Dicas sobre gnv



  • **_este topico foi copiado do forum outsiders, agradeão aos admins. e mods. por liberarem o texto, sempre é bom a troca de experiencias, creio sempre que nunca sabemos demais que não possamos aprender mais alguma coisa e será um bom texto pra podermos discutir, melhorar alguns pontos ou ate acertar outros caso alguem veja algum erro.

    grande abraão e comentem_**

    alguns pontos importantes nos carros convertidos assim como o que são os equipamentos.

    o que acontece com o g?s que está lá no cilindro na mala é ele é sugado pelo motor em funcionamento e acontece da seguinte forma: existe uma peça chamada de mesclador (ou bocal ou ventury ou misturador) que é uma das mais importantes peças do gnv levando em consideração a perda de potência em ambos combust?veis . esta peça reduz o di?metro da mangueira de entrada de ar instantaneamente bem perto do corpo de borboleta ( quanto mais perto melhor é a resposta do motor) e reduz para aumentar a velocidade da massa de ar dentro da mangueira para assim maximinizar o arraste de gnv (como eu disse ele é sugado) já que em uma mangueira de di?metro grande a massa de ar tem velocidade baixa e impossibilitaria o uso de gnv principalmente em baixas rotações.e ressalto que esta tão importante peça não é levada muito em consideração pelas convertedoras e da? a perda de potência excessiva.

    problemas com o uso do mesclador: geralmente(98% dos casos) é usado um modelo de polipropileno barato e pouco eficiente o di?metro é reguzido istantaneamente para 30 mm (maioria) e até 21mm em carros 1.0 e o carro fica sufocado principalmente na gasolina em altos giros e perde bastante em desempenho.? como se tampassem um buraco do seu nariz e mandassem vc dar uma boa corrida respirando sem abrir a boca…e ai? andando apenas isso seria mais fácil não.

    solução: adotar modelos mais eficientes que permitam que eu consiga aumentar o di?metro interno e mesmo assim mantenha o arraste de gnv eficiente.

    eu uso este aqui no meu palio 16v:

    para efeito de comparação sugiro que entrem no site:
    www.kgmdobrasil.com.br (misturadores)

    *procurem tambem no google por pick up racing com gnv e vejam o mesclador usado e leiam a matéria.

    depois de extensa procura cheguei a comprar dois mescladores bons pro palio 16v e dei preferência ao que esta na foto acima , já pra carro 1.0 eu daria preferência ao kgm , mas o ideal é ligar e perguntar sobre o di?metro do produto, peça o número e veja a figura no site , antes eu cheguei a fazer umas artimanhas como colocar mais bicos no mesclador pra aumentar a efici?ncia e também recomendo colocar no máximo 2 e aumentar o di?metro que melhora bastante.

    redutor de pressão: é aquela peça do g?s que parece um carburador (na verdade acaba sendo mesmo) ele reduz a alta pressão que tem no cilndro e mantem ela constante independente da quantidade de g?s no cilindro.d?em preferência a marcas conhecidas que tenham regulagens de lenta e sensibilidade e fiquem atentos ao modelo que serve pro seu carro pois podem mandar pouco gnv pro motor.
    eu posso recomendar a marca brc(fundada a mais de 35 anos na it?lia) porque eu conheão e uso faz tempo, é de qualidade , é produzido na zona franca e ter peças de reposição é vontade embora toda tecnologia ser italiana (tem tradição de gnv) , claro q tem outras marcas eficientes e de qualidade eu particularmente dou preferencia para marca landi renzo , tem excelentes redutores com controle eletrúnico para as regulagens . o controle eletrúnico pode ser só para a regulagem de mistura( realmente a mais importante)

    obs: é importante ligar a mangueira de retorno de água do motor no redutor de pressão já que um g?s quando sofre uma redução brusca de pressão fica frio e isso pode diminuir a vazão de gnv pelo regutor , ele pode na verdade até congelar e fica trabalhando em um regime que não é uniforme.

    sobre geração de kits:

    atualmente o que h? de mais moderno em gas são os chamados kits de 5 geração onde h? injeção direta de gas no coletor de admissão individual por cilindro e controle eletrúnico da relação ar/combustivel mais saibam que o preão do conjunto não é nada amigavel , fica perto de r$4.500 um kit de 16m3.a marca que atualmente está bem no mercado com este kit no sentido de assistencia e qualidade do kit se chama lovatto mas outras marcas tb possuem tal kit.

    obs: é altamente recomendável em qualquer caso que se instale um variador de avanço de preferência um especifico que seja ligado no sensor de rotação já que assim terá respostas mais rápidas e terá maior avanço e assim começa a queimar o g?s antes de estar totalmente comprimido .

    porque gnv perde potência:

