Preparados: Turbinando o sevel 1.9 - Preparados

Ir para

• Novo tópico
  • Responder

Turbinando o sevel 1.9

Postou 26 janeiro 2012 - 05:36 | #1 Membro offline   Lancia 

• Grupo: Members
  • Cadastrado: 18-junho 11

Bom amigos, estou entrando numa área que só conhecia em teoria que seria turbinar um motor. Por isso preciso de ajuda de vocês.
É um sevel modificado para 1.9 com compressão de 10,1:1 carro de rua operando exclusivamente na gasolina e como comando original.

Portanto gostaria muito de opiniões quanto ao sistema em si que consiste de uma ECU Marelli modificada, que já existe e está funcionando.
Penso em uma turbina SPA 250 mais uma caixa quente valvulada também SPA T2 .40 eixo 47 com um atuador p/ válvula de alívio incorporada ajustado em 0,6 BAR.
E uma pegada a partir de 2400 seria interessante.

Experimentei ficar só com a própria IAW G7.2ABF mas acontece que se adéquo a marcha-lenta falta combustível em alta e se acerto a alta a marcha-lenta "ensopa".
Por isso, além dos quatro bicos da injeção existentes vou colocar em sequencia e um pouco mais acima em cada coletor mais quatro bicos auxiliares.
Então quatro bicos auxiliares seriam gerenciados por uma Digipulse Manifold, que me pareceu simples e de fácil ajuste (creio eu...).

Uma coisa esquisita no manual do Digipluse é que ele quer "enxergar" de 6,5 a 9 volts no TPS fio laranja e a Marelli entrega exatos 5v. É isso mesmo, ou melhor, é assim mesmo, funciona?

Imagem

Este post foi editado por Lancia: 26 janeiro 2012 - 05:50

Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.
Imagem

Postou 26 janeiro 2012 - 07:35 | #2 Membro offline   menegotto 

• Cadastrado: 12-abril 09

vamos lá, turbo é a minha área hehehehe

Turbina: Pro seu uso, que julgo ser um carro de estrada, com boas respostas a retomadas e não um carro pra ficar dando velocidade final, a turbina escolhida está de bom tamanho. Terá uma pegada bem cedo porém obviamente tb o motor para de render mais cedo. (estimo um range de potência de 2500 a 550 rpm nessa configuração)

Sugestão: Dê uma olhada na nova linha da Master Power, pois são refrigeradas a água. O único inconveniente é que são produtos novos, enquanto os SPA já estão bem comprovados no mercado.

Digipulse: Ignore o valor de TPS no manual, é um erro grotesco. Chegando 4,8v nela vai entender que está em WOT. DIGIPULSE é a mais simples e funcional que se tem no mercado, cumpre bem o papel com a grande facilidade no acerto porém não fica 100%, pois o tempo de injeção é calculado por uma reta rotação x pressão, onde quanto maior a rotação mais injeta, porém sabemos que qualquer motor precisa de mais combustível no pico de torque e potência e não no final do limite de rotação.

Sugestão: De uma olhada na PANDOO que saiu para bico suplementar, numa HIS digital ou numa HARDWARE turbo link.
SEVEL INSIDE

Postou 26 janeiro 2012 - 07:37 | #3 Membro offline   menegotto 

Ahh, estude o uso de um intercooler pois nossas gasolinas são péssimas, para ocorrer detonação é muito fácil... eu mesmo perdi um jogo de pistão devido a gasolina adulterada (creio que velha pois sempre abasteço no mesmo posto e um belo dia quebrou canaleta de todos sem motivo algum)
SEVEL INSIDE

Postou 27 janeiro 2012 - 06:58 | #4 Membro offline   Lancia 

• Cadastrado: 18-junho 11

Grande mestre, seguirei suas sugestões, especialmente aquela refrigerada a água.
Tenho uma grande tendencia a usar os produtos da SPA pois os conheço desde que estabeleceram a empresa e sei da qualidade dos produtos dele.

