Skip to content
  • Recente
  • Usuários
Collapse

Preparados

  1. Home
  2. Categorias
  3. Mecânica e Preparação
  4. Duvida sobre viscosidade de oleo

Duvida sobre viscosidade de oleo

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
52 Posts 7 Posters 11.9k Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    rbsmontemor
    escreveu em última edição por
    #39

    Óleo quente tem sua viscosidade reduzida, normal.

    no projeto de motor existem os limites de pressão mínima para cada condição de carga, e geralmente os limite principais estão nos documentos técnicos de manutenção.

    no meu motor por exemplo, mínimo 2 bar em lenta e 3,5 bar a 3000rpm. isso leva em conta o motor na temperatura de funcionamento, com o óleo já quente. lógico que com o óleo mais frio a pressão vai ser e de fato é maior, nada fora do natural.

    agora o que é necessário observar é se a pressão cai muito quando em plena carga / rotação elevada (alta taxa de cisalhamento) e se o problema está sendo excesso de temperatura.

    até em torno de 115c a maior parte dos óleos/motores trabalham sem problemas hoje em dia, mas já no limite de lubrificação. o ideal é não passar muito dos 100c e não menos que 80c com o motor em temperatura de funcionamento.

    na minha combinação de óleo / motor, a pressão cai muito a partir de 115c, mas depois de uns 70c a pressão que em lenta ficava quase 4 bar começa a cair gradativamente, como é de se esperar.

    o que aquece bem o óleo é rotação elevada que gera alta taxa de cisalhamento e consequente calor, e ageração de calor interna do motor, como o funcionamento contínuo em carga elevada.

    se eu mantenho velocidade de cruzeiro que resulte em uma rotação de 5000rpm, mesmo com pouca carga, o óleo no meu motor vai atingir facilmente 120c.

    em marcha lenta ou rotação de até uns 2500rpm fica entre 95 e 100c, que é completamente normal.

    1 Resposta Última resposta
    • C Offline
      C Offline
      Casantosef
      escreveu em última edição por
      #40

      milan, eu tinha certeza que você ainda estava usando um 10w30.

      1 Resposta Última resposta
      • M Offline
        M Offline
        Milan
        escreveu em última edição por
        #41

        auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

        raphael:

        sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

        eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

        a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

        frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

        1 Resposta Última resposta
        • T Offline
          T Offline
          ts78
          escreveu em última edição por
          #42

          sempre usei 20w50 no ap 1.6 alcool mas um dia resolvi mudar e comecei a usar 15w40, senti o motor mais solto e com partidas mais rápidas, apelei e passei a usar o mesmo óleo em todos meus carros, 5w40 api sm ou sn.

          1 Resposta Última resposta
          • W Offline
            W Offline
            WILPNG
            escreveu em última edição por
            #43

            mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              ts78
              escreveu em última edição por
              #44

              mas ai depende de qual região você é… o óleo certo depende também da temperatura ambiente.

              moro no pr, em londrina mais especificamente. em todos carros aqui de casa estou usando 5w40 e são todos vw ehhehe.

              1 Resposta Última resposta
              • R Offline
                R Offline
                rbsmontemor
                escreveu em última edição por
                #45

                auhuhua nao casantosef….. vc confundiu...... tinham me mandado por 10-30.... eu 'discuti' com o mecanico e botei 20-40..... ai um rapaz q n lembro quem é falou pra por um 30-50 modelo tal la. rs.

                raphael:

                sim mas, na situacao que passei, um calor absurdo no rio, sol a pino, engarrafamento com geral ligado, e motor ligado praticamente 2hr parado...... nao esquentaria muito o oleo?¿

                eis o estranho, eu achava que era justamente só em carga que aquecia muito, mas nessa condicao a pressao caiu muito , como se eu tivesse metendo vdo .

                a pressao caiu menos de 1bar..... o meu em lenta andando e parando no transito reparei que fica nisso mesmo 1bar (lenta 1000rpm).

                frio n... ai pra quase 5 as vezes passa quase 6

                vou ser sincero, nunca observei como fica a pressão de óleo do meu carro nessa situação.

                quando observei, era engarrafamento sim...estava de certa forma quente, mas acho que nada como você está citando.

