Automobilismo

Arrancadas, F-1 e demais fórmulas, nascar, rally, stock car, kart, truck, e todas as demais categorias de automobilismo no Brasil e no Mundo.
10.9k Tópicos 20.0k Posts
  • 1 Posts
    101 Visualizações

    ex-piloto quer ver mais carros e competitividade na categoria

    campeão da fórmula 1 em 1992, o britânico nigel mansell acredita que a categoria precisa de mais carros no grid. em sua avaliação, ter 26 pilotos “ 4  a mais do que a temporada de 2016 “ daria mais chances aos novatos e aumentaria a competitividade, fazendo a alegria dos fãs.

    “assim como um fã de esportes, eu quero ver um grid cheio de carros. eu quero ver 26 carros no grid para dar chance a pilotos que estão fazendo da gp2 uma oportunidade para aprender o seu ofício na parte de trás do grid, mostrar o quão bom eles poderiam ser e acabarem contratados pelas equipes médias ou que brigam pelas primeiras posições na fórmula 1. sempre haverá uma diferença de quem vai correr na frente, disse mansell ao site f1i.

    mas essa não é a única medida proposta pelo britânico. para ele, é necessário dar estabilidade ao regulamento para que as equipes menores tenham tempo para trabalharem para alcançar as primeiras do grid.

    precisamos de mais carros no grid. precisamos de mais equipes – obviamente eles trazem mais carros – e nós só precisamos ter uma estabilidade nos regulamentos que dê às equipes menores mais tempo para recuperar o atraso e manter o custo baixo, avaliou mansell.

    “eu acho que uma maior igualdade de condições é necessária para que não seja tão difícil competir se você tem um patrocínio para fazer o trabalho. como demonstrado com a red bull e, obviamente, honda e mclaren este ano, há algo que precisa ser mexido com as regras de alguma forma para que eles sejam capazes de recuperar o atraso em relação a mercedes, completou.

    por último, o campeão de 1992 exaltou a ferrari pelo trabalho realizado em 2015. “a ferrari tem feito um excelente trabalho neste último ano, eu acho absolutamente magnífico. mudar algumas pessoas da equipe e, em seguida, estar competindo e vencendo corridas como neste ano (2015) eu acho que é muito louvável, disse.

  • 1 Posts
    104 Visualizações

    depois de felipe massa e rob smedley mostrarem confiança, é a vez de bottas prever um bom 2016

    se 2015 significou uma perda de rendimento e resultados em relação ao ano anterior, 2016 começa com a williams confiante em uma evolução para a temporada de fórmula 1 que começa no dia 20 de março, na austrália.

    em entrevista ao site da revista autosport, o finlandês valtteri bottas disse acreditar que a categoria verá uma williams mais competitiva, incomodando as favoritas mercedes e ferrari.

    “mercedes e ferrari têm uma base de carro muito boa, por isso é complicado. mas eu acho que nós podemos fazer muita coisa melhor do que o que estamos vendo este ano”, disse à autosport.

    “se todo o trabalho para o carro do próximo ano corresponder, então podemos estar muito mais perto e, talvez, seja possível vencer as corridas”, completou.

    ao final da temporada, felipe massa havia dito ao que a williams precisaria evoluir para não ficar trás. em 2015 a equipe se consolidou como terceira força da fórmula 1, mas o brasileiro disse querer mais.

    a equipe evoluiu muito desde quando eu assinei. tivemos excelentes resultados, ótimas corridas e momentos difíceis também. mas acho que, sem dúvida, tivemos dois anos muito positivos, disse, após o gp de abu dhabi que encerrou a temporada.

    mas, pelo tamanho da williams, e colocando o nosso orçamento ao lado de outros times com mais dinheiro, o trabalho é muito bem feito. mas para você brigar e ultrapassar uma equipe grande como mercedes e ferrari, precisamos de mais, completou.

    na mesma linha dos pilotos, o chefe de desempenho da williams, rob smedley, prometeu no começo de dezembro um carro diferente e se disse satisfeito com os trabalhos até ali.

