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Cálculo Bicos Injetores

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14 respostas neste tópico

#1
Graxinha

Graxinha
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Ae Galera bls?

Ai fiz um cálculo aki e gostaria de saber de vc's se estou certo ou não!

Há algum tempo venho incucado com os bicos 160lbs que é o msm q 1,680ml/m.Ai pensei por ex:o Fusca FLD #45 de Fabio Alarcon ultiliza 8 bicos de 160lbs(1,680ml/m)cada bico,multiplicando o Nº de bicos pela sua vazão daria 13,440ml ou melhor 13,5 litros.Intão esse Fusca a tal Rotação (X) com os bicos 100% abertos em um minuto gastaria 13,5 litros ?

Um bico IWP043 na tabela ele tem vazão de (34 a 40ml/m),a 3bar Pulsando!
Eu msm fiz um teste com um IWP043 mais com pressão de 3bar ultizando 80% da capacidade do bico e o msm deu vazão de 40ml/m Pulsando.Ai dps fiz outro teste com o msm IWP043,100% aberto direto no 12V a 3bar e o msm deu vazão de 200ml/m,intão comparando o teste dele pulsando p/ ele aberto ele multiplica sua vazão por 5 ou seja ele pulsando tem vazão de 40ml/m, 5 x 40ml=200ml e ele totalmente aberto tem vazão de 200ml/m, 200ml / 5=40ml que e a vazão dele pulsando,resumindo isso quer dizer que a diferença dele pulsando para ele totalmente e que ele multiplica o a vazão por 5!

Intão o 5 para mim virou Regra p/ cálculo!

Retirado do Manual da FUEL TECH:
"Os bicos injetores são especificados em lb/hr (libras hora) ou em cc/min (mililitro por minuto) com um teste realizado com o bico totalmente aberto a uma pressão de combustível de 3bar (43,5psi)."

Ou seja se o IWP043 a 3bar totalmente aberto deu vazão de 200ml ele e um bico de 19lbs/h ou seja pela regra (200 / 10,5=19lbs/h).

•Intão vamos ao meu cálculo:

Bico de 160lbs/h = 1,680ml/m se dividirmos esse valor "1,680" por "5"(regra) teriamos o valor da vazão deste bico a 3bar,pulsando e usando apenas 80% da sua capacidade,certo?

1,680 / 5=336ml/m que esse bico pulsaria no "Fusca" pois esta usando apenas 80% da sua capacidade,pois na maioria dos carro ngm ultiza o bico 100% aberto para garantir vida util do msm,certo?

Como o Fusca ultiliza 8 bicos seria:

8 x 336=2,688ml/m ou seja gastaria 2.6 litros de metanol em um minuto com os bicos 80% abertos,certo?

Como os bicos de alta vazão são decifrados em lbs/h e so fazer assim:

2,688ml/m e multiplica por 5 (regra):

2,688 x 5=13,440ml/m como ultiliza 8 bicos divida esse valor por 8.

13,440 / 8=1,680ml/m mais queremos em lbs intão divida esse valor por 10.5.

1.680 / 10.5=160lbs/h.

Resumindo minha duvida e que eu pensava que um bico de 160lbs montando em um AP por ex,em um minuto esse bico injetaria 1,680ml em um cilindro,imagina multiplicarmos por 4 pq o AP e 4 cilindros!


•Intão galera eu estou certo em dizer que um bico IWP043 e de 19lbs?

•Intão galera eu estou certo em dizer que um bico de 160lbs/h em um minuto ultilizando 80% de sua capacidade a 3bar tem vazão de 336ml/m?

•Intão galera eu estou certo em dizer que no caso o Fusca de Fabio Alarcon em um minuto não gastaria 13.5 litros de Metanol e sim 2.6 litros?


Por Favor deixem suas respotas ai!
E desculpe pelo livro que escrevi!
Desde de ja agradeço a todos!

#2
Graxinha

Graxinha
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Há tava esquecendo!

A formula que fiz e a seguinte!

Bico de 150lbs/h = 1,575ml/m (150 x 10.5 = 1,575)

Para saber quantos ml/m ele vai injetar no cilindro ultilizando 80% da capacidade dele a 3bar,e so dividir por 5!

O que seria (1,575 / 5 = 315 ml/l) intão esse bico de 150lbs em um minuto ultilizando 80% de sua capacidade injetaria 315ml/m no cilindro!

Há me repondam tbm se está formula e certa ou não ?

#3
Graxinha

Graxinha
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Há tava esquecendo!

A formula que fiz e a seguinte!

Bico de 150lbs/h = 1,575ml/m (150 x 10.5 = 1,575)

Para saber quantos ml/m ele vai injetar no cilindro ultilizando 80% da capacidade dele a 3bar,e so dividir por 5!

O que seria (1,575 / 5 = 315 ml/l) intão esse bico de 150lbs em um minuto ultilizando 80% de sua capacidade injetaria 315ml/m no cilindro!

Há me repondam tbm se está formula e certa ou não ?

#4
Adriano Sushi

Adriano Sushi

    Consultor Técnico

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Olha cara essas formulas eu nem analisei, mas na pratica eh bem diferente...

Tem mts fatores que geram perdas na vasão, e tb comparar bicos de baixa com de alta impedancia eh complicado, cada um tem um dead time diferente.

Fora que as maquinas de limpeza de bicos não são mt precisas no teste de vasão de bicos.

