Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Duvida sobre viscosidade de oleo

Duvida sobre viscosidade de oleo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
52 Posts 7 Posters 11.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • M Offline
    M Offline
    Milan
    escreveu em última edição por
    #35

    É eu pensei nessas possibilidades e até mesmo por o radiador mais alto do lugar onde pega a mangueira pra escoar quando tirar o filtro mas ai mata meu projeto de por embaixo do carro.

    tenho que pensar direitinho pq andei vendo tao vendendo radiadores de oleo ai que nao aguentam pressao, vi um que a  pressao maxima era 5bar….... po se eu ligar o carro frio ja bate isso, se eu sair da garagem explode o radiador kkkkkkkkkkkkkkkkk

    1 Resposta Última resposta
    • M Offline
      M Offline
      Milan
      escreveu em última edição por
      #36

      só pra deixar registrado aqui pra galera.

      ontem eu peguei um engarrafamento dos infernos num evento que teve aqui em niteroi(rj) de encontro de carros antigos.

      e tava calor.

      fiquei mais de hora em engarrafamento com carro ligado parado.

      até que olhei pro manometro de pressao de oleo e tava 0.6~0.8 bar mesmo o carro na lenta direto.

      ou seja, não é só nas esticadas que o oleo afina nao, muito tempo ligado também da problemas, vou agir o radiador de oleo e vou postar pra galera pra ver oq fiz.

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        Casantosef
        escreveu em última edição por
        #37

        hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          Milan
          escreveu em última edição por
          #38

          hora de utilizar um óleo com maior viscosidade afim de readequar-se ao seu regime de trabalho.

          po mais é um óleo padrao 20~40…. tinham me mandado usar 10-30 =s

          mais grosso que esse pra andar de baixa n rola.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            rbsmontemor
            escreveu em última edição por
            #39

            Óleo quente tem sua viscosidade reduzida, normal.

            no projeto de motor existem os limites de pressão mínima para cada condição de carga, e geralmente os limite principais estão nos documentos técnicos de manutenção.

            no meu motor por exemplo, mínimo 2 bar em lenta e 3,5 bar a 3000rpm. isso leva em conta o motor na temperatura de funcionamento, com o óleo já quente. lógico que com o óleo mais frio a pressão vai ser e de fato é maior, nada fora do natural.

            agora o que é necessário observar é se a pressão cai muito quando em plena carga / rotação elevada (alta taxa de cisalhamento) e se o problema está sendo excesso de temperatura.

            até em torno de 115c a maior parte dos óleos/motores trabalham sem problemas hoje em dia, mas já no limite de lubrificação. o ideal é não passar muito dos 100c e não menos que 80c com o motor em temperatura de funcionamento.

            na minha combinação de óleo / motor, a pressão cai muito a partir de 115c, mas depois de uns 70c a pressão que em lenta ficava quase 4 bar começa a cair gradativamente, como é de se esperar.

            o que aquece bem o óleo é rotação elevada que gera alta taxa de cisalhamento e consequente calor, e ageração de calor interna do motor, como o funcionamento contínuo em carga elevada.

            se eu mantenho velocidade de cruzeiro que resulte em uma rotação de 5000rpm, mesmo com pouca carga, o óleo no meu motor vai atingir facilmente 120c.

            em marcha lenta ou rotação de até uns 2500rpm fica entre 95 e 100c, que é completamente normal.

            1 Resposta Última resposta
            • C Offline
              C Offline
              Casantosef
              escreveu em última edição por
              #40

              milan, eu tinha certeza que você ainda estava usando um 10w30.

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                Milan
                escreveu em última edição por
                #41

                auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

                raphael:

                sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

                eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

                a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

                frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

                1 Resposta Última resposta
                • T Offline
                  T Offline
                  ts78
                  escreveu em última edição por
                  #42

                  sempre usei 20w50 no ap 1.6 alcool mas um dia resolvi mudar e comecei a usar 15w40, senti o motor mais solto e com partidas mais rápidas, apelei e passei a usar o mesmo óleo em todos meus carros, 5w40 api sm ou sn.

                  1 Resposta Última resposta
                  • W Offline
                    W Offline
                    WILPNG
                    escreveu em última edição por
                    #43

                    mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                    1 Resposta Última resposta
                    • T Offline
                      T Offline
                      ts78
                      escreveu em última edição por
                      #44

                      mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

                      moro no pr, em londrina mais especificamente. em todos carros aqui de casa estou usando 5w40 e são todos vw ehhehe.

                      1 Resposta Última resposta
                      • R Offline
                        R Offline
                        rbsmontemor
                        escreveu em última edição por
                        #45

                        auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

                        raphael:

                        sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

                        eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

                        a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

                        frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

                        vou ser sincero, nunca observei como fica a pressão de óleo do meu carro nessa situação.

                        quando observei, era engarrafamento sim...estava de certa forma quente, mas acho que nada como você está citando.