    “tudo o que estamos vendo é bom. estamos acertando os alvos, não estamos apenas à procura de bons números, mas de outras áreas de desenvolvimento aerodinâmico. setores significativos. é um processo de nos colocar novamente à frente. no momento estamos razoavelmente felizes com o que estamos vendo”, disse, no começo de dezembro.

  • 1 Posts
    142 Visualizações

    imagem compartilhada pelo britânico fez sucesso nas redes sociais

    o tricampeão de fórmula 1 lewis hamilton deixou uma mensagem de feliz ano novo para os fãs nas redes sociais, mas o que mais chamou a atenção foi a foto utilizada: a de um kart que usava em seu começo de carreira. os fãs gostaram da imagem e desejaram mais um título para o britânico na categoria.

    em sua mensagem, lewis disse que os anos passam rápido e pediu para os seguidores contarem qual foi o momento favorito de 2015.

    com o ano chegando ao fim, nos lembramos de quão longe nós viemos. tem sido uma jornada incrível até agora! obrigado a todos por me apoiarem. conte-me seus momentos favoritos do ano abaixo! venha 2016 !!, disse.

  • Lenda da nascar, marvin panch morre aos 89 anos

    1
    1 Posts
    72 Visualizações

    piloto é considerado um dos 50 maiores pilotos da categorias e terminou como vice-campeão em 1957

    o ex-piloto da nascar marvin “pancho” panch morreu aos 89 anos de idade. de acordo com a daytona beach news-journal, panch foi encontrado inconsciente em seu carro na quinta-feira de manhã e declarado morto. não foi divulgado a causa da morte.

    panch iniciou 216 corridas da nascar sprint cup entre 1951 e 1966, vencendo 17 vezes e terminando como vice-campeão em 1957.

    o momento decisivo de sua carreira veio em 1961, quando o nativo de oakland, califórnia, ganhou a maior corrida de stock car de todas; o daytona 500. ele assumiu a liderança com apenas 13 voltas para o final, quando o então líder da corrida, fireball roberts, saiu da corrida com uma falha de motor. ele venceu a corrida em um preto e ouro 1960 pontiac, construído pelo lendário smokey yunick.

    sua última vitória veio em mais uma corrida de prestígio; o world 600 em charlotte, em 1966. dirigindo para a petty enterprises, o triunfo final do panch aconteceu naquela que é a corrida mais longa de toda a nascar.

    “por mais de 60 anos, marvin panch era um rosto familiar e amigável em torno de nascar e daytona beach,” a nascar disse em um comunicado. “ele era um dos verdadeiros pioneiros do esporte, vencendo corridas em várias divisões da nascar, incluindo o daytona 500 em 1961. como um dos 50 maiores pilotos da nascar, ele representou o esporte com classe, dentro e fora da pista”, completou.

    panch foi nomeado um dos “50 maiores pilotos da nascar” em 1998.

  • 1 Posts
    136 Visualizações

    piloto estreou na fórmula 1 pela equipe que voltará ao grid da fórmula 1 como sucessora da lotus

    com contrato com a haas a partir de 2016, o francês romain grosjean disse que gostaria de voltar a trabalhar na renault um dia. o piloto estreou na fórmula 1 pela equipe em 2009 e permaneceu trabalhando na fábrica em enstone nos anos seguintes pela lotus, vendida neste ano novamente para a renault.

    “enstone é um grande capítulo da minha vida”, disse grosjean ao site da revista autosport. “as pessoas lá são minhas amigas, minha família, e eu conheço todos os cantos da fábrica. foi difícil deixar, mas nós não ficaremos muito longe no paddock”, disse.

    e quem sabe? talvez daqui a três ou quatro anos, eles produzam um carro para vencer o mundial e me liguem dizendo vamos vencer juntos. isso seria o ideal. como um francês, isso seria enorme, completou.

    a renault voltará à fórmula 1 como equipe na temporada de 2016. a empresa promete investimento para, em até três anos, voltar a brigar pelo topo, como nos meados dos anos 2000 quando foi bicampeã com o espanhol fernando alonso.

