Projeto de motor
-
http://bradescoseguroauto.jalopnik.com.br/conteudo/bill-gates-acredita-nesse-motor/
não despreze o bom e velho motor de combustão interna ainda. várias empresas estão trabalhando em projetos de novos motores que podem dar um fôlego para essa tecnologia do século 19 até que alternativas como motores elétricos e baterias melhores estejam prontas para o mercado de massa global.
uma dessas empresas é a ecomotors internacional, que acaba de receber um vultoso investimento de um tal de… bill gates. sim, o cara que fundou aquela pequena firma de computação.
o mega-ultra-bilionário e ex-chefão da microsoft (dizem que ele ainda não se afastou direito, mas isso é outra história) colocou us$ 23,5 milhões de dólares na companhia, juntamente com a khosla ventures, do investidor do vale do silício vinod khosla, que detém 47% da ecomotors.
segundo a empresa, sua tecnologia de pistões e cilindros opostos, chamada de opoc, é revolucionária . ela foi desenvolvida por peter hofbauer. esse camarada tem no currículo trabalhos como a chefia de desenvolvimento de motores e da tecnologia de diesel limpo na montadora alemã volkswagen.
a ecomotors garante que seu motor opoc pesa 50% a menos do que outros motores de combustão interna, e ainda por cima consomem 50% menos combustível, emitindo menos poluentes na atmosfera. ah, sim sem abrir mão da potência, o que significa uma eficiência energética muito superior.
e, por falar em 50%, o opoc tem metade das peças de um motor comum, o que significa menos manutenção, peças etc.
a ideia é usá-los em carros, caminhões e, porque não, qualquer outra máquina que utilize um motor, oras.
-
notícia velha essa..
lembro de ter visto essa notícia um tempo atrás..