Volkswagen comemora 55 anos da kombi no brasil
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utilitário começou a ser produzido em são bernardo do campo no dia 2 de setembro de 1957
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modelo acumula mais de 1.530.000 unidades produzidas desde seu lançamento
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kombi nunca perdeu a liderança de sua categoria
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vendas do utilitário registram alta de 4%, de janeiro a julho de 2012
a volkswagen comemora neste domingo, dia 2 de setembro, os 55 anos ininterruptos de produção da kombi no brasil. produzida em são bernardo do campo desde 1957, o utilitário foi o primeiro modelo da volkswagen feito no brasil. modelo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a kombi acumula mais de 1.530.000 unidades produzidas desde seu lançamento até julho de 2012.
2007 - linha de montagem da kombi em são bernardo do campo
a maior prova do sucesso e da versatilidade do utilitário volkswagen está na incontestável liderança no segmento de mercado em que atua: a kombi nunca perdeu a liderança de sua categoria. e isso continua em 2012. no acumulado de janeiro a julho deste ano, a kombi registrou 14.905 unidades emplacadas (detendo 39,4% do segmento), o que representa crescimento de mais de 4% em relação ao mesmo período de 2011 – ótimo resultado quando se analisa a indústria de comerciais leves, que registrou queda de 1,4% no acumulado dos sete primeiros meses de 2012 contra o mesmo período de 2011.
nenhum outro utilitário alia tanta versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção como a kombi. “não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta", afirma marcelo olival, gerente executivo de vendas e marketing de comerciais leves da volkswagen do brasil.
o consumidor da kombi possui um perfil bem diferente do dos compradores de carro de passeio. a relação custo-benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, robustez mecânica e economia são atributos que fizeram o modelo conquistar os consumidores e manter-se líder em vendas em seu segmento há mais de cinco décadas.
"é um ícone na indústria que, além do sucesso de vendas, tem um enorme carisma. não é difícil achar uma pessoa que tenha uma história com a kombi, seja como o veículo da família, o carro do trabalho ou o modelo que a levou para a escola. por isso a kombi continua conquistando muitos colecionadores", destaca marcelo olival.
atualmente, a linha de produção da kombi trabalha em dois turnos e conta com 386 colaboradores na área da pintura, 201 no setor de armação e outros 205 na montagem final. é pelas mãos desses 792 funcionários que são fabricadas 90 unidades diárias do modelo.
mais de meio século de sucesso
a kombi foi idealizada pelo holandês ben pon na década de 40, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do fusca em um veículo leve de carga. a produção do modelo começou na alemanha em 1950. o destaque era a carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.
em 1957 foram fabricadas as primeiras unidades no brasil. com um índice de nacionalização de 50%, a kombi tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. a versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.
a trajetória internacional da kombi brasileira se inicia com a história das exportações da volkswagen do brasil nos anos 70 para mais de 100 países. os principais mercados externos da kombi foram argélia, argentina, chile, peru, méxico, nigéria, venezuela e uruguai.
no brasil, em 1975, com uma reestilização, a kombi passa a ser equipada com o motor 1.6l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação. o motor diesel 1.6l, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. no ano seguinte surge o modelo a etanol e, em 1983, a kombi apresenta painel e volante novos, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel.
as versões a diesel e cabine dupla incorporaram novidades e itens de conforto como cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça, temporizador para o limpador do para-brisa, entre outros. em 1992, a kombi ganhou conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, incluindo discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.
uma versão mais moderna chegou em 1997 com o nome de kombi carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. as mudanças foram realizadas sem abrir mão da versatilidade e da economia exigidas por seus fiéis consumidores.
no final de 2005, a kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 total flex (arrefecido a água), até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar. desde janeiro de 2006 até julho de 2012, o utilitário teve mais de 170 mil unidades produzidas. com o novo motor, a kombi desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com gasolina e 80 cv, com etanol.
1957 - 1ª kombi fabricada no brasil
1969 - kombi em testes
1976 - kombi é reestilizada e recebe motor 1600
1981 - kombi pick-up standar cabine dupla
1983 - kombi pick-up diesel
1985 - kombi cabine dupla luxo
1997 - kombi carat
2006 - kombi recebe motor 1.4 total flex
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