Várias perguntas importantes deste seu leigo amigo: essa SPA que escolhi cabe no espaço entre o motor e a parede corta-fogo?
Mais ainda, aparafusando-se a caixa quente no coletor T2, a caixa fria irá apontar para cima ou existe a possibilidade de girar-se o conjunto?
E o atuador da wastegate também não irá colidir com alguma coisa no motor já que ela é montado em cima do conjunto da turbina?

Pandoo, não tinha me lembrado deles, vou xeretar o site deles e ver se acho algo que me agrade.

Quanto aos 9 volts no TPS (Digipulse), que ridículo, está errado no manual deles e mesmo em .pdf eles não corrigem? ISO14001 neles...
Quanto aos ajustes não ficarem perfeitos poderia até modificar o projeto de modo a adequá-lo ao carro - espero que não tenham mergulhado o circuito em epoxi.

Intercooler, caraca onde instalo um? Caixa da roda direita? Eu só uso Pódium desde que passei a compressão acima de 10:1, não resolve uma possivel batida de pino?
Na Fiat e com a Fiat a mais de 40 anos.
Imagem

Postou 27 janeiro 2012 - 11:05 | #5 Membro offline   menegotto 

se andar SEMPRE de podium é tranquilo. Problema é gasolina comum. Realmente intercooler no Tipo é missão impossível, o meu acabei desistindo pois não há espaço para um intercooler de tamanho que ajude ao invés de piorar.

Quanto a turbina, vc tem que decidir qual tipo de pressurização vai fabricar, saindo por cima ou por baixo do cárter. Com isso vc deve determinar a turbina que vai usar.

A tampa da carcaça fria de toda turbina pode ser rotacionada 360º, porém vc perderá a fixação da wastegate incorporada. A minha garrett o original é sair pra baixo, como girei a tampa pra sair em cima, tive que fazer um furo na tampa com rosca M8 para prender a wastegate.

Vou tirar umas fotos bem detalhadas dessa parte no meu motor. Esse tamanho de turbina não bate em nada, porém fica tudo bem justo.
SEVEL INSIDE

Postou 27 janeiro 2012 - 11:13 | #6 Membro offline   menegotto 

VISTA INFERIOR. DETALHE DA PROXIMIDADE DA SAÍDA DE ESCAPE COM O ALTERNADOR. CANO DE 2 1/4", TERMOTAPE OBRIGATÓRIO. SAÍDA DO TURBO PARA BAIXO COMO ORIGINAL

Imagem

SEVEL INSIDE

Postou 27 janeiro 2012 - 11:15 | #7 Membro offline   menegotto 

Imagem
SEVEL INSIDE

Postou 27 janeiro 2012 - 11:24 | #8 Membro offline   menegotto 

SAÍDA DE ESCAPE. ATENÇÃO A CURVA PARA NÃO PEGAR NO SEMI EIXO OU FICAR MTO PRÓXIMA DO SETOR DA DH

Imagem

SEVEL INSIDE

Postou 27 janeiro 2012 - 11:30 | #9 Membro offline   menegotto 

POSICIONAMENTO DO TURBO COM SAÍDA PARA BAIXO

Imagem

SEVEL INSIDE

Postou 27 janeiro 2012 - 11:56 | #10 Membro offline   marcossilvass 

• Projetista Ferramenteiro/Programador CAD/CAM
  • Cadastrado: 03-fevereiro 11

Ver postmenegotto, em 27 janeiro 2012 - 11:30 , disse:

POSICIONAMENTO DO TURBO COM SAÍDA PARA BAIXO

Imagem

que motor lindo, se fosse hoje teria comprado minha turbina com refrigeração a água e de preferência uma kkk com eixo de titânio, e com a wastegate para 2bar pois a minha pedi para regular com 0,8bar mais eu iria usar 1,5bar e me mandaram uma que enche no máximo 1bar, agora a valvula é blindada fica dificil para trocar a mola.
FIAT TIPO 1.6 IE TURBO/MPI/INTERCOOLER/MEGASQUIRT/CAMALEÃO

PEUGEOT 207 1.4 FLEX 2011

• 77 Páginas +
  • 1
  • 2
  • 3
  • Último >
  • Novo tópico