  • 1 Posts
    115 Visualizações

    novo piloto da equipe haas, francês destaca que calendário do campeonato não tem espaço pra todos os países

    com a volta do gp da alemanha e a entrada do azerbaijão, a próxima temporada tem até aqui 21 provas confirmadas. continuando assim, 2016 terá o maior ano em toda a história da fórmula 1.

    para romain grosjean, é uma pena que o campeonato não corra mais na frança. o piloto, atuando na categoria desde 2009, jamais pôde correr em seu país natal apesar de ter feito corridas de gp2.

    “eu acho que foi realmente muito legal ver em 2015 o méxico voltar. tivemos uma calorosa recepção de todos os fãs, foi um fim de semana incrível”, disse grosjean.

    “mas eu gostaria de ver magny-cours de volta ao calendário. seria o gp da frança, algo único para mim. parisó o trânsito não é tão bom. o que eu gostaria é de um gp da frança.

    “em um mundo ideal, você gostaria de fazer todas essas corridas, mas não é possível. acho que seguimos o calendário e gostamos de descobrir novos lugares, mas ir para silverstone, alemanha ou barcelona é sempre muito especial.”

    magny-cours sediou um gp da frança pela última vez em 2008, e, desde então, houve uma melhoria do acesso ao circuito. a pista trabalha para um retorno potencial no futuro. o circuito também sediou um teste de jovens pilotos em 2012.

  • 1 Posts
    127 Visualizações

    bicampeão da cart e dono de duas medalhas paralímpicas é retratado durante participação nas 24 horas de spa-francorchamps

    em 15 de setembro de 2001, o mundo do esporte a motor foi surpreendido negativamente. a cart corria pela primeira vez na europa, o palco era o circuito de lausitz, na alemanha. o italiano fazia grande corrida, até que, saindo dos pits, perdeu o controle do carro com pneus frios, rodou até a pista e foi atingido em cheio pelo canadense alex tagliani.

    na batida, zanardi perdeu as duas pernas, o que o impossibilitaria de voltar a correr de carro normalmente.

    impossibilitaria. ele retornou às provas em 2005 pelo wtcc. o mundial de carros de turismo foi onde zanardi, apesar das limitações físicas, conquistou quatro vitórias. ele ainda entraria em outro desafio após sair do campeonato em 2009 – o de ser um atleta paralímpico. em londres em 2012, o bicampeão da cart ex-f1 conquistou duas medalhas no ciclismo de mão.

    em 2015, zanardi virou estrela de um documentário sobre a participação de seu time nas 24 horas de spa-francorchamps. ao lado dele estiveram bruno spengler e timo glock.

    no limits (sem limites), será lançado no próximo mês para o mundo no vimeo em 1º de fevereiro.

    confira o trailer:

    <iframe src="https://www.youtube.com/embed/rs7uyk4r0vw" width="560" height="315" frameborder="0" allowfullscreen=""></iframe>

  • 1 Posts
    90 Visualizações

    mexicano revela que tem vontade de ajudar time indiano para lutar por títulos, mas pensa em mudança de time mediante a oferta

    dono de dois dos três pódios da force india até hoje e superando nico hulkenberg nesta última temporada, sergio perez deixou claro que tem grande admiração por sua equipe na fórmula 1.

    no entanto, o mexicano diz que com uma boa oferta pode deixar o time no futuro para tentar lutar por títulos mundiais.

    “é bom ter algum tempo para refletir sobre o que eu fiz e o que eu posso fazer para melhorar para o próximo ano”, disse perez. “eu continuo em desenvolvimento como piloto.

    “eu ainda sou jovem, espero que ainda tenha uma longa carreira à frente de mim e estou enfrentando um ano muito importante na minha carreira, que espero que possa me colocar em uma ótima posição para o futuro.”

    “vai ser ótimo se nós pudermos nos tornar uma equipe top e de repente lutar por campeonatos mundiais e por vitórias. seria um ótimo lugar para ficar.

    “eu sempre digo que sou muito grato pela equipe, por tudo o que eles fizeram por mim.

    “seria fantástico se melhorássemos no grid juntos, mas se outra oportunidade vier no futuro, não seria tão ruim.”

    em 2016, perez entra em sua terceira temporada na force india.

