Antes de dar um up no motor sevel do Tipo transformando-o em 1.9 troquei os discos de freio dianteiros para 257mm ventilado e traseiros com discos sólidos de 240mm.
Todos novos Varga original.
As pinças são da Tempra SW na frente e atrás que comprei num desmanche, reformei todas, tudo novo conforme fábrica.
Seguinte, hoje voltando de Petrópolis, apressado e descendo por uma serra de respeito, chegando quase ao final desta, o freio quase que sumiu.
Eu diria sumiu de todo pois a pressão que tive que fazer no pedal foi muito grande para não sair pela tangente numa curva.
Ao terminar a serra o sistema foi retornando ao normal.
Sentia-se cheiro de lona queimada enquanto o freio ia sumindo.
Perguntas, é o fluido Varga DOT4, novo, lacrado, que coloquei três meses atrás que não vale nada e ferveu;
ou são as pastilhas, também novas da Fras-Le na frente e Cobreq atrás;
ou o Tipo pesa mais que a Tempra SW dando fading nos freios (essa resposta eu sei).
Sinceramente estou preocupado com este problema.
Estou projetando uma admissão para turbo e com os freios assim qualquer um desiste.
E se algum amigo tiver a resposta/solução ficam aqui meus agradecimentos antecipados.
Preparados: Freios sumindo - Preparados
Bem Vindo ao Preparados
O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido.
Já está Cadatrado? Faça o Login!
Freios sumindo
Postou 23 janeiro 2012 - 04:37 | #2
Vale tentar um sistema de dutos de ventilação para os freios. mangueiras de piscina são ótimas pra isso.
AP 1847cc
Postou 23 janeiro 2012 - 05:36 | #3
Lancia, tenho o mesmo sistema no meu carro, porém pinças do sedici valvole nas 4 rodas.
Não sei se ando muito forte, mas já tirei fumaça das pastilhas e disco azul algumas vezes... minha opnião do que pode ter acontecido com o seu sistema:
- DOT4 Varga não é uma maravilha.
- Sistema novo, sem a pastilha ainda estar "curada"
- Falta dos defletores de ar originais do 1.6
- Flexíveis inchando
Isso desconsiderando uma sobrecarga no sistema, pois já deve ter feito o mesmo trajeto com o sistema original do tipo sem problemas. O tipo é uma legitima ANCÔRA e isso exige muito zelo com os freios.
Meu próximo UP de freios será:
- Discos 257mm "slotados" powerbrakes (disco varga usinado por eles)
- Pastilhas de composto de cerâmica PowerBrakes
- DOT 5.1 MOTUL
- Direcionadores de ar para os discos
Não sei se ando muito forte, mas já tirei fumaça das pastilhas e disco azul algumas vezes... minha opnião do que pode ter acontecido com o seu sistema:
- DOT4 Varga não é uma maravilha.
- Sistema novo, sem a pastilha ainda estar "curada"
- Falta dos defletores de ar originais do 1.6
- Flexíveis inchando
Isso desconsiderando uma sobrecarga no sistema, pois já deve ter feito o mesmo trajeto com o sistema original do tipo sem problemas. O tipo é uma legitima ANCÔRA e isso exige muito zelo com os freios.
Meu próximo UP de freios será:
- Discos 257mm "slotados" powerbrakes (disco varga usinado por eles)
- Pastilhas de composto de cerâmica PowerBrakes
- DOT 5.1 MOTUL
- Direcionadores de ar para os discos
SEVEL INSIDE
Postou 23 janeiro 2012 - 05:38 | #4
Se ainda assim discos slotados e pastilhas de cerâmica não resolverem, pode recorrer as pinças do marea com disco de 284mm, porém perde a possibilidade de usar roda 14" (não optei por eles por esse motivo)
SEVEL INSIDE
Postou 23 janeiro 2012 - 06:25 | #5
Jonas, bem lembrado, vou estudar a solução dos dutos de piscina, obrigado.
Menegotto, meus discos já são slotados acho que vou partir para pastilhas de cerâmica.
Muito tempo atrás, me lembro agora, de termos reclamações dos freios Teves nas Tempras - vou tentar recuperar o que se disse e/ou que se fez na época.
A idéia do DT5.1 Motul também é factível, vou providenciar.
Quanto aos flexíveis estou usando uns de aço inox/teflon ingleses, marca HEL. Inclusive tenho um jogo sobrando que imagino possa lhe ser útil.
Não estufam nem a pau.
Me mande seu endereço por MP que os enviarei de brinde meu amigo, você merece.
Menegotto, meus discos já são slotados acho que vou partir para pastilhas de cerâmica.
Muito tempo atrás, me lembro agora, de termos reclamações dos freios Teves nas Tempras - vou tentar recuperar o que se disse e/ou que se fez na época.
A idéia do DT5.1 Motul também é factível, vou providenciar.
Quanto aos flexíveis estou usando uns de aço inox/teflon ingleses, marca HEL. Inclusive tenho um jogo sobrando que imagino possa lhe ser útil.
Não estufam nem a pau.
Me mande seu endereço por MP que os enviarei de brinde meu amigo, você merece.
Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.

Postou 23 janeiro 2012 - 08:46 | #7
Pode ser cilindro mestre? Qual cilindro mestre vc está usando?
Trackdays & Racing, because soccer requires only one ball!
Postou 23 janeiro 2012 - 10:17 | #8
nos 106 com up de freio mas com cilindro mestre original, acontece exatamente isso, e o carro é leve leve...
Postou 23 janeiro 2012 - 11:24 | #9
pastilhas boas de preço e de desempenho sao as ceramax da fras-le!
dot 5.1 tambem!
ambos juntos, devem te dar um bom up!
e cara, aonde tu conseguiu esses flexiveis?
dot 5.1 tambem!
ambos juntos, devem te dar um bom up!
e cara, aonde tu conseguiu esses flexiveis?
Postou 24 janeiro 2012 - 07:10 | #10
FilipeSalomao, em 23 janeiro 2012 - 07:48 , disse:
Pelo cheiro que sentiu,nao seria as pastilhas??
Sim, creio que sim. Mas pastilhas devem se aquecer, não haveria muito problema nisso.
O ruim é que se aquecendo fervem também a titica do óleo Varga.
Já comprei um frasco do Motul e deve chegar até o fim desta semana, troco tudo e farei novo teste.
G u s t a v o, em 23 janeiro 2012 - 08:46 , disse:
Pode ser cilindro mestre? Qual cilindro mestre vc está usando?
Não creio que seja o cilindro mestre senão isso aconteceria sempre e não só num final de serra com muitas curvas, parece um carrocel este trecho da Teresópolis-Petrópolis.
Arturpoa, em 23 janeiro 2012 - 11:24 , disse:
pastilhas boas de preço e de desempenho sao as ceramax da fras-le!dot 5.1 tambem!ambos juntos, devem te dar um bom up!e cara, aonde tu conseguiu esses flexiveis?
O flexíveis eu trouxe de Londres, você não imagina o que se acha por lá (e na Alemanha também) para a linha Fiat.
Onde acho tais pastilhas ceramax? Tem em loja de internet? Aqui em Tere só tem roupas de malha vendida na feirinha aos sábado e isso quando não chove, hehehehe...
Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.

Entrar
Cadastre-se
Ajuda