Preparados: Projeto Celta 1.8T 16volts - Preparados

Ir para

• Novo tópico
  • Responder

Atenção!
Guest, a última resposta deste tópico tem mais de 180 dias!

Projeto Celta 1.8T 16volts
...upgrade a partir de 1.6T 8v

Postou 18 novembro 2009 - 07:42 | #1 Membro offline   Rubao-SP 

• Grupo: Members
  • Cadastrado: 10-maio 07

Salve Galera,

Em busca de novas dores de cabeça vou iniciar o Projeto Celta 1.8T 16V (Familia 1) partindo da preparação atual 1.6T 8V).

O objetivo é fazer este upgrade tentando salvar o máximo de investimento já realizado.

Aqui no preparados vou tentar organizar de uma maneira melhor o que já estou postando no forum Celta Clube.

Vamos lá!!!!

Tudo iniciou quando o celtinha era 1.0 VHC. Logo coloquei um kit básico, depois intercooler e HIS.
Cansado de apenas dar umas espirradinhas decidi montar um motor 1.6 e parti para uma turbina APL .42.48, intercooler, fueltech e um cabeçote 1.8 8v com o comando do corsa 1.6.

Empurrando 1.5kg, esta configuração rendeu 305cv no motor e muitas alegrias.

Mas... como esse negócio de carro turbo parece doença... decidi preparar um cabeçote roletado e jogar neste motor 1.6. Claro que com isso tive outros gastos como trocar turbina, refazer intercooler... e outras coisinhas.

Aí chegou o grande dia em que desceu uma válvula e acabou com os meus pistões. Dai surgiu a vontade de colocar um cabeçote 16v sem o acionamento por balanceiros atritantes ou roletados.

Pra começar a brincadeira fui atrás das especificações do motor que equipa a Meriva / Stilo 1.8 16v:
Imagem

Depois fui tentar entender.....

O que queria dizer o tal do C18SEL:
Imagem

Quais as diferenças nos blocos de um 1.8 F1 8v e 16v:
Imagem
Bloco 1.8 8V

Imagem
Bloco 1.8 16V

Aqui já notei que teria que substituir o tubo de ventilação do motor e o a mangueira de água do bloco do motor ao tubo.
OBS: As marcas nos pistões do bloco 16V não são cavas. Acredito que o dono desse carra tenha atropelado as válvulas.

Como era o cabeçote 16V:
Imagem
Imagem
Imagem

Aqui é bastante interessante se tiver uma foto do cabeçote do corsa 1.6 16v. Daria para notar a diferença de angulação das válvulas entre estes cabeçotes.
Acredito que esse seja o fator do motor 1.8 16v não ter cavas nos pistões.

Como era o sistema de distribuição do motor:
Imagem
Imagem

Aqui comecei a ficar bastante preocupado.... Caraca... quanta coisa pra fazer....
Tensionadores, polias reguláveis, bomba de água, engrenagem do virabrequim, suporte alternador, suporte motor, etc

O que iria fazer com os coletores de admissão e escape:
Imagem
Imagem

Não ia ter como... Usar este coletor de admissão variável e o coletor que eu tinha de escape tubular...
Mais preocupado ainda... ia ter que fazer todos os coletores novamente.

Para este post gostaria de agradecer o Rbsmontemor e o Tatin pelas imagens que utilizei deles.

No próximo post vou fazer a lista de peças que preciso ir atrás....

Abçs

Este post foi editado por Rubao-SP: 18 novembro 2009 - 07:43

Postou 18 novembro 2009 - 07:53 | #2 Membro offline   LeonardoZ 

• Cadastrado: 28-julho 06

acompanhando, topico excelente rico em info...

abs e continue postando
Polo Sedan Comfortline 2.0 2004 // Gol Rallye 1.8 Totalflex 2005
Civic Si 2.0 16V DOCH I-Vtec 192cv 2007
MB2425 6x2 2011 Topline Diesel Powa

Postou 18 novembro 2009 - 08:37 | #3 Membro offline   gti-xxe 

• Cadastrado: 07-novembro 08

nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v :aaf:
GOL 92 GTI T
CORSA 02 1.8 Original
Imagem

Postou 18 novembro 2009 - 08:53 | #4 Membro offline   Rubao-SP 

Ver postgti-xxe, em 18 novembro 2009 - 08:37 , disse:

nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v :aaf:

Naum sei se daria. Mas jah estou com os pistões sobremedida.