  • 1 Posts
    81 Visualizações

    estreante na motogp em 2015, piloto da honda diz: todo mundo pensou que seria um desastre, mas coisas como esta são boas

    os incidentes no gp da malásia de 2015 da motogp ficarão para sempre em posição de destaque na história do campeonato. toda a tensão criada pelo incidente entre valentino rossi e marc marquez ajudaram a promover a categoria pelo mundo nos dias seguintes.

    por isso, o australiano jack miller crê que o incidente tenha sido bom para o campeonato.

    “o esporte precisa de um pouco de tudo. todo mundo pensou que seria um desastre a guerra entre marquez e rossi, mas, na realidade, coisas como esta são boas.

    considere a quantidade de pessoas que foram a valência para assistir à decisão do campeonato. nunca na minha vida tinha visto um paddock de uma corrida tão lotado. foi surreal.

    eu acho que os ingressos se esgotaram três vezes, porque quando elas acabavam eles continuaram reimprimindo. isso seguirá no próximo ano e, certamente, muitas pessoas vão ver a corrida no catar. “

    quanto a sua temporada de estreia na motogp com a honda rc213v-rs, o vice-campeão da moto3 em 2014 confessou: “ninguém disse que a mudança seria fácil, da motogp para a moto3. mas para o próximo ano daremos um passo. vamos ter uma moto que será muito melhor e esperamos estar entre os dez primeiros”

    sobre o novo software padrão par todos os times, o australiano disse: “o fato de ter a mesma moto que cal crutchlow, dani pedrosa e marc márquez vai certamente significar uma vantagem para nós.”

    miller, que estreou pela equipe lcr em 2015, correrá pela marc vds em 2016.

  • 1 Posts
    61 Visualizações

    chefe do time britânico fala em relação madura com fornecedora de motores e vê sinais encorajadores de melhorias

    apenas 27 pontos e a penúltima posição no campeonato equipes não condizem com a história da parceria mclaren/honda na fórmula 1. o que seria a volta de um conjunto dos sonhos, se tornou um pesadelo no ano de 2015.

    porém, para o diretor da equipe, eric boullier, uma parceria que passa pelo que mclaren e honda passaram, pode se tornar muito mais forte.

    “talvez seja com dor que você construa um relacionamento mais forte com o seu parceiro”, disse ele. “com a honda, temos uma relação muito mais madura.

    “o positivo é que a honda entende qual é o compromisso. eles precisam voltar a ganhar um dia. eles reajustaram o nível de recursos, o que é bom. há alguns aspectos positivos.

    “quanto à empresa mclaren, temos de nos reagrupar juntos e mudar o que é necessário para a maneira como operamos.

    “se você olhar para o desempenho ao longo da temporada, já chegamos nos caras da frente. já há alguns pontos positivos de alguma forma.

    “mas nós tivemos de passar por muita dor juntos e sairemos desta confusão muito mais fortes e muito mais eficientes como equipe.”

  • 1 Posts
    103 Visualizações

    sergio marchionne reconhece grande força de chefão bernie ecclestone, mas quer corridas menos previsíveis para atrair público jovem

    com bernie ecclestone no comando, a fórmula 1 se tornou o que é hoje em dia. representativa e reconhecida no mundo, a categoria tem tido números de audiência cada vez mais baixos nos últimos anos.

    segundo o presidente da ferrari, sergio marchionne, o britânico de 85 anos tem um grande desafio pela frente e precisa pensar em sua continuidade.

    “o verdadeiro desafio para bernie é se organizar, falou marchionne.

    “ele precisa ter um sistema onde talvez algumas responsabilidades sejam desenvolvidas de forma diferente. temos a responsabilidade de entregar um certo nível de continuidade de uma gestão da fórmula 1 com a fia.

    “nós realmente precisamos do melhor da capacidade de bernie para desenvolver este esporte da melhor maneira possível. acredite em mim, não é fácil.”

    “bernie é um personagem, mas ele é um cara muito legal e tem uma força incrível. não sei o que vou fazer quando tiver a idade dele. o que ele tem feito ao longo dos últimos dez anos é incrível, e ele ainda está aí.”

    marchionne diz que é importante que ecclestone comece a desenvolver um plano para incentivar os mais jovens a ter interesse na f1.

