Preparados: Esquema de montagem TBI Gol 1.0/1.3 mono - Preparados

Ir para

• Novo tópico
  • Responder

Esquema de montagem TBI Gol 1.0/1.3 mono

Postou 07 janeiro 2012 - 01:31 | #1 Membro offline   Geltec_CHT 

• Grupo: Members
  • Cadastrado: 07-abril 11

Salve galera, pra quem não falei ainda, feliz 2012!!! seguinte:
Na montagem da injeção do meu CHT 1.3i, fiquei com muitas duvidas e medo de montar errado, então pedi pra um mecânico montar e tal, enfim, tenho quase certeza que tem "cagada" na montagem, ficou super estranho, dando soquinhos, tem horas que "dou pé" e o carro segura, dando a impressão que etá apenas entrando ar, cheirando gasolina e saindo fumaça preta na hora da partida!!!

Queria um auxílio da galera que conhece esse TBI, para eu mesmo remontar toda injeção, tenho algumas fotos desse TBI e vou postar para a galera me dizer se esta montada certa ou não, desde já agradeço à todos, vamos ao que interessa:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Esse caninho em vermelho eu não lembro de onde é e tbm não lembro o que esta ligado aqui, se alguem souber???

Tem mais um detalhe que é a questão das juntas: olhando o coletor de cima (sem o TBI) a junta que vem com o KIT de reparos serve de boa, porém tem o tal do "defletor de calor" que tem uma outra junta, essa maior que a do coletor (tem o buraco maior)e esse defletor vai entre o TBI e o coletor.

No TBI o desenho da junta é igual a do coletor se colocar a junta do defletor da a impressão que não vai vedar direito, sei la!!!!

Quem seouber como montar iso direitinho, me da um help ai rapaziada, serei grato, só falta isso pro golzinho ficar filé, ta originalzinho mais ta um tezãozinho, 120 Km/h de 4º na castelo branco, com a 5º curta não sei até onde vai....isso pq não ta acertadinho, mas ta rendendo...rsrrs

Postou 07 janeiro 2012 - 01:45 | #2 Membro offline   Eric_ap 

• Cadastrado: 13-julho 11

Vamos la.. Tbi do meu carro é igual ao seu, e talvez eu possa ajudar em algo ..
1º - aquele caninho tampado da primeira foto q vc n sabe oq é, ele liga no filtro de ar original do carro , parece q no sistema anti-chama, pode deixar ele tampado sem problemas.
2º - ali aonde entra a mangueira de combustivel está certo , mas do outro lado teria q ter o retorno, ela entra por ali aonde vc citou, passa pelo bico , dpois pelo regulador de pressao e sai pelo retorno !!
3º- aquele caninho perto do sensor de borboleta fica ligado a um filtro de carvao ativo, q fica dentro do parachoque do carro , no meu caso eu usei ele pra ligar a pressao de turbo do gerenciador de bico extra, ... mas esse cano geralmente encaixa uma mangueira de 5mm e logo em seguida ela encaixa naquelas bem finas .. tipo canudo de pirulito, quase n entra ar por ali .. fiz isso num de um amigo para nao vedar, mas creio q de para vedar ele tb sem problemas nenhum

Qualquer coisa, espero ter ajudado !!

Postou 07 janeiro 2012 - 02:25 | #3 Membro offline   Geltec_CHT 

Po Eric_ap, valeu por enquanto cara, pelo menos agora ja sei pq tinha uma mangueirinha preta fininha perto da caixa de ar com a ponta derretida provavelmente foi o funileiro que derreteu aquilo!!!

Mais alguem pra complementar o Eric????

Postou 08 janeiro 2012 - 08:38 | #4 Membro offline   Bope Bravo 

• Cadastrado: 11-fevereiro 10

Ver postGeltec_CHT, em 07 janeiro 2012 - 02:25 , disse:

Po Eric_ap, valeu por enquanto cara, pelo menos agora ja sei pq tinha uma mangueirinha preta fininha perto da caixa de ar com a ponta derretida provavelmente foi o funileiro que derreteu aquilo!!!

Mais alguem pra complementar o Eric????