Postou 19 novembro 2009 - 05:49 | #5 Membro offline   SemControle 

• Cadastrado: 23-maio 05

melhor nao tentar fazer 1.9, esta trabalhando num bloco F1, q chegou nesse 1.8 no limite extremo já, levando em conta ainda q é T e nao é pressao pouca
“...não saber o que é verdadeiro, imagine descobrir de repente que as pessoas, os lugares e os momentos mais importantes pra você, não se foram nem morreram, mas pior... Nunca aconteceram...”

http://vwgolf.forumeiros.com/index.htm
Entre participe
Imagem

Postou 19 novembro 2009 - 11:04 | #6 Membro offline   rbsmontemor 

• Cadastrado: 31-agosto 08

Ver postgti-xxe, em 18 novembro 2009 - 08:37 , disse:

nao sei se no motor gm da, mas ja penso um milinove gm 16v Imagem

O motor GM Familia 1 seria alguma coisa "parecida" com os VW bielinha. Pistão no máximo 81mm, vira de 88,2 e biela de 129,75mm. O motor Ap 1.9 é "BOM" porque não tem o r/l escroto dos 2.0 bloco baixo (144mm)...então troca-se o vira para o do 1.8 para ter um R/L melhor.

Não tem nada a ver com ser 1.8, 1.9, 2.0, 2.1...

O motor GM Familia 1 1.8 também tem R/L escrotão...e fazendo uma analogia com o que se faz em AP, deveria ser feito um GM Familia 1 1.7 com pistão de 1.8 e virabrequim de 1.6.

Nos GM Familia 2 dá para fazer 1.9 também...exatamente da mesma forma dos AP. Assim como GM também tem os bloco alto dos 2.2 e 2.4...que montados com virabrequim de 2.0 ficam com um R/L maravilhoso...

Postou 19 novembro 2009 - 11:08 | #7 Membro offline   rbsmontemor 

• Cadastrado: 31-agosto 08

EDIT: (Não deu tempo de editar)

GM F1 = bloco pequeno, entre-cilindros pequeno e cilindrada maxima de 1800cc. Usado em Corsa, Montana, Meriva, Celta..

GM F2 = bloco maior, entre cilindros maior, cilindrada entre 1.8 e 2.4. Usado em Astra, Vectra, Monza, Zafira, Kadett....

PS: Posta o resto das fotos Yuri!

[]'s

Postou 19 novembro 2009 - 12:54 | #8 Membro offline   Lee 

• Cadastrado: 30-março 04

Não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16v? Do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.

Ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs
Imagem

Postou 19 novembro 2009 - 01:17 | #9 Membro offline   Rubao-SP 

Ver postZorlac Lee, em 19 novembro 2009 - 12:54 , disse:

Não compensa comprar logo o motor completo 1.8 16v ou 2.0 16v? Do que ter que fazer todas essas adaptações pra encaixar o cabeçote 16v.

Ultimamante ando grilado com adaptações, é dor de cabeça na certa alem de muitas horas sem sono e quebra de banca $ rsrs

Zorlac,

Acredito que se alguém fosse começar um projeto do zero o interessante seria realmente fazer um swap. Mas como disse a minha intenção seria aproveitar ao máximo o investimento que já tinha realizado.

Postou 19 novembro 2009 - 01:48 | #10 Membro offline   Rubao-SP 

Continuando... Vamos a lista de peças que vou precisar considerando a troca de alguns parafusos antigos que tenho desde a mecânica 1.0 VHC.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Desta relação os maiores custos são do cabeçote, jogo de pistões, tampa do cabeçote e coletores.

Não fiquem assustados.... pq depois de tudo comprado garanto que as peças caibam em um única caixa de papelão... 60% da lista são parafusos.

• 8 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último >
  • Novo tópico