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Bem Vindo ao Preparados
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(ajuda) montar cambio AP com relações corretas

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10 respostas neste tópico

#1
Lee

Lee
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Galera, olha eu aqui denovo pra encher o saco.

Já está decidido, vai abrir o meu cambio, minha caixa e mexer no que for necessário.

Preciso da ajuda da galera pra chegar num denominador comum para esse primeiro cambio feito.

Motor Ap 1.8 aspirado com 4 borboletas + FuelTEch (+ou- 170cv pra mais).

O cambio tem que usar peças originais. Inviável colocar peças forjadas e blocante agora.

Não sei ao certo qual é a minha caixa, se é PV, mas o carro é um Gol CL 1.8Mi 97/97.

Até estou cogitando um cambio mais curto para ele, mas nada de curto ao extremo que 180km/h de 5ª já tá no limite, igual aconteceu com uma Saveiro da oficina, aspirada que colocou o miolo do cambio 1.0.

Gostaria de um cambio legal pra uso urbado, mas que eu possa pegar uma estrada e fincar o pé.

é aconselhavel montar usando engrenagens de outros cambios, outras relações, ou é melhor pegar uma caixa fechada?

é verdade que 1ª e 2ª marchas tem que ser do mesmo cambio, assim como 3ª e 4ª? Não pode misturar, tipo 1ª de 1.0 e 2ª de cambio PS por exemplo?

Preciso de relações que sejam fáceis de achar, nada de peça rara ou dificil de encontrar.

Conto com vocês. Semana que vem o Gol volta pra oficina para fazer o acerto final e mexer no que precisa.


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#2
daniel_fabricio

daniel_fabricio
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1ª e 2ª sao no eixo piloto (engrenagem principal), voce pode usar do PV mesmo
3 e 4 vc pode usar do gol 16v
a 5 vc pode ate usar do PS (longuissima), mas o carro vai ficar "forte" de primeira a quarta e a quinta vai ser um belo overdrive e tua final só vira na quarta mesmo, pois tera um buraco absurdo da quarta pra quinta

cara, coloque na tua cabeça que motor pequeno aspirado nao é para dar final, mas sim para embutir primeira a quarta até seus 160 :D

#3
Lee

Lee
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Huuum boa, e teria alguma 5ª que não ficasse com esse buracão?

A 5ª do PV mesmo? Aliás a 5ª do PV daria quantos km/h? e do PS?

Teria alguma previsão de quantos KM/h cada marcha chegaria?

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#4
Lee

Lee
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Achei essa tabela, é valida? Alguém poderia confirmar?

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http://img528.images...bioapwi5gs1.gif
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#5
menegotto

menegotto
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no site do sapinho tem uma calculadora legal para relações de marchas...

eu faria uma 1ª/2ª/3ª bem curta, 4ª com relação direta pra dar final e a 5ª mais lona pra estrada
SEVEL INSIDE

#6
Fernando_221

Fernando_221
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1 e 2 curtas é ruim. 1 e 2 tem que relativamente longas. Tipo, de 1.a uns 70 e de 2.a uns 110, depois vem trepado.

Pra aspirado eu usaria uma caixa PV original, já tive e era muito bom. De final a 6500 dava uns 215. Um aspirado com borboletas vai girar bem mais que 6500 então final não vai faltar final. De 1 dava 50 e de 2 dava 90, tudo a 6500rpm.

#7
overspeed

overspeed
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primeiro... define qual é a configuração do motor:

potencia e em que rotação
torque e em que rotação

Ai de base na potência e area frontal corrigida vc define qual a velocidade máxima que o carro atinge com aquela potência e calcula a engrenagem pra que fique ligeiramente acima da rotação de velocidade máxima (se quiser maximo desempenho em retomada) ou ligeiramente abaixo se quiser mais economia.

Ai de posse do regime de torque máximo vc define qual a powerband (ou seja aonde a média de potencia é máxima trocando de marcha no limitador ou ligeiramente abaixo dele) e vai definindo as marchas mais curtas...

pra sair rapido vc alonga o máximo que der as marchas mais curtas... mas tem que lembrar qua a carga máxima que o carro vai levar..tipo se alongar muito num consegue sair na ladeira com carro cheio sem encher o motor ou ele morrer... e encher o motor a cada subida é um saco e fode embreagem rapidinho... sem falar na chance de sair patinando pros lados em dias de chuva

Editado por overspeed, 18 junho 2010 - 11:01 .




#8
Lee

Lee
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Mas over, pra conseguir esses dados precisaria de dinamometro, correto?

Ai esbarra no problema que aqui na cidade não tem.

Então estamos sem parametros algum. Tudo na base do achismo e experiencia que o mecanico tem com corridas, so isso. Mas essa experiencia tem horas que está dando conflitos, um caso classico é ligar ou nao o vacuo do dosador que eu pedi e ele acha desnecessário.


Condições financeiras para tirar o motor e mandar pra Brasilia no dino, ou até mesmo ir com o carro (caso haja de rolo) por enquanto não tenho.

Editado por Zorlac Lee, 18 junho 2010 - 04:11 .

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#9
overspeed

overspeed
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Se vc num tem...estima :D faz as contas na melhor das hipóteses...e na pior das hipóteses...

por exemplo se tiver 170cv a 7.000 RPM vc com uma quinta 0,80 e diferencial 4,11 em 185/60R14 ja atinge 225km/h a uns 6.850RPM (excelente)... agora vai casando as marchas pra baixo ... no fim vc vai acabar caindo em algo com 1ª e 2ª o mais longo que vc achar (por serem no primário) e precisa apenas ver 3ª e 4ª pra num ficar buraco


depois imagina vc andando de boa trocando de marcha lá pelos 3.000RPM se o giro num cai num valoir muito baixo que te obrigue sempre a andar de marcha curta o que vai encher o saco... mas acho que um PV vai ser o que vai ficar no final... pelo custo..eu usaria um PV original e pronto...



#10
Lee

Lee
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É o que estou pensando, PV/PVD ou PX ou PVD, será o que achar.

:D

Aquela tabela do Sapinho funciona mesmo? Tentarei fazer umas previas.

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