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DIferença Bielas Motor CHT

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6 respostas neste tópico

#1
Gabriel_CHT

Gabriel_CHT
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Boa noite.
Estou transformando o motor CHT 1.0 do meu gol carburado pra 1.6 com cabeçote do XR3. Já pesquisei e recolhi todo tipo de matéria, fotos e informações sobre o motor cht e sobre essa transformação, preparações, montagem e etc...(praticamente 3 anos de pesquisa), porém até hoje não encontrei nenhum informação referente as bielas, gostaria de saber se realmente existe alguma diferença no comprimento das do 1.0 pras do 1.6? Hoje estive em uma auto peças e o balconista(dizia ter 30 anos de balcão, mas sempre vende peças erradas) ficou rindo da minha cara qdo falei que achava que havia diferença de uma pra outra.
Se puderem ajudar a esclarecer minha dúvida agradeço muito.

Obs.: Por favor não mandem eu arrancar tudo fora e colocar um AP pois nesse momento não tenho interesse nessa troca e apesar de fraco(potência) gosto bastante do CHT e tenho provas da resistência dele, só não comento pq o pessoal só fica zoando e não se interessam em adquirir conhecimento sem preconceito.
Obrigado.
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#2
Lee

Lee
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Cara, lembro que no início da década de 90 uma empresa oferecia o KIT 1.3 ou era 1.4 e 1.6. Tal matéria saiu na revista Oficina Mecânica. Pelo o que me lembro a transformação era simples, não substituía biela e sim Pistão.

Agora os dados das bielas, so pegando a do 1.0 e 1.6 e comparar. Aí alguém que tenha real conhecimento e prática em oficina deve responder pra vc ja ja no forum.
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#3
bugalaws

bugalaws
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Advinha quem apareceu ?? Ex. Proprietário de um CHT com essa transformação e Fueltech com 4 bicos turbo... rsrssrsrs
Segue os dados que você solicitou as bielas são diferentes sim, pois o curso do virabrequim do 1.6 é maior:

Motor AE 1.0 - Curso 64,2mm
Motor AE 1.6 - Curso 83,5mm

Motor AE 1.0 - Bielas 138,2mm
Motor AE 1.6 - Bielas 127,8mm

Se você utilizar o Virabrequim do 1.6 terá que trocar as bielas e usar o cabeçote de 1.6 (o volume da camara é diferente)

Se você utilizar o Virabrequim do 1.0 com pistões de 1.6(motor fica 1.3) vai rebaixar bem seu cabeçote do 1000 original, não lembro a medida exata que baixei do meu mas foi mais de 2mm, tem que medir o volume da câmara, calcular o quanto voce vai querer de taxa, e ai saber o volume exato e a medida exata para rebaixar, não baixe no achometro em hipotese alguma que esse cabeçote não tem margem nenhuma para erro....

Ah se você quiser, eu tenho o comando do XR3(CHT Formula) também, com esse seu cabeçote ia ficar top... manda MP que estudo um preço para você

E se você for colocar ele para girar, faça umas varetas de válvulas boas... as minhas eram de opala com a cabeça dela feita. O meu girava até bem até 7200 mas os pistões não guentam, não tem lubrificação.. recomendo cortar o giro em 6800 para voce girar até uns 7k no máximo(experiencia propria, descobri da pior maneira possivel...)


No mais é isso ai, se tiver mais alguma dúvida grita ai..

#4
Gabriel_CHT

Gabriel_CHT
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Lee>>>>>> Tenho as mais diversas matérias falando sobre essas apimentadas para o CHT, da época que vc citou era a Cofap que vendia uns kits, tenho várias matérias até mais antigas desde o tempo do corcel e nenhuma falava mesmo das bielas, mas ainda bem que o Bugalaws apareceu e tirou essa dúvida, mas obrigado pela tentativa de ajudar e parabéns pelo seu carro fiquei acompanhando seu projeto pelo fórum, deixa qualquer um tentado a ter 4 borboletas embaixo do capo...

Bugalaws>>>> Cara obrigado pela ajuda, uma informação tão simples mas que eu não achava de jeito nenhum e cada um que opinava falava uma coisa diferente e na base do achometro... Acompanhei o seu projeto no CHT, até cheguei a trocar uma idéia com vc por algum fórum na época, vc me indicou a Satti Soldas pra adaptar os 4 bicos no coletor.

