Em busca de novas dores de cabeça vou iniciar o Projeto Celta 1.8T 16V (Familia 1) partindo da preparação atual 1.6T 8V).
O objetivo é fazer este upgrade tentando salvar o máximo de investimento já realizado.
Aqui no preparados vou tentar organizar de uma maneira melhor o que já estou postando no forum Celta Clube.
Vamos lá!!!!
Tudo iniciou quando o celtinha era 1.0 VHC. Logo coloquei um kit básico, depois intercooler e HIS.
Cansado de apenas dar umas espirradinhas decidi montar um motor 1.6 e parti para uma turbina APL .42.48, intercooler, fueltech e um cabeçote 1.8 8v com o comando do corsa 1.6.
Empurrando 1.5kg, esta configuração rendeu 305cv no motor e muitas alegrias.
Mas... como esse negócio de carro turbo parece doença... decidi preparar um cabeçote roletado e jogar neste motor 1.6. Claro que com isso tive outros gastos como trocar turbina, refazer intercooler... e outras coisinhas.
Aí chegou o grande dia em que desceu uma válvula e acabou com os meus pistões. Dai surgiu a vontade de colocar um cabeçote 16v sem o acionamento por balanceiros atritantes ou roletados.
Pra começar a brincadeira fui atrás das especificações do motor que equipa a Meriva / Stilo 1.8 16v:

Depois fui tentar entender.....
O que queria dizer o tal do C18SEL:

Quais as diferenças nos blocos de um 1.8 F1 8v e 16v:

Bloco 1.8 8V

Bloco 1.8 16V
Aqui já notei que teria que substituir o tubo de ventilação do motor e o a mangueira de água do bloco do motor ao tubo.
OBS: As marcas nos pistões do bloco 16V não são cavas. Acredito que o dono desse carra tenha atropelado as válvulas.
Como era o cabeçote 16V:

Aqui é bastante interessante se tiver uma foto do cabeçote do corsa 1.6 16v. Daria para notar a diferença de angulação das válvulas entre estes cabeçotes.
Acredito que esse seja o fator do motor 1.8 16v não ter cavas nos pistões.
Como era o sistema de distribuição do motor:

Aqui comecei a ficar bastante preocupado.... Caraca... quanta coisa pra fazer....
Tensionadores, polias reguláveis, bomba de água, engrenagem do virabrequim, suporte alternador, suporte motor, etc
O que iria fazer com os coletores de admissão e escape:

Não ia ter como... Usar este coletor de admissão variável e o coletor que eu tinha de escape tubular...
Mais preocupado ainda... ia ter que fazer todos os coletores novamente.
Para este post gostaria de agradecer o Rbsmontemor e o Tatin pelas imagens que utilizei deles.
No próximo post vou fazer a lista de peças que preciso ir atrás....
Abçs
Este post foi editado por Rubao-SP: 18 novembro 2009 - 07:43
Entrar
Cadastre-se
Ajuda