[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
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lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
me perdi um pouco… mediu 1ª passagem e deu 98hp, ai mediu 5 e 6ª e deu um valor menor... teve alguma modificação ai (voltou o comando ao original , mudança de velas ou algo do genero) que explique a queda ?
de toda forma... com ocomando atrasado 2º ou 3° o ganho foi o mesmo que com a ignição... e valores baixos na ordem de 3%...
é que junior, o sistema dele tem super mega força dos aerolitosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss huahuauha
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tá osso o forum…
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opinião prática pessoal: na ex saveiro turbo, cheguei a usar 1,7 de pressão com ignição inteira original, não faltava centelha, nem nada disso… abertura de 0,8 na vela ngk grau 8. sobrou um dindin e comprei uma msd 6al mais uma bobina msd blaster (nao lembro exatamente o modelo). instalei, subi a abertura das velas para 1,2mm e sinceramente não senti diferença nenhuma no pé, nem no consumo, nem em potência.. obviamente não medi o carro antes de depois.
desmontei o turbo e mantive a ignição inteira, fiz um motor aspirado. deixei com 1,5mm de abertura, não falhava nada, o carro perfeito. tirei a ignição e vendi, não mexi em velas e a ignição original do ap estava quase dando conta de 1,5mm de abertura, pois senti uma ou outra falhada... baixei a abertura para 1,2mm e com ignição original não havia nenhuma falha.
conclusão: preocupe-se com a ignição a partir do momento que ela falhar. verifique se a falha não é por causa de uma bobina cansada, uma fuga de centelha, um distribuidor ferrado ou algo assim, para rua eu acho ignição mais forte completamente desnecessária....
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lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
anderson, no seu voyagem ai da sua assinatura, vc usa algum tipo de amplificador de faisca, usa o do cm, o outro..
abçs
no voyage uso um malory vi al. ainda não tive a oportunidade de testar a ignição do cm nesse carro, mas se essa ignição funcionar bem com a ft vou testar também em cima do dinamômetro.
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lost, quando medi o santana com a plus, o objetivo era medir os ganhos com a conversão para o álcool e o comando 27.7
para isso usei como parâmetro o resultado de outros dois ap 2.0 mi originais a gasolina que passaram pelo dino, um com 89 hp e o outro com 91hp
na 1ª passagem veio 98hp
na 2ª com o comando atrasado 2º 100,5 hp
na 3ª com o comando adiantado 2º 97,7 hp
na 4ª com o comando atrasado 3º 101 hp
na 5ª com a plus desligada 94,7 hp
na 6ª com a plus desligada 95 hp
na 7ª com a plus religada 101 hp
na 8ª com a plus ligada e sem o filtro de ar 101,5 hp
entre cada passagem o motor ficava desligado uns 5 minutos
foi usado um jogo de velas novos com 0,8 mm de gap
cada um tira a conclusão que quiser
me perdi um pouco… mediu 1ª passagem e deu 98hp, ai mediu 5 e 6ª e deu um valor menor... teve alguma modificação ai (voltou o comando ao original , mudança de velas ou algo do genero) que explique a queda ?
de toda forma... com ocomando atrasado 2º ou 3° o ganho foi o mesmo que com a ignição... e valores baixos na ordem de 3%...
a 5ª e a 6ª puxadas foram com a ignição cm plus desligada. só isso, desliguei a ignição e perdi 6 hp. liguei e a potência voltou.
