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Adiantar ponto de Ignição

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28 respostas neste tópico

#1
P3psiMan

P3psiMan
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Ae galera, acho q a maioria sabe que qto mais alto o ponto de ignição melhoram no rendimento, é claro que sem exageros a ponto de grilar o motor ou causar danos ao mesmo.


Alguem saberia dizer quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens de adiantar o ponto de ignição?


Eu já ouvi de tudo:


1) consome mais combustível


2) consome menos combustível


3) adiantar muito o ponto perde velocidade final


4) diminui a vida útil do motor


5) etc.


Afinal, o que é mito ou verdade ao adiantar o ponto?

Editado por P3psiMan, 01 dezembro 2009 - 08:27 .

Gol GTI 8v Vinho 96


#2
Tucano

Tucano
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boa de olho no topico.
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Mais que um Clube uma Familia®
E NOS DE PALIO e NOS DE QUANTUM.

#3
Ricardo

Ricardo
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O que dá pra afirmar com certeza é que melhora sim a dirigibilidade com carga baixa.
Assim, pelo que me consta, o ponto tem que estar em seu patamar máximo de acordo com a curva de torque do motor.
Não adianta carcar ponto depois que passou do pico de torque máximo, pois só vai ficar mais pesado para o motor se manter girando.
Consumir mais ou menos combustível é relativamente fácil de quantificar, eu não sei dizer se muda muita coisa, mas isso com um pouco de tempo até dá pra testar.
Agora, vida útil... difícil afirmar alguma coisa hein... nem tem jeito prático de testar isso... :hauck:

#4
* Caroline Stella *

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Adiantar é algo relativo.
Primeiramente precisa-se saber 'onde' está o ponto atual em relação ao original de fábrica, e como a fabrica calibra o motor em questão. A maioria pode ser avançado com ganhos de torque, porém pequenos, difíceis de se quantificar.
Porque ja não vem 'de fábrica' com mais avanço? Por diversos fatores. Desde maior carga sobre as bronzinas, até sob hipóteses de abastecimento com combustíveis 'batizados', onde não se poderia usar o ponto 'avançado'. Então ajustam numa 'média segura', nem sempre favorecendo o melhor desempenho.
Isso em motores carburados né? Ja que os injetados atuais possuem sensor (es) de detonação, o que permite se usar o máximo de avanço sempre, ficando a cargo da Central atrasar em caso de detonação devido à combustivel ruim, marcha inadequada à rotação e etc.


#5
Adriano Sushi

Adriano Sushi

    Consultor Técnico

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Não adianta jogar o ponto muito pra cima, cada faixa de rotação/carga, precisa de uma quantidade certa de ponto/mistura pra gerar o que vc falou.

1 - consome mais combustivel, se tiver com ponto bem alto, pois tem que engordar a mistura pra não ter pre ignição(batida de pino)

2 - pode gerar menor consumo, pois vai dar mais torque, ou simplismente vai gerar melhor consumo do que um ponto atrasado.

3 - Pode perder sim, por em alta não adianta muito ponto, se colocar demais, pode "amarrar" o motor e gerar menos velocidade final. Mas por outro lado, com mais ponto o giro pode subir mais rápido o que leva a uma aceleração melhor. Tem que ter como mexer na curva toda, ou escolher um meio termo.

4 - So diminui a vida se tiver errado ou muito agressivo, tem gente que fala que ponto demais força as brozinas de biela.

#6
* Caroline Stella *

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Isso.
Tudo o que aumenta a pressão nas câmaras força mais as bronzinas.


#7
P3psiMan

P3psiMan
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Muito interessante!

Se as fábricas deixam numa margem segura, essa margem é baixa ou alta? Eu falo isso pq tem muitos motores AP (aspirados) em que o ponto inicial original é 9º e deixam o dobro (18º) adiantado.... desse jeito já estaria dando perda de final, aumento de consumo ou ainda estaria de boa?

Gol GTI 8v Vinho 96


#8
* Caroline Stella *

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"Perda de final" é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.
Ai só mesmo testando. Um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. Da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.


#9
P3psiMan

P3psiMan
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"Perda de final" é só se tiver adiantado ao ponto de amarrar em alta.
Ai só mesmo testando. Um motor com melhor vedação (anéis e valvulas) tende a ser menos receptivo a ponto de ignição mais avançado. Da mesma forma q um motor com comando mais adiantado tb, se tiver com ponto de ignição alto, tende a lacrar em alta.


No meu caso, o meu tem 8,5:1 de taxa e rodando no álcool, aspirado, e está com 18º inicial e sem limite, é muito adiantado ao ponto de pedir uma mistura mais rica e afeta a velocidade final? O motor é novo, ou seja, bem vedado...

Eu pesquisei em tudo e descobri que ponto de carro gasolina tem de 9º, 12º e 15º, ou seja, não dá pra mim saber se 18º é muito ou pouco....

Vou fazer um teste no meu carro e ver os resultado e depois posto aqui.

Gol GTI 8v Vinho 96


#10
* Caroline Stella *

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Até qto seu distribuidor avança?