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Milan
                          escreveu em última edição por
                          #46

                          É foi a primeira vez que eu enfrentei um transito desse com o carro depois de modificado e com manometro.

                          e detalhe, liguei o ar condicionado nesse tempo todo, ou seja, ventuinha armada tb.

                          mas sinceramente fiquei meio cabrero, sei que o ponteirinho do alcool desceu igualzinho o da pressao kkkkkkkk

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #47

                            heuheue eu tb achava que casantosef era de fora….... seila

                            po ontem eu dei uma esquentada (é ateh no topico onde falo do estalo do motor)... a pressao do oleo que antes tava 1.2 caiu pra 0.8 de lenta.

                            isso porque eu deixei a ventuinha ligada alguns segundos antes de meter o pé e a temperatura caiu pra 1/4  + -. (temp externa 21 graus)

                            realmente acho que vou precisar de um radiador de oleo.

                            sem controle...... esse ai do filtro entao vc acha que é "firula" e não resfria o suficiente ?¿

                            eu pensei em por uma flange no filtro e meter um de moto como no link acima que é bem pequeninin e parece um cooler de processador, deve resfriar bastante (eu provavelmente ligaria na parte de baixo do carro)

                            que acham?????/ ou seria melhor do fusca mesmo?

                            veja o protetor de carter do meu carro

                            http://img.bomnegocio.com/images/38/3864554021.jpg

                            entao parece uma blindagem, essas 2 entradas, sao diretas no filtro e radiador, entao forma uma inducao qnd anda....parado nao tem qq efeito consideravel....

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #48

                              to ligado, servem de difusores digamos assim…. eu tava pensando em por um fino mesmo por debaixo do carro em algum canto so pra um resfriamento d leve...     na realidade acho que o perfeito seria pegar no aeroquip que entra ou que sai pra turbina antes do carter.

                              pq é lá que o bicho pega fogo

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
                                S Offline
                                SemControle
                                escreveu em última edição por
                                #49

                                problema na saida é a volta ao carter por gravidade, entao vc pode acabar esfriando o oleo, mas criando um serio obstaculo ao retorno….e ai fumaca e outras coisas....

                                eu fico pensando, o radiador de agua, ai na frente vem o intercooler, mais um espaco pro radiador de oleo, e assim vai, acaba contornando uma coisa e complicando outra, ainda bem q pelo menos o de oleo seria bem pequeno

                                1 Resposta Última resposta
                                • M Offline
                                  M Offline
                                  Milan
                                  escreveu em última edição por
                                  #50

                                  exato sem controle..

                                  e pra piorar a situacao eu tenho ar condicionado. justamente por isso fiz uma gambiarra pra instalar o intercooler do outro lado com poucos dutos.

                                  e ar condicionado ja viu, quanto mais quente ali o radiadorzin menos funfa e risco de subir a pressao e pifar. (ja n tenho muita sorte com isso).

                                  por isso queria inventar uma adaptacao até por debaixo do carro mesmo (poderia ser ligada por adaptador no filtro de oleo , aquelas flange do ml mesmo)… e  ligadas com duto de cobre. a unica coisa ruim vai ser na troca de oleo que toda vez terá que esvaziar o radiador também.

                                  e andando emabaixo do carro vai ventar bastante...

                                  tava pensando num desse aqui:

                                  http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-566549133-radiador-de-oleo-turbo-supercharger-nitro-_jm

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
                                    S Offline
                                    SemControle
                                    escreveu em última edição por
                                    #51

                                    cuidado em nao pegar penas vento

                                    o golf so resolveu o problema de bater o protetor e quebrar o carter com a suspensao travada, antes disso as afundadas q dava na dianteira so paravam qnd o protetor batia….

                                    fico grilado com essas coisas muito perto do chao....nem pensei em intercooler no golf pq fica deveras complicado...a turbina fica atras do motor

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
                                      M Offline
                                      Milan
                                      escreveu em última edição por
                                      #52

                                      É esse lance de turbina atras do motor complica mesmo,,, eu ja tenho raiva dos motores cht do xr3 porque o carburador é colado na parede de fogo, qualquer mexidinha é um malabarismo….... imagina a turbina.

                                      tipo eu nao sei, eu queria conhecer por sinal, esse pessoal que faz dutos inox... tem que ver se tem espaço só isso.

                                      po realmente andar com carro baixo é complicado, eu nunca tive protetor de carter então sei do seu medo rs.... mas o radiador que digo embaixo do carro, nao seria exatamente embaixo do carro, seria em algum vão embaixod o carro...... tipo andei olhando entre a caixa e o quadro do motor por ex.  mas steria que ser um fininho.

                                      to com mais medo de qual radiador de oleo por do que a adaptacao.

                                      1 Resposta Última resposta

                                      • Login

                                      • Não tem uma conta? Cadastrar

                                      • Primeiro post
                                        Último post
                                      0
                                      • Recente
                                      • Usuários