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ah, lembrei de um detalhe. se o amplificador aumentar a quantidade de energia carregada na bobina, isso vai automaticamente ter efeito de atrasar a faisca pois vai aumentar o delay da bobina. quanto mais energia carregada na bobina, maior o delay. ok, pode-se aumentar a tensao, mas nao a quantidade de energia, ai nao vai influenciar no delay. mas percebe como tem bastante coisa envolvida que nao só a porencia da faisca em si? se alem da potencia o equipamento mudar o delay da bobina (tempo que leva pra ela iniciar a faisca) e isso por si só vai alterar alguma coisa no carro.(o delay da bobina vai influenciar mais quanto mais rpm)
o msd usa 1uf @ 400v pra carregar a bobina disparando muitas faiscas seguidas, mas talvez, nao chegue a alterar o tempo que leva pra bobina produzir a primeira faisca, nao tendo o efeito de atrasar.
mudar o dwell em sistema de injeção eletronica altera o delay, e isso sem nem alterar a tensao com a qual se carrega a bobina, entao sempre que se muda o dwell, deve-se calibrar o delay da bobina. pra calibrar o delay, trava-se o ponto e acelera desde 1000 a 6000 rpm, monitorando com uma pistola de ponto, se quanto mais rpm o ponto tiver atrasando, quer dizer que o parametro do delay deve ser aumentado pois o sistema compensa esse delay mas ta compensando a menos. se tiver avançando, tem que diminuir o valor do parametro. bobinas normais com 3ms de carga ficam em torno de 50us.
por isso em um motor em dinamometro de bancada de uma maneira que nao se consegue tirar nem um pelo a mais de potencia, qualquer alteração desse tipo provelmente faria perder potencia e nao ganhar, isso explicaria muito bem porque as montadoras nao usam, porque quando está tudo certo, o aumento da potencia da faisca por si só nao traz ganhos. eu acredito que seja por ai… posso estar errado, mas a teoria aponta pra esse caminho, pelo menos a minha teoria né
esse tipo de experiência é válida, mas se vc for pensar num carro comum, onde o dono apenas usa e não tem condições de alterar nada para extrair o máximo rendimento dele, se a instalação de uma ignição mais forte trouxer benefícios, esta também não é uma opção e até simples por sinal.
se puder testar, ótimo. se depois de tirar o máximo de um motor, vc instalar a ignição e não tirar mais nada, vc terá comprovado sua teoria.
mas não se atenha somente a potência máxima, mas sim a toda a curva de potência x rpm.
comparando os gráficos do meu carro pude perceber que a potência máxima vinha sempre na casa dos 5400 rpm, mas sem a ignição depois dos 5500 rpm a potência despencava, com a ignição a queda acentuada vinha depois dos 5800 rpm.
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zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
aqui sou eu, meu nome é anderson e meu sobrenome é bastos. moro na rua islândia, 260 jd américa - são josé dos campos/sp tel - 12 9188-9011- que isso fique bem claro.
como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
é... este forum perdeu em muito em qualidade pessoas, há uns anos atrás tinha muita gente mostrando a incorreção dos fatos, agora té até pessoas acreditando... meu deus.......
lastimo muito este tipo de gente aqui dentro.
mp enviada
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zéquem está correndo do quê.
e outro detalhe. aqui não é vcs .
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como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
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lastimo muito este tipo de gente aqui dentro.
afinal quem é o mal educado aqui.
onde em meus posts anteriores ofendi alguém.
que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil - isso sim é uma ameaça
então
mp enviada
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como não te conheço não sou seu amigo, então não venha com ironia.
os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
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mp enviada
não recebi nenhuma mp
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zéquem está correndo do quê.
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os números não tem significado para os leigos. se vc acha que eles nada dizem, então quem será o leigo na história. afinal o que seria a engenharia sem os tais números.
tenho duas faculdades, uma pós graduação e ainda um curso técnico em eletrônica e te garanto que me enganar é bem difícil.
zé, compre a ignição e teste do modo que quiser, documente, divulgue, mas lembre-se de ser honesto.
eu fiz isso e comprovei.
basta vc pagar para ver. afinal o que são uns 600 reais para se comprovar que a cm plus é um acendedor de fogão e que ela não faz diferença alguma.
aí se vc tiver razão, prove tudo tecnicamente e depois divulgue para os 4 ventos.
agora se vc tem algum problema com o cm vá resolver com ele, mas se o problema for comigo meu endereço vc já sabe.
medo? aonde?