Uma coisa eh certa, o Fabio usa 8 bicos gigantes desses, mas com certeza não usa nem 70% da vasão total...

#5
JGL

JGL
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Pelo que vi tá certo sim, única coisa que eu estranhei foi a disparidade do bico 100% aberto pra 80%, deu muita diferença. Não estou duvidando do seu teste apenas estranhei o resultado.

Mas assino embaixo do Adriano Sushi, as maquinas de tyeste de bicos são muito imprecisas, e o dead time dos bicos influencia muito.

#6
overspeed

overspeed
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o que vc descreveu não tem sentido... qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...

normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2mS

outra coisa... DC de 80% ?... certo..mas qual o período ?

explico...

80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...

80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...



#7
Lost

Lost
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o que vc descreveu não tem sentido... qdo vc mede o bico todo aberto vc deixa de levar em consideração o deadtime do bico, tempo que ele leva pra abrir e efetivamente entrar em vazão constante, e qdo ele deixa de receber o pulso o tempo que ainda flui alguma coisa de vazão até fechar totalmente...

normalmente o dead time de um bico varia na casa dos 0,8 a 1,2mS

outra coisa... DC de 80% ?... certo..mas qual o período ?

explico...

80% de um período de digamos 100 segundos... ele fica aberto por 80segundos... 0,8ms de dead time num vai mudr praticamente nada no quanto flui de combustivel...

80% de um periodo de digamos 2 ou 3ms ja influencia pacas...


Aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. A frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. Levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms*0.80=4ms. Levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. Entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. Ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h*0.68=108lbs/h (aproximadamente)

Aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. Se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais "espesso". Sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina... acredito que seja mais "espesso" tambem.
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#8
Lost

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Viajei? Alguem concorda? Alguem discorda? Po, trancar topico sux...
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#9
SemControle

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ah Lost, nao sei exatamente como funcionam os bicos, mas levado em conta a parte matematica ao meu ver esta correto, isso ainda desconsiderando qq perda, e trabalhando com uma pressao fixa na linha, acho q por isso q a pressao ainda varia nos carros pelo menos entre lenta e a fase aspirada, sem levar em conta a fase turbo
“...não saber o que é verdadeiro, imagine descobrir de repente que as pessoas, os lugares e os momentos mais importantes pra você, não se foram nem morreram, mas pior... Nunca aconteceram...”

http://vwgolf.forumeiros.com/index.htm
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#10
16volts

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Aí vem o problema de pulsa o banco todo simultaneamente. A frequencia dos injetores quando acionados fullgroup é o dobro da rotação do motor, ou seja, com o motor a 6000 rpm, os injetores estao trabalhando a 12000 pulsos/min, ou 200 pulsos/s, o que da um intervalo de 1000/200=5ms entre cada pulso. Levando em consideração usar 80% do ciclo apenas 5ms*0.80=4ms. Levando em consideração uns 0.6ms de deadtime se usar peak and hold, sobram 3.4ms de tempo de injeção realmente util. Entao eu calcularia 3.4ms/5ms, o que da 68% da vazão estática. Ou seja, se em vazao estática sao 160lbs/h, pulsando a 6000 rpm fullgroup com 80% do ciclo, com deadtime de 0.6ms, vc teria por volta de 160lbs/h*0.68=108lbs/h (aproximadamente)

Aí ainda tem que ver se as 160lbs/h sao de gasolina. Se for, com alcool ja deve cair um pouco a vazao pois o alcool é mais "espesso". Sobre o metanol nao sei em comparação com a gasolina... acredito que seja mais "espesso" tambem.


Full-group seria 1x por volta, não??
Acho que a sua estimativa é razoável, mas o resultado deve ser discretamente maior que o esperado, pois a agulha não abre instantaneamente.
Mas eu ainda acho melhor pensar do final para o começo...
Os 160lbs tão alimentando 600cv @ 6500 RPM (na verdade é um pouco mais) +- numa FT com 95% de Duty Cycle.
Eu só faria uma estimativa diferente, levando em conta um dead-time maior para descontar o efeito da agulha abrir totalmente :
A FT pulsa os bicos a cada volta, correto ? Então cada pulso aproveita 95% de uma janela de 9,1mS, ou seja, 8,6ms... Isso com o Dead-time incluso; e sendo bem pessimista, 1,1ms de abertura (aí já nem precisamos levar em conta o tempo q a agulha demora pra abrir 100%).
São 7,5/9,1 = 82,5% da vazão estática (131lbs). Como estamos descartando o q vaza qndo a agulha começa a abrir até finalizar a abertura o resultado é um teco menor, mas ainda sim bate com o que vem de potência pela massa de combustível.

Graxinha,
vc não pode comparar desse jeito pelo q já explicaram aí. Cada bico tem suas características (tempo de abertura, como ele abre etc). se quiser um comparativo mais fiel, descartando esses fatos, só se vc medi-los com 100% de abertura (sem pulsar).
Os IWP-115 (1.6/1.8 flex) tem 20.5lbs/h de vazão, e são menores que os iwp043.
Ah, temos q levar em conta também a máquina q se mede. Máquina com driver de bico vagabundo aumenta significativamente o dead-time e os bicos vazam BEM menos, apresentam diferença entre eles, mesmo q estejam perfeitos.
São vários fatores pra se chegar a um resultado coerente e que permitem uma boa comparação!

meus 2c...
EA-827 2.0T