    “bernie tem de pavimentar o caminho para preparar o futuro do mundo da f1”, disse marchionne.

    “esta questão da idade está aí, então devemos nos perguntar: estamos apelando para os jovens?

    “este esporte tem um grande potencial que ainda não foi explorado. precisamos torná-lo divertido, porque se tudo for previsível, fica chato.

    “devemos tentar entregar mais imprevisibilidade, por assim dizer, de modo que os resultados sejam mais difíceis de esperar.”

  • 1 Posts
    102 Visualizações

    edição 2016 do rally mais famoso do mundo começa atribulada após problemas logo no primeiro dia

    a etapa especial do primeiro dia do rally dakar 2016 foi suspensa. a organização do rally confirmou que espectadores foram atingidos após um carro sair da estrada. o estágio especial teria 11 km, e era para determinar a ordem de largada para a primeira etapa do evento, que ocorre neste domingo.

    o estágio teste teve de ser cancelado após o mini do cingapuriano guo meiling sair da estrada e atingir um grupo de quatro espectadores após 6,6km. a organização não informou exatamente o estado de saúde dos feridos.

    naquele momento, os quadricículos e motos já havia feito o trajeto, com ignacio casale ditando o ritmo nas quatro rodas e joan barreda e ruben faria fazendo tempos idênticos nas motos.

    bernhard ten brinke da toyota tinha o melhor tempo entre os carros, à frente do peugeot de carlos sainz e do ford xavier pons. isso antes da paralisação da prova, para permitir que os serviços de emergência chegassem ao local o acidente.

    os caminhões nem iniciaram o prólogo, que não será disputado nesta categoria.

    a assessoria do dakar disse: “houve um acidente no km 6,6 do prólogo especial, com o carro de meiling desviando da estrada e acertando quatro espectadores.

    “os organizadores enviaram todos os recursos disponíveis para o local do acidente: quatro helicópteros médicos, três veículos médicos e oito ambulâncias locais.

    “os indivíduos feridos foram levados rapidamente levadas para hospitais da região na sequência de uma avaliação médica inicial pelas equipes médicas.

    “os diretores de prova imediatamente decidiram neutralizar a corrida. o resto da viagem para rosário será considerada uma seção de deslocamento.”

  • 1 Posts
    142 Visualizações

    brasileiros estreantes pela equipe sauber tiveram quinto como melhor resultado e terminaram temporadas em 13º; veja tabela

    algumas diferenças e muitas semelhanças. é isso que se tira de conclusão quando olhamos as estatísticas dos anos de estreia na fórmula 1 de felipe massa e felipe nasr.

    o paulista chegou à fórmula 1 em 2002 pela equipe sauber – quarta colocada em 2001 e tida como maior forçado meio do grid “ e pontuou logo na segunda corrida, na malásia. com apenas o top-6 marcando pontos naquela temporada, felipe conseguiu apenas quatro, tendo um quinto lugar como melhor resultado.

    já nasr, chegando pela mesma equipe sauber, pontuou logo em sua primeira corrida (austrália) com um quinto lugar. no entanto, o brasiliense estreou um ano depois de a sauber não ter conseguido sequer um ponto no campeonato.

    de outro lado, massa acabou sendo substituído no gp dos eua após bater na jaguar de pedro de la rosa no gp da itália, prova anterior. perdendo dez posições no grid em indianápolis após sanção da fia, a sauber decidiu substituir felipe por heinz-harald frentzen para que o brasileiro não largasse muito atrás. a relação do piloto com o time não era boa, o que o fez ser demitido no fim do ano. além disso, massa teve de obedecer a uma ordem de equipe no gp da alemanha quando era o sexto, deixando o companheiro de equipe nick heidfeld ficar com o último ponto daquele gp.

    nasr cometeu poucos erros, mas foi superado com muita facilidade em classificações e corridas pelo companheiro de equipe marcus ericsson durante o meio do ano. felipe culpou os freios que o time usava, ruins para seu estilo de pilotagem. ele ainda se recuperaria e superaria o sueco em grid de largada.

    confira como foi cada um:

    <colgroup><col width="214"></colgroup><colgroup><col width="119"></colgroup><colgroup><col width="133"></colgroup>
    |   | felipe massa/2002 | felipe nasr/2015 |
    | corridas | 16 | 19 |
    | colocação final | 13º | 13º |
    | colocação do companheiro | 10º (nick heidfeld) | 18º (marcus ericsson) |
    | melhor posição | 5º (espanha) | 5º (austrália) |
    | melhor grid | 7º (áustria) | 9º (áustria) |
    | disputa de grid com companheiro | 5 x 11 – heidfeld | 10 x 9 – nasr |
    | abandonos | 8 | 3 |
    | chegadas nos pontos | 3* | 6 |
    | pontos no sistema atual | 46 | 27 |
    | pontos no sistema de 2002 | 4 | 3 |

    *em 2002, apenas os seis primeiros pontuavam: 10-6-4-3-2-1

  • 1 Posts
    106 Visualizações

    desenvolvendo projetos para melhorar volume dos motores híbridos, magneti marelli promete design de escapamento diferente

    após a fia anunciar que pretende aumentar o som dos carros de fórmula 1 em 2016, a empresa italiana magneti marelli está trabalhando em vários sistemas para melhorar o volume das unidades de potência híbridas.

    o som abafado e baixo de carros de f1 tem sido um ponto de discórdia entre especialistas da f1 desde a introdução das regras de motor híbrido v6 turbo em 2014.

    a maioria dos fãs e membros da comunidade f1 lamenta a ausência do barulho estridente e penetrante da geração anterior, principalmente dos v10 e v12 aspirados.

    a magneti marelli tem focado seus esforços em corrigir dois problemas principais.

    “descobrimos que precisamos de duas coisas”, explicou roberto dalla, o chefe esportivo da magneti marelli. “a amplitude e a alta frequência.”

    de acordo com dalla, o problema de frequência já foi praticamente resolvido com a introdução obrigatória de um sistema de escapamento com dois tubos (ou três, dependendo da preferência de cada equipe) que irá separar a saída de escape da válvula de descarga.

    “o objetivo é manter o gás da turbina, porque funciona como um filtro para as altas frequências”, acrescentou andrea dappiano, o gerente de projeto para sistemas híbridos da magneti marelli.

    “isso resultará em maior frequência e em mais ruído.”

    enquanto uma série de modificações serão introduzidas neste ano, mais mudanças deverão ser implementadas em 2017, quando as regras de motor terão uma grande revisão técnica.

    “vamos apoiar a fia e continuar nossas pesquisas”, prometeu dalla.

    “o que a fia tem que fazer é discutir as possibilidades com as equipes e encontrar o equilíbrio correto entre o aumento do som e a perda de desempenho.”

  • 1 Posts
    105 Visualizações

    franz tost se diz estar impressionado com primeiro ano de sua jovem dupla de pilotos: red bull estava absolutamente certa em escolhê-los

    começando a temporada de 2015 com um piloto de 17 e outro de 20 anos, muitas eram as dúvidas de que a equipe toro rosso poderia ter uma boa campanha em 2015. no entanto, todos os críticos estavam errados.

    com os dois quartos lugares de max verstappen e com carlos sainz jr. andando com muitas vezes no top-10, os pilotos impressionaram não só o mundo, mas o chefe da toro rosso, franz tost.

    “tudo que eles mostraram me impressionou”, disse tost.

    “a pilotagem, o entendimento do carro do lado técnico e a cooperação com os engenheiros.

    “mas também o trabalho com os meios de comunicação e de marketing, além de eventos para ficarem mais e mais acostumados a tudo isso. as pessoas gostam de trabalhar com eles, e estamos mais do que felizes em tê-los em nossa equipe.

    “vettel, assim como carlos e max, tem a paciência necessária, atitude, motivação e compromisso de se estar na f1. todos eles trabalham duro.

    “entre as corridas eles fazem muitos exercícios no lado físico e também no simulador, o que significa que eles estão sempre bem preparados para as corridas.”

    “devo dizer que a red bull estava absolutamente certo ao escolher esses pilotos”, tost acrescentou, “porque você pode ver que eles aprendem de corrida a corrida.