    ? começamos pelo fato de que ele é um g?s e sendo assim ocupa um volume maior do que um liquido e isso na c?mara de combustão leva a menor quantidade de ar que antes poderia entrar mais e da mesma forma ele disputa espaço com o ar na mangueira de ar já que entra junto pelo coletor de admissão.
    ? taxa de compressão(ele pode ser mais comprimido sem problemas de explodir antes) , o gnv pelas suas características pede uma taxa de compressão alta para poder aproveitar melhor a energia disponível e isso não acontece nos carros originas , podemos comparar com um carro a álcool que tem a taxa maior do que a gasolina e porisso também é melhor para a conversão de gnv.
    ? tem alguns fatores mais específicos que não vem ao caso, no mais é devido aos problemas de instalação citados antes.

    vantagens pro motor:

    ? é um g?s que tem a velocidade de expansão lenta na queima e isso preserva as bielas e virabrequim pela menor força e aceleração.
    ? melhora a lubrificação dos cilindros porque eles não são lavados com a gasolina e inclusive não é recomendado instalar em carros que estejam amaciando.
    ? a melhor de todas: tem a combustão mais completa e não carboniza.
    ? não suja o óleo.
    desvantagens:

    ? peso do cilindro
    ? é um g?s e não retira o calor das válvulas e c?mara de combustão o que torna o motor mais quente e um cuidado maior no sistema de arrefecimento e lubrificação.

    importante:

    velas: e recomendado por todos que a folga deve ser de 0,1mm a 0,2mm menor q o original até o momento cheguei a conclusão que misturas pobres são mais difáceis de a vela queimar a mistura e da? evita é se pequenas falhas e o carro fica mais redondo isso para vela de 1 eletrodo.
    não vejo problemas em usar velas de mais de um eletrodo ainda mais se elas forem mais eficientes e não devemos mexer na folga devido a possibilidade de diferença entre os eletrodos.uso velas de 4 eletrodos no meu carro a anos e num falha nada nada mesmo em ambos combustiveis.

    regulagens: de nada adianta fazer toda instalação corretamente ,ter o melhor kit e não ajustar o conjunto de modo correto pois o carro vai ficar pessimo principalmente no quesito relação ar/combustivel.um fator bastante importante é que a maxima potência com uso de gnv não se dá com mistura rica feito na gasolina e sim de modo estequiometrico.

    caso use um filtro de ar original mantenha as trocas constantes ou use esportivo(melhor pro g?s) porque na aceleração forte se eu tenho restrição de ar, fica mais fácil de eu puxar gnv e a mistura fica rica no momento da aceleração e isso se traduz em perda de rendimento no g?s e maior consumo mas saiba que esses filtros esportivos não são um primor na filtragem do ar.

    considerações sobre carburados

    o principio de funcionamento é basicamente o mesmo e a maioria das coisas citadas acima também vale para os carburados.
    a diferença principal no que diz respeito a instalação de gnv é a falta de sonda lambda no sistema carburado original ,ponto de ignição no caso de uso do variador de avanço é feito segundo os pulsos da bonina de ignição , o carro sempre dá partida no gas normalmente pois para fazer a transferencia do combustivel liquido para o gas é necessario esperar todo carburador esvaziar do combustivel liquido para depois ligar a chave do gas.isso acontece com a colocação de uma valvula solen?ide na alimentação de combustivel.
    os equipamentos eletronicos existem porém são especificos para carburados com excessão do emulador de bico e de sonda lambda que só valem para injeção eletronica.
    sobre avanço de ignição , muitos dizem que não é necessario , não se trata de ser necessario e sim de permitir melhores condições ao combustivel gasoso ser queimado trazendo em troca melhor desempenho.

    problemas nos carburados:

    falta de sonda lambda é um grande problema para acerto da relação ar/combustivel em todos os regimes assim como o uso do carburador pois não dá pra deixar 100% .para os acertos só é possivel acelerando o carro em um regime mediano e acertar a relação de modo que o funcionamento fique estavel e vê até a maior rotação possivel sem falta.

    analisar as velas é apenas um par?metro de referencia no acerto ,não muito bom para estequiometria , só para ver se esta extremamente pobre a mistura já que as velas ficam praticamente brancas como novas.

    colocação de bico de gas furando o carburador é o que costumam fazer, uma possibilidade, que eu não faria , não vejo problemas no uso de mesclador em cima do carburador ou mesmo abaixo dele dependendo do mesclador em questão é o caso de se fazer testes já que o que se faz em convertedora são soluções mais fáceis ,tendo em vista o espaço de filtro de ar original…..e com menor custo e não prioriza o desempenho e qualidade no acerto e além do que não costumam ter tempo para testes já que visam o lucro mesmo.isso vai interfirir na marcha lenta e na estequiometria até o limite de rotação.

    credito ao forum outsiders



  • muito bom



  • po, ninguem mais vai comentar ????



  • cadastrei la, e vo tira umas duvidas q sempre tive sobre gnv…
    valew



  • modera?ao.. please hot topic. acho que e interessante ra quem possui gnv no carro.



  • tenho duvida sobre esse negócio de 2?, 3? e 4? geração de kits.

    o que muda?