A princípio penso em montar 1.6 mesmo básico sem nada de especial só o cabeçote do XR3 e comprei um comando que o cara dizia ser do XR3, mas até hj não tenho certeza se é ou não, o vendedor me pareceu meio desonesto, frisou que o comando tinha H não lembro o que mais escrito e qdo veio o comando não tinha H nenhum, tinha algo tipo F29 pelo que entendi do números, resumindo acho que me fu...
Queria ter comprado seu motor qdo ele tava no mercado livre porém tava sem R$ na época, já vendeu ele?
Valeu pela ajuda e parabéns pelo 20v, acompanhei todo o projeto e confesso que só de ver já me tira o sono e faz pensar em montar um... Mas a situação no momento não é propícia pra isso (R$) e tbm to com carro parado e preciso dele urgente então vou fazer o CHT, que sabe um dia aos poucos monto um 20v...

No mais era isso, pensei em montar um aspirado a álcool com taxa de 13 a 13,5, mas acabei desistindo vou montar na gasolina, tudo 1.6 e a caixa d 1.0, só caprixando nas peças tudo das melhores marcas e ai talvez um dia pendure uma turbina só pra dar uma brincada de leve e mais pra frente vou montando um AP 2.0 injetado.

Obrigado aos que colaboraram.

#5
bugalaws

bugalaws
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Lee>>>>>> Tenho as mais diversas matérias falando sobre essas apimentadas para o CHT, da época que vc citou era a Cofap que vendia uns kits, tenho várias matérias até mais antigas desde o tempo do corcel e nenhuma falava mesmo das bielas, mas ainda bem que o Bugalaws apareceu e tirou essa dúvida, mas obrigado pela tentativa de ajudar e parabéns pelo seu carro fiquei acompanhando seu projeto pelo fórum, deixa qualquer um tentado a ter 4 borboletas embaixo do capo...

Bugalaws>>>> Cara obrigado pela ajuda, uma informação tão simples mas que eu não achava de jeito nenhum e cada um que opinava falava uma coisa diferente e na base do achometro... Acompanhei o seu projeto no CHT, até cheguei a trocar uma idéia com vc por algum fórum na época, vc me indicou a Satti Soldas pra adaptar os 4 bicos no coletor.

A princípio penso em montar 1.6 mesmo básico sem nada de especial só o cabeçote do XR3 e comprei um comando que o cara dizia ser do XR3, mas até hj não tenho certeza se é ou não, o vendedor me pareceu meio desonesto, frisou que o comando tinha H não lembro o que mais escrito e qdo veio o comando não tinha H nenhum, tinha algo tipo F29 pelo que entendi do números, resumindo acho que me fu...
Queria ter comprado seu motor qdo ele tava no mercado livre porém tava sem R$ na época, já vendeu ele?
Valeu pela ajuda e parabéns pelo 20v, acompanhei todo o projeto e confesso que só de ver já me tira o sono e faz pensar em montar um... Mas a situação no momento não é propícia pra isso (R$) e tbm to com carro parado e preciso dele urgente então vou fazer o CHT, que sabe um dia aos poucos monto um 20v...

No mais era isso, pensei em montar um aspirado a álcool com taxa de 13 a 13,5, mas acabei desistindo vou montar na gasolina, tudo 1.6 e a caixa d 1.0, só caprixando nas peças tudo das melhores marcas e ai talvez um dia pendure uma turbina só pra dar uma brincada de leve e mais pra frente vou montando um AP 2.0 injetado.

Obrigado aos que colaboraram.


é facil descobrir, o comando original de não me engano tem 5,5mm de levante o do cht formula tem 6,5 mm ... pode er que eu esteja enganado mas é isso.. não vendi o meu ainda, o foda que ta aqui em campo grande ... rsrs

#6
Gabriel_CHT

Gabriel_CHT
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E ai Bugalaws se tivesse mais perto já era meu sem dúvida, até pq não comprei nada ainda(só comando e cabeçote) to pra comprar segunda as peças, foda é a distância mesmo sou de Viamão/RS - tu deve conhecer pq já vi em algum forum tu dizendo que testou o teu CHT em Tarumã. Pelo que eu tinha medido o meu comando tem 6,1mm, então acredito que se não for do CHT Fórmula deve ser ao menos do 1.6, mas vou comparar com o original qdo desmontar o motor.
Valeu pela ajuda.

#7
Geltec_CHT

Geltec_CHT
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E ai Bugalaws se tivesse mais perto já era meu sem dúvida, até pq não comprei nada ainda(só comando e cabeçote) to pra comprar segunda as peças, foda é a distância mesmo sou de Viamão/RS - tu deve conhecer pq já vi em algum forum tu dizendo que testou o teu CHT em Tarumã. Pelo que eu tinha medido o meu comando tem 6,1mm, então acredito que se não for do CHT Fórmula deve ser ao menos do 1.6, mas vou comparar com o original qdo desmontar o motor.
Valeu pela ajuda.



Estou no mesmo barco que o Gabriel...vou abrir um tópico pra contar pra vcs minha históra...rsrs...abraços!!!