                1 Resposta Última resposta
                • M Offline
                  M Offline
                  Milan
                  escreveu em última edição por
                  #46

                  É foi a primeira vez que eu enfrentei um transito desse com o carro depois de modificado e com manometro.

                  e detalhe, liguei o ar condicionado nesse tempo todo, ou seja, ventuinha armada tb.

                  mas sinceramente fiquei meio cabrero, sei que o ponteirinho do alcool desceu igualzinho o da pressao kkkkkkkk

                  1 Resposta Última resposta
                  • S Offline
                    S Offline
                    SemControle
                    escreveu em última edição por
                    #47

                    heuheue eu tb achava que casantosef era de fora….... seila

                    po ontem eu dei uma esquentada (é ateh no topico onde falo do estalo do motor)... a pressao do oleo que antes tava 1.2 caiu pra 0.8 de lenta.

                    isso porque eu deixei a ventuinha ligada alguns segundos antes de meter o pé e a temperatura caiu pra 1/4  + -. (temp externa 21 graus)

                    realmente acho que vou precisar de um radiador de oleo.

                    sem controle...... esse ai do filtro entao vc acha que é "firula" e não resfria o suficiente ?¿

                    eu pensei em por uma flange no filtro e meter um de moto como no link acima que é bem pequeninin e parece um cooler de processador, deve resfriar bastante (eu provavelmente ligaria na parte de baixo do carro)

                    que acham?????/ ou seria melhor do fusca mesmo?

                    veja o protetor de carter do meu carro

                    http://img.bomnegocio.com/images/38/3864554021.jpg

                    entao parece uma blindagem, essas 2 entradas, sao diretas no filtro e radiador, entao forma uma inducao qnd anda....parado nao tem qq efeito consideravel....

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      Milan
                      escreveu em última edição por
                      #48

                      to ligado, servem de difusores digamos assim…. eu tava pensando em por um fino mesmo por debaixo do carro em algum canto so pra um resfriamento d leve...     na realidade acho que o perfeito seria pegar no aeroquip que entra ou que sai pra turbina antes do carter.

                      pq é lá que o bicho pega fogo

                      1 Resposta Última resposta
                      • S Offline
                        S Offline
                        SemControle
                        escreveu em última edição por
                        #49

                        problema na saida é a volta ao carter por gravidade, entao vc pode acabar esfriando o oleo, mas criando um serio obstaculo ao retorno….e ai fumaca e outras coisas....

                        eu fico pensando, o radiador de agua, ai na frente vem o intercooler, mais um espaco pro radiador de oleo, e assim vai, acaba contornando uma coisa e complicando outra, ainda bem q pelo menos o de oleo seria bem pequeno

                        1 Resposta Última resposta
                        • M Offline
                          M Offline
                          Milan
                          escreveu em última edição por
                          #50

                          exato sem controle..

                          e pra piorar a situacao eu tenho ar condicionado. justamente por isso fiz uma gambiarra pra instalar o intercooler do outro lado com poucos dutos.

                          e ar condicionado ja viu, quanto mais quente ali o radiadorzin menos funfa e risco de subir a pressao e pifar. (ja n tenho muita sorte com isso).

                          por isso queria inventar uma adaptacao até por debaixo do carro mesmo (poderia ser ligada por adaptador no filtro de oleo , aquelas flange do ml mesmo)… e  ligadas com duto de cobre. a unica coisa ruim vai ser na troca de oleo que toda vez terá que esvaziar o radiador também.

                          e andando emabaixo do carro vai ventar bastante...

                          tava pensando num desse aqui:

                          http://produto.mercadolivre.com.br/mlb-566549133-radiador-de-oleo-turbo-supercharger-nitro-_jm

                          1 Resposta Última resposta
                          • S Offline
                            S Offline
                            SemControle
                            escreveu em última edição por
                            #51

                            cuidado em nao pegar penas vento

                            o golf so resolveu o problema de bater o protetor e quebrar o carter com a suspensao travada, antes disso as afundadas q dava na dianteira so paravam qnd o protetor batia….

                            fico grilado com essas coisas muito perto do chao....nem pensei em intercooler no golf pq fica deveras complicado...a turbina fica atras do motor

                            1 Resposta Última resposta
                            • M Offline
                              M Offline
                              Milan
                              escreveu em última edição por
                              #52

                              É esse lance de turbina atras do motor complica mesmo,,, eu ja tenho raiva dos motores cht do xr3 porque o carburador é colado na parede de fogo, qualquer mexidinha é um malabarismo….... imagina a turbina.

                              tipo eu nao sei, eu queria conhecer por sinal, esse pessoal que faz dutos inox... tem que ver se tem espaço só isso.

                              po realmente andar com carro baixo é complicado, eu nunca tive protetor de carter então sei do seu medo rs.... mas o radiador que digo embaixo do carro, nao seria exatamente embaixo do carro, seria em algum vão embaixod o carro...... tipo andei olhando entre a caixa e o quadro do motor por ex.  mas steria que ser um fininho.

                              to com mais medo de qual radiador de oleo por do que a adaptacao.

                              1 Resposta Última resposta

                              • Login

                              • Não tem uma conta? Cadastrar

                              • Primeiro post
                                Último post
                              0
                              • Recente
                              • Usuários