Ir para conteúdo

Welcome to Preparados
Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to create topics, post replies to existing threads, give reputation to your fellow members, get your own private messenger, post status updates, manage your profile and so much more. If you already have an account, login here - otherwise create an account for free today!
Foto

Técnicas de fabricação de fibra de carbono

- - - - -

  • Por favor, faça o login para responder
40 respostas neste tópico

#1
Joel_RS

Joel_RS
  • Members
  • 11368 posts
Buenas?

Estava conversando aqui e citaram a fabricação de umas peças de fibra de carbono.
Andei pesquisando e não achei nada no Brasil. O que seria necessário para produzir moldes e peças em CFRP?
Se é caro, quão "caro" é? Aquele processo de cozimento da fibra como usavam na Mc F1 é obrigatório?

A produção desse tipo de material abriria um bom leque de opões de peças, incluindo pra carro é claro.
Camiseta Preparados - BEST.ART.br
Szybkiego powrotu do zdrowia Robert

#2
quarteto

quarteto

    SPPT - Membro Nº 11.

  • Conselheiro
  • 24739 posts
eu sei muito pouco sobre isso, e te falo que aquele cozimento em forno do tipo "autoclave" só é necessário para peças que se submeterão a algum estresse (por exemplo, um monocoque)....esse processo faz com que a fibra fique mais rígida...

se isso não for necessário (como no caso de molduras, apliques, etc.), pode-se fazer como em uma fibra de vidro....usa a manta, molda, pasa uma resina e espera secar...caso seja necessário mais resistência, existe uma estrutura q eles chamam de "honeycomb" ou algo assim, q parece uma colméia de abelha....daí é só fazer o sanduíche de fibra com essa estrutura no meio...

o pouco q eu sei é isso...
saudade...

MBV - Perdi a paciência!!!

descealenha defenestrações: "o acelerador é o da direita!!!"

piloto oficial da descealenha defenestrações, divisão arrancada motorsport: Tijolo

#3
quarteto

quarteto

    SPPT - Membro Nº 11.

  • Conselheiro
  • 24739 posts
só pra te ajudar:

http://www.carbon-ar...ct/Product.html

http://www.robotcomb...fiber_sand.html

http://www.wasatchsk.../technology.htm
saudade...

MBV - Perdi a paciência!!!

descealenha defenestrações: "o acelerador é o da direita!!!"

piloto oficial da descealenha defenestrações, divisão arrancada motorsport: Tijolo

#4
Joel_RS

Joel_RS
  • Members
  • 11368 posts
Valeu teteto!
Szybkiego powrotu do zdrowia Robert

#5
Maran

Maran

    .::CDDM::. Sub-Chefia Nº02

  • Members
  • 9020 posts
Agora acho que sai o Seven :hauhau:
Money talks.

#6
Tshiii

Tshiii
  • Members
  • 3001 posts

eu sei muito pouco sobre isso, e te falo que aquele cozimento em forno do tipo "autoclave" só é necessário para peças que se submeterão a algum estresse (por exemplo, um monocoque)....esse processo faz com que a fibra fique mais rígida...

se isso não for necessário (como no caso de molduras, apliques, etc.), pode-se fazer como em uma fibra de vidro....usa a manta, molda, pasa uma resina e espera secar...caso seja necessário mais resistência, existe uma estrutura q eles chamam de "honeycomb" ou algo assim, q parece uma colméia de abelha....daí é só fazer o sanduíche de fibra com essa estrutura no meio...

o pouco q eu sei é isso...



eu tenho umas lascas da carenagem de carro de F1, da Jaguar do Mark Weber, nem lembro que ano foi...
E é com essa colméia ai... realmente é muito duro e leve!!!

um amigo meu faz várias peças de fibra de carbono, mas tudo coisa estética, de acabamento, etc, que não precisam resistir a esforços... e ficam muito bom, faz como se fosse fibra de vidro, só que é mais facil pq ela é um tecido inteiriço...
GM 2.0 16V
Imagem Postada

#7
Joel_RS

Joel_RS
  • Members
  • 11368 posts
Então, a idéia principal é de usar cfrp em laterais de esteiras de transporte por ser mais leve que a madeira.
Pelo jeito, o problema é fazer mesmo.
Szybkiego powrotu do zdrowia Robert

#8
Adriano Sushi

Adriano Sushi

    Consultor Técnico

  • Members
  • 8643 posts
Tb tenho interesse.

Quando for mexer na puma, vou substituir umas peças dela por peça de fibra de carbono...

#9
Edu4rdoBR

Edu4rdoBR
  • Members
  • 3521 posts
Alguém sabe quanto custa em média as folhas de carbono e a resina?

Eu também tenho interesse na confecção de algumas peças internas
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

Nós Estamos Aqui: O Pálido Ponto Azul (Legendado)

#10
THIAGOIANO

THIAGOIANO
  • Members
  • 999 posts
Sei que tem uma empresa em SP especialista em peças de FC pra carros de competição e etc..... tenho uma revista nao sei onde que mostra nao lembro que carro feito por eles com o interno TODO de FC.......orgasmático......mas nao lembro o nome da empresa tambem........

Espero ter ajudado...... :bravo:
OLD SCHOOL HYBRID: BURNS GAS AND RUBBER !!!!!!!!
Imagem Postada
DÁI, MODA-FÓCA !!!