ?? > > que marcas de pistões forjados vcs recomendam? > > []s > > [snapback]516102[/snapback] cac? usa iasa e recomanda …tira tuas conclusões....hehehe

Entre para responder