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Bem Vindo ao Preparados
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fiat sevel 1.6 tipo

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33 respostas neste tópico

#21
Lancia

Lancia
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Menegotto, 700 reais no vira para esse projeto não me assustaria, já achei um do Linea (que não sabia se servia) por 800 com frete.
Acho que vou nesse.
Descer ao Rio (200km ida e volta + engarrafamentos homéricos) para visitar desmanches na Dutra na procura de um bom vai me custar quase isso.
Esse do Linea eu fico em casa, tranquilo, hehehe...

A diferença que o amigo comentou desse vira do Linea impede a montagem da roda fônica/correias e do volante originais?
Teria que trocar estes dois elementos também?

Quanto ao reservatório ele é original e sempre usei água desmineralizada de boa procedência e 50% de aditivo.
Mas também ele é de teflon, uma das poucas unidades produzidas para testes que pude guardar comigo.
Tenho um de polietileno original, está manchado porém não muito (veja foto).
Se quiser ele para ti passe seu endereço por MP que eu envio como brinde - suas dicas valem muito mais que isso.

Ah! Esqueci de te dizer que o comando do 124 que estou usando vinha nitretado de fábrica, dá para ver na foto a cor dele toda cinza bem escuro.
Outros tempos da Fiat...

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Fausto, grato pelas palavras. Sim, são bobinas Renault de motor K4M. Elas são sensacionais e super baratas.
Tem baixa indutância e se prestam muito bem ao sistema de descarga capacitiva.
Testei com 500 volts no inversor da descarga capacitiva, que é multi-spark abaixo dos 3000RPM e suportaram isso durante um mês sem abrir o bico.
Atualmente trabalho com 380v resultando uma faísca de 38.000v que é mais do que suficiente.
Os tubos de cobre são excelente para estudos e protótipos mas são pesados - portanto no projeto final sempre uso aço inox bem fino e a flauta em ABS.
Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.
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#22
menegotto

menegotto
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lancia, o meu após umas 10 limpezas está como o seu de polietileno tb hehehe... mais limpo que isso não fica infelizmente!!!

O vira de brava encaixa como uma luva, sem alterações. O de linea sinceramente nunca peguei em mãos, mas na argentina só usam ele... como é FIAT pode ter alguma diferença ehehehe mas é coisa minima!!!!

Você precisa providenciar uma retificadeira de 1/4" e rebolos... pois os parafusos de 3 bielas pegam no bloco, precisa dar uma desbastada para livrar eles. Como o bloco tem muita variação na parede (fundição) alguns pegam mais e outros menos.

O sistema de polias permanece o mesmo.
SEVEL INSIDE

#23
menegotto

menegotto
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É uma adaptação simples porém trabalhosa, e como toda adaptação as vezes precisamos de serviço de tornearia. Agora estou empenhado em mudar o sistema de engrenagens para as do motor 16v, podendo assim usar correia de 23mm de HNBR (golf sr 1.6) e não a de 15mm de policloropreno do tipo (fraquissíma para alta rotação)

A do comando auxiliar já está pronta. Só falta agora a do virabrequim. Na argentina isso tb é muito utilizado.

http://foro.enfierrados.com/ - só não morra com os aspirados deles... cada um melhor que o outro heheheeh

Editado por menegotto, 08 outubro 2011 - 07:52 .

SEVEL INSIDE

#24
Lancia

Lancia
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Menegotto, retificadeira eu já tenho, a ar comprimido.
Vou olhar com carinho a passagem das bielas e retocar o mínimo indispensável mas com boa margem de segurança.

Aliás, assim que for fazendo a coisa vou postando fotos ilustrando a modificação.
Você teve alguma informação de alguém que já tenha feito e ficado satisfeito?

Quanto ao reservatório que não mancha vou ver se existem ainda em Turim. Se tiver trago um para ti, sem problemas.

Realmente a dentada com 23mm é muito mais segura e deve vibrar bem menos, com certeza mas vou manter a minha como está já que duvido que irei passar 6000RPM, ainda mais com o vira longo...

Vou dar uma olhadinha nos hermanos, talvez tenham boas soluções como as encontradas por aqui.

Outra coisa, onde escrevi 124 aí nos meus dois posts acima, leia-se 128. Falha da ansienidade do "garoto" aqui.

Editado por Lancia, 09 outubro 2011 - 09:55 .

Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.
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#25
menegotto

menegotto
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todos os relatos dessa montagem são bons, fica com muito torque em baixa e não fica amarrado de alta. Eu tenho umas fto guardadas qui no pc, vou procurar e postar aqui.
SEVEL INSIDE

#26
Lancia

Lancia
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Cool!

Outra coisa, fiz umas contas sobre cilindrada aqui e me corrijam se estiver errado:

Volume de cada câmara dos cilindros (usando pistão GM S10 2.4 Gas cava de 6,4cm3): r=43,75mm h=78,4mm V=471,43 cm3
Volume de cada camara das velas e válvulas do cabeçote (ver manual Fiat): 33,7 cm3

Total cilindro mais cabeçote= 471,43 + 33,7 = 505,13 cm3

Total motor 505,13 x 4 = 2020,52 cm3 ou +- 2,0 l

O valor da cava do pistão que felizmente é mais funda no GM irá influenciar enormemente na compressão resultante.
Então tenho um cálculo preliminar aproximado de 12:1 levando em conta junta Sabó gasolina de 1,6mm e o corte no cabeçote de 0,3mm para planificá-lo.
Tenho que levar isso abaixo de 11:1 senão sobraria só para Pódium ou álcool (este último nem pensar).
Acho que encomendar junta mais grossa é mandatório, única solução no meu ver.

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Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.
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#27
menegotto

menegotto
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lancia esse motor fica com 1885cm3,ou 1,88lts pq o volume do cabeçote não entra no cálculo de cilindrada. Isso pq quando se inicia a admissão o volume da câmara está preenchido de mistura queimada, ou seja, inerte, assim o motor não admite aquela quantidade.
SEVEL INSIDE

#28
menegotto

menegotto
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quanto a compressão, o pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. Está considerando isso no seu cálculo de taxa????
SEVEL INSIDE

#29
Pellegrino

Pellegrino
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Lancia, vc é o crackboy da oktane? reconheci por citar o dyno da multi e as bobinas no tipo!

Que software vc usou pra comandar a monomotronic com 4 bicos?

#30
Lancia

Lancia
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quanto a compressão, o pistão fica 0,5mm abaixo do bloco. Está considerando isso no seu cálculo de taxa????


Sim, porque a minha ideia é cortar o topo do bloco não só para eliminar este degrau de 5 décimos como para corrigir a face já um pouquinho corroída dele.
Por mais que a ECU tenha sensor de knock no bloco seria interessante não ultrapassar os 12:1 de compressão.

Então subtraindo os 33.7cm3 do cabeçote fecha a conta nos 1885,72 cm3, valeu.


Pellegrino, não sou o Rafael "crackboy" porém sou o pai dele! Quem me dera ter 33 anos de novo...

Software e hardware necessários para contemplar as modificações mecânicas foram feitos por mim tanto na Bosch do Tipo como na Marelli de Tempra 16v.
Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.
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