Bom, essa TBI é basicamente a mesma do Palio com motor 1.6/ 8V argentino (esse SPI só saíu no Palio EL e City), tou postando o pdf da injeção dele e vc pode ver tudo isso detalhadamente, de quebra ainda tem explicações dos sensores e atuadores...

https://rapidshare.c...-1.6-8V-SPI.pdf

Aqui uma prévia do essencial:

Imagem

No volkspage.net tem catálogo 2004 da WV pra download, talvez nele tenha algo interessante, não sei.

PS.: No Palio a pressão da linha de combustível num originalzinho é de 1 bar, mas aconteceu de colocarem 3 bar, aí não passa de 140.

[ ]'s

Este post foi editado por Juncker: 08 janeiro 2012 - 08:43

Postou 09 janeiro 2012 - 08:13 | #5 Membro offline   Flavio Cruz 

• SPPT - Membro Nº 20.
  • Cadastrado: 26-março 04

Ta loko?

Usar essa injeção sem retorno? Esse seu mecanico é um ganbiarreiro mesmo... ficou com preguiça de criar a linha de retorno...

Pode para tudo, so continue apos instalar a linha de retorno e conferir se seu regulador de pressao esta ok e regulado a 1 bar... só deposi que vc pode pensar em acerto...

do jeito que está, deve está bebendo mais que um gm4.1
Imagem

Postou 09 janeiro 2012 - 09:47 | #6 Membro offline   Jonas Cajé 

• Cadastrado: 18-janeiro 11

Quem falou que tá sem retorno?/

SE estivesse sem retorno e uma bomba boazinha estaria batendo quase 6bar na lenta. Beberia mais que eu e um Holley juntos.
AP 1847cc

Postou 10 janeiro 2012 - 01:34 | #7 Membro offline   Geltec_CHT 

Valeu pelo toque rapaziada, mais acontece é que nao estou acahando ele gastao, rodo muito com 50 reais de gasolina, se ele ficar mais economico depois do acerto, vai ficar maravilhoso!!!

Tem como medir a pressão da bomba em casa, ou só com equipamento apropriado?

Tava pensando em trocar TUDO que envolve a injeção desse carro:

- Bico injetor (pensei no verde do 1.6/1.8 mono)
- Diafragma regulador de pressão
- kit de reparo (aquelas juntas todas do TBI)
- sensor de borboleta e de lenta
- bobina do gol MI com 2 ou 3 pinos
- Bomba de combustivel (original)
- filtro de combustivel
- sensor MAP (o meu tem o emblema da ford eitaaa Autolatina rsrs)
- distribuidor sem avanço centrifugo (igual o que esta no carro)
- cabo do acelerador

Se estiver esquecendo de algo me avisem, nao curto gambiarra e se for pra gastar, prefiro comprar tudo zerado e acabar com picuinhas né???

Cabos e velas sao zerados, troquei agora quando fiz o motor por completo!

Postou 12 janeiro 2012 - 08:25 | #8 Membro offline   Flavio Cruz 

• SPPT - Membro Nº 20.
  • Cadastrado: 26-março 04

Essa injeção é TODA Ford... foi o que a VW "ganhou" na Autolatina, meu carro veio com essa BOSTA enquando a VW mandou a MI pros carros da Ford, pense numa troca justa!

O distribuidor tem sensor Hall, pra medir a pressa basta instalar um manometro com um T, ANTES da entrada da TBI

Esse injeção DESARMA com a dirigibilidade caso ela der erro de leitura no sensor de temperatura da água, no meu caso o conector tava quebrado, quando caia parecia que o mundo ia se acabar...
Imagem

Postou 12 janeiro 2012 - 08:37 | #9 Membro offline   Jonas Cajé 

• Cadastrado: 18-janeiro 11

Huahsuahuahau

Troca justa mesmo!
AP 1847cc

Postou 12 janeiro 2012 - 10:38 | #10 Membro offline   Geltec_CHT 

entao, ja sei que essa injeçao é burra pra caramba varios mecanicos ja me falaram isso, mas mesmo assim quero deixa o mais zeradinho possivel, pego estrada pra ir na casa da minha sogra, vou muito ao litoral e tal...o carrinho tem que ficar filé, ate eu montar o AP 1.9 MI.

vou meter a mao na massa asssim que der e vou deixar essa injeção bacana, quero ver se faço uns 15 km/l na estrada...rsrsrs...

• 3 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Novo tópico