    “eles atingiram um bom nível, portanto estou convencido de que eles vão ter um futuro de sucesso.”

    entrevista por federico faturos

  • 1 Posts
    138 Visualizações

    carro da chinesa guo meiling saiu da estrada após um salto no prólogo deste sábado e fez primeira etapa do evento ser cancelada

    após um acidente no prólogo depois da apresentação dos pilotos neste sábado (2), 11 espectadores ficaram feridos no rally dakar, com uma criança e seu pai em estado grave no hospital. a primeira informação era de que apenas quatro haviam ficado feridos.

    o acidente ocorreu pouco depois da metade do percurso de 11 km, com guo meiling perdendo o controle de seu mini x-raid depois de um salto, saindo da estrada e batendo em um grupo de espectadores.

    os organizadores imediatamente interromperam a prova para que os serviços de emergência prestassem assistência aos feridos. seis adultos e cinco crianças foram resgatadas por equipes médicas.

    dois estavam gravemente feridos: um menino de 14 anos de idade, sofrendo trauma pulmonar, e seu pai, sofrendo traumatismo craniano.

    ambos foram levados para o hospital santa francesca romana. o estado dos dois é estável, segundo os médicos.

    a piloto chinesa guo meiling, que estava fazendo sua estreia no dakar aos 47 anos de idade, não participará mais do rally.

    o dakar continua no domingo, com o primeiro estágio de 258 km entre rosário e villa carlos paz.

    reportagem adicional de elisabetta caracciolo

  • 1 Posts
    147 Visualizações

    para tetracampeão da categoria, indy deveria se focar em outros pontos: acho que este dinheiro pode ser gasto em áreas melhores

    o piloto da chip ganassi, scott dixon, se confessou contrário aos novos kits aerodinâmicos da indy implementados no ano passado. com desenhos diferentes para chevrolet e honda, muitos toques na temporada de 2015 resultaram em danos em aletas que acabavam se soltando durante as provas.

    além disso, muitos pilotos reclamaram que era difícil andar perto de outros carros durante principalmente as corridas em circuitos mistos.

    “minha opinião é que os kits aerodinâmicos foram muito desnecessários”, disse dixon.

    “em algumas áreas, acho que fizeram as corridas um pouco piores. atrás dos carros temos ar sujo, o que faz ser muito pior. foi difícil chegar perto dos outros em pistas mistas.

    “nós temos um esporte fantástico agora, e antes da implementação do kit aerodinâmico de 2015 também tínhamos. nós ainda temos corridas fantásticas, mas era um pouco melhor há alguns anos.

    “não importa por quanto tempo essa evolução de kits aerodinâmicos continue, acho que este dinheiro pode ser gasto em áreas melhores.

    “você tem que olhar para as equipes pela diversidade e pelo o grande talento dos pilotos de diferentes nacionalidades. é por aí que a indycar tem de ser vista.

    “a coisa mais importante é ter corridas disputadas. os kits aerodinâmicos não estão fornecendo o que realmente precisamos.”

    neste ano, novos kits melhorados estarão à disposição dos times.

  • 1 Posts
    126 Visualizações

    primeira prova de todas as categorias é cancelada após muita chuva em rosário fazer condições impossibilitarem voo de helicóptero de resgate

    após o prólogo de sábado ter sido interrompido por conta de um acidente que deixou 11 torcedores feridos, os problemas na edição de 2016 não acabaram neste domingo (3). a abertura do primeiro estágio do rally, de rosario até villa carlos paz, com seções de 227 km cronometrados para motos e quadriciclos, e 258 km para carros e caminhões, foi cancelada.

    a categoria motos estava prevista para começar às 8h no horário local, mas uma chuva forçou os organizadores do evento a atrasarem o início.

    sem que o clima melhorasse, a decisão de cancelar o estágio foi finalmente tomada, cancelando todas as categorias por razões de segurança, já que o helicóptero de resgate não poderia decolar.

    os concorrentes vão, portanto, viajar em comboio para villa carlos paz. a viagem tem duração indeterminada.

    isso significa que, após o prólogo, joan barreda e ruben faria continuam à frente nas motos, com ignacio casale em primeiro nos quadriciclos e bernhard ten brinke liderando entre os carros.

    os caminhões não participaram do prólogo após o acidente que deixou 11 feridos espectadores, protagonizado pela chinesa guo meiling

    a próxima etapa é nesta segunda-feira, quando o rally chega a termas de rio hondo.