  • 2a gera?ao trabalha-se com mesclador ainda redutor de pressao e regulagem manual.
    3a gera?ao vc trabalha ainda com mesclador porem vc usa um gerenciador eletronico junto com um motor de passo liberando apenas a quantidade necessaria mantendo estequiometria.
    4a gera?ao nao se usa mais mesclador e sim galeria de injetores de gnv. junto com gerenciador eletronico.
    5a vc passa usar as galerias de injetores de gnv, passa a usar as mesmas estrategias da sua ie original, entre outros fricotes…

    posso estar errando mas e algo bem perto disso vou catar a tabela.



  • 1? geração do sistema de gnv

    ? utilizada em veículos carburados
    ? o ajuste da mistura (ar/g?s) é feita atravṍs de registros mecânicos, um para a marcha lenta e outro para passagem de alta
    ? sistema aspirado com misturador

    2? geração do sistema de gnv

    ? utilizada em veículos com sistema de injeção eletrúnica de combustável
    ? o controle da mistura (ar/g?s) é feita eletronicamente atravṍs do módulo de controle e executado por um atuador el?tro- mecânico
    ? sistema aspirado com misturador

    3? geração do sistema de gnv

    ? utilizada em veículos com sistema de injeção eletrúnica de combustável
    ? o controle da mistura (ar/g?s) é feita eletronicamente atravṍs do módulo de controle e executado por dois atuadores el?tro- mecânicos
    ? sistema aspirado com misturador

    4? geração do sistema de gnv

    ? utilizada em veículos com sistema de injeção eletrúnica de combustável
    ? o controle da mistura (ar/g?s) é feita eletronicamente atravṍs do módulo de controle e executado por dois atuadores el?tro- mecânicos
    ? injeção de fluxo cont?nuo

    5? geração do sistema de gnv

    ? utilizada em veículos com sistema de injeção eletrúnica de combustável
    ? o controle da mistura (ar/g?s) é feita eletronicamente atravṍs do módulo de controle e executado por válvulas injetoras
    ? injeção seq?encial.



  • porra, valeu..



  • no item velas acrescentaria:

    usar cabos de vela do wagner.
    de preferencia a velas frias grau 8 ou 9, ja que o motor trabalha mais quente, principalmente o cabecote, isso evita falhas no motor…

    abracos
    wagner luis



  • modera?ao.. please hot topic. acho que e interessante ra quem possui gnv no carro.
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    até agora ainda naum recebi o banner de vcs



  • aeee

    mais uma dica pra quem tem gnv

    tire-o agora do carro uahuahuahau

    fala tu gnv

    ahuahuha



  • até agora ainda naum recebi o banner de vcs 
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    plase stand by…



  • aeee
    mais uma dica pra quem tem gnv

    tire-o agora do carro uahuahuahau

    fala tu gnv

    ahuahuha
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    pois é… fala mesmo... eu mesmo mordi a lingua e hoje piloto um gnv car, mas o bicho anda muito, melhor que comprar um 1.nada que não anda.

    e pior, ainda te deixa na mão

    fala tu central de injeção, regulador de voltagem, bateria…. ahahahahahaha



  • no item velas acrescentaria:

    usar cabos de vela do wagner.
    de preferencia a velas frias grau 8 ou 9, ja que o motor trabalha mais quente, principalmente o cabecote, isso evita falhas no motor…

    abracos
    wagner luis

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    falando nisso…

    meu pai foi comprar velas pro bugre dele, estavamos conversando em passar o bugre pra alcool e tals, dai disse pra ele comprar velas de grau 9, ele disse que ate pediu pro cara, mas que o cara disse que, pelo menos a ngk, não fabrica mais velas pra carro a alcool ou a gasolina , mostrou ate a nova tabela de velas da ngk e não tinha nenhuma vela grau 9, agora são pra todos os carros, tipo velas flex grau 5 que servem pra alcool ou gasolina, alguem sabe de alguma coisa ????



  • como fica o gnv em carros automaticos. ja ouvi falar de cambios que deram problemas em carros em que os proprietarios fizeram rabo de galo (misturar alcool na gasolina). tem algum problema em usar gnvó



  • pq isso? o q tem a ver mudar o combustivel e o cambio dar pau? pq todos q eu vi guentava mt mais pancada q o motor aguenta…



  • pq isso? o q tem a ver mudar o combustivel e o cambio dar pau? pq todos q eu vi guentava mt mais pancada q o motor aguenta…
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    segundo o mecanico oke ocasiona a quebra do cambio é aqueles trancos(falhas) que alguns carros dao quando abastecidos com alcool. esses trancos do motor seriam transmitido para o cambio…



  • putz pensei em quase tudo, e pra mim quase tudo q acontece em ambos os casos ( rabo de galo e gnv) ocasiona perda de potencia, o q faria o cambio ter menos stress …

    os trancos eu não tinha pensado, mas podem acontecer sim (no rabo de galo, no gnv so da tranco quando passa de um combustivel para o outro, mas eh so saber dirigir q não da tranco), mas creio q não prejudique não, um cambio automatico guenta mt cara.



  • deixa no modo park e da uma acelerada forte =f

    topico muito loko… to indo daki umas 3 horas instalar na fiolinha \o/