  • 1 Posts
    59 Visualizações
    sebastian vettel posa com seu herói michael schumacher

    sebastian vettel posa com seu herói michael schumacher

    1/10

    ainda durante os anos 90, schumacher inspirou um menino que ainda iria lhe dar muito trabalho na pista no fim de sua carreira.

    o primeiro pódio

    o primeiro pódio

    2/10

    em 2015 a fórmula 1 retornou ao méxico. a última visita ao circuito hermanos rodriguez havia sido em 1992, quando nigel mansell ganhou e um certo michael schumacher abria o champanhe pela primeira vez. ainda naquele ano ele venceria sua primeira corrida, na bélgica.

    o primeiro título

    o primeiro título

    3/10

    schumacher se sagrou campeão pela primeira vez na f1 em 1994 na austrália. ele jogou seu carro contra damon hill após bater e quebrar a suspensão traseira de sua benetton. o abandono duplo dava o título a ele.

    o valioso tri

    o valioso tri

    4/10

    campeão com a benetton em 1994 e 1995, schumacher foi para ferrari tentar trazer a histórica equipe de volta aos dias de glória. demorou cinco anos, mas o tri chegou em 2000. o fim do jejum de 21 anos da ferrari foi comemorado como poucas conquistas.

    a sequência

    a sequência

    5/10

    schumacher teve pequena oposição de david coulthard durante o início de 2001. no entanto, com a piora da mclaren na metade do ano, o piloto teve caminho livre para se sagrar campeão em agosto, no gp da hungria.

    o fim do domínio

    o fim do domínio

    6/10

    2004 foi o ano mais dominante de schumacher. ele ganhou 13 corridas em 18 realizadas (recorde batido por vettel em 2013). na foto, a última de cinco dobradinhas dos irmãos ralf e michael na f1.

    “fim” por cima

    7/10

    depois de um ano ruim em 2005, 2006 provou ser a grande despedida de schumacher da f1. ele lutou até a última prova pelo título com alonso, perdendo o mundial por azares nas duas últimas provas do ano.

    o último pódio

    o último pódio

    8/10

    depois de uma volta à f1 mal-sucedida em 2010 pela mercedes, em 2012 o alemão disse adeus de vez à categoria. ele não foi bem, mas não saiu de mãos vazias. ele foi o terceiro no gp de valência de 2012.

    a última prova

    a última prova

    9/10

    schumacher se despediu da f1 em uma corrida cheia de alternativas em interlagos em 2012. a prova decidia o título da temporada, entre fernando alonso e sebastian vettel. o alemão acabou sendo tri.

    mensagens de despedida

    mensagens de despedida

    10/10

    “a vida é feita de paixões. agradeço por compartilhar a minha”, foi o que escreveu no capacete em sua última prova, além desta mensagem na lateral de seu carro.

  • 1 Posts
    99 Visualizações

    uma das 11 pessoas atingidas pelo mini da chinesa guo meiling teve complicações durante a noite no hospital

    o acidente que cancelou o prólogo deste sábado (2) no rally dakar ainda gera preocupação nas equipes médicas. um dos 11 torcedores atingidos pela chinesa guo meiling, que perdeu o controle de seu mini x-raid em um salto, teve uma piora no estado de saúde durante a noite deste sábado e início da manhã de domingo.

    a organização não deu maiores detalhes do paciente, mas diz que o torcedor continuará internado em um hospital em pergamino, na argentina.

    enquanto isso, um pai e seu filho de dez anos de idade, que geraram preocupações a princípio, estão com condições estáveis e continuam internados ainda sem previsão de alta.

    outro dos 11 feridos foi levado para buenos aires, ao hospital allemana, para ser operado após apresentar fratura no fêmur.

    os outros sete feridos encontram-se em boas condições.