graças a deus num tenho amigos assim… que, ao que tudo indica, é o cm ou alguém ligado a ele. vcs acham que enganam a gente? com seus números que no fundo não dizem nada. numeros são importantes mas tem que saber interpretá-los e aplicá-los ok? vc se acha macho né? gosta de ameaçar tipo o cm? nem vou responder, não porque tenho qualquer medo, pois se tive medo de homem num sai de casa... mas se quiser manda um mp que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil? agora com todo respeito, vc pega se centelhador de fogão enfia onde vc quiser ok? não perco um segundo mais falando com sujeito mal educado como vc ok? não lhe ofendi nenhum momento, apenas o que vcs fala e fiz critica ao cm, mas se chapéu serviu é porque coube em vc ok?
é... este forum perdeu em muito em qualidade pessoas, há uns anos atrás tinha muita gente mostrando a incorreção dos fatos, agora té até pessoas acreditando... meu deus.......
lastimo muito este tipo de gente aqui dentro.
afinal quem é o mal educado aqui.
onde em meus posts anteriores ofendi alguém.
que já já a gente acerta isso ok mas bem rapidinho e fácil - isso sim é uma ameaça
então
mp enviada
sem mp…igual ao cm só ameça deve ser fã dele ou até mesmo ele, abram olho pessoallllllllllll cm detec..
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**vamos juntar todos do forum cada um da 1 real e compra-se este modulo e o amigo lost faz os testes e então poderemos saber o que acontece .
eu topo pra ficar sabendo sobre os testes .
se o amigo lost se propor acredito que varios devem topar pois 1 real não faz falta a ninguem .
só arrumar direitinho dexar uma c/c pro deposito e alguem pra dizer o qto ja arrecadou .
alguem anima ?**
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cara eu animo a fechar este tópico, pois em qualquer lugar da galaxia falar de cm = treta
até pro lost, conselho deixar quieto essa parada… de repente testa um techrace, msd, etc... pois os resultados não viram, certamente, e daí a coisa vai ficar tensa... pq esse cm além de ser arrogante é metido a marginal...
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eu penso assim… deixa a turma do cm na deles, se eles acreditam em trovão mágico beleza... cada um que tá aqui discordando, tem suas convicções do que funciona e o que não, então siga isto e nos seus carros usem o que acham que funciona... e deixa a turma do cm usar o que eles acham que funciona...
qlq diferença tiramos na pista, alinha nos 402 ou 201 mts e acelera... se perdeu, é benga o choro como sempre é livre, mas continua sendo perdedor
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amplificador de faísca tem melhora, senão a msd, mallory, summit e outras gringas famosas não estaria aí, e nem os carros de arrancada usariam e muito menos os carros de rua, e olha que nos eua, me parece, que o povo é bem mais rigoroso e cobra resultado em cima dos produtos.
eu usei e senti melhoras, só posso dizer isso.
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esse é um argumento que não aceito…
ahhh na arrancada usam então é bom
quem aqui não sabe que o esporte a motor é falido, onde todo mundo consegue fazer algo com ajuda de patrocinador??? no esporte a motor ou vc desembolsa muita grana sua ou se vende pros patrocinios... daí acaba que seu carro usa peças de quem te pagam, e não o que há de melhor...
e o problema de falar em ignição, é que sempre aparece um xiita para dizer que usa cm e é bom... e daí aparece outro sunita e começa a xingar o xiita, exatamente como aqui... no final ninguém tem embasamento teórico/prático algum, porém a discussão come frouxa
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esse é um argumento que não aceito…
ahhh na arrancada usam então é bom
quem aqui não sabe que o esporte a motor é falido, onde todo mundo consegue fazer algo com ajuda de patrocinador??? no esporte a motor ou vc desembolsa muita grana sua ou se vende pros patrocinios... daí acaba que seu carro usa peças de quem te pagam, e não o que há de melhor...
e o problema de falar em ignição, é que sempre aparece um xiita para dizer que usa cm e é bom... e daí aparece outro sunita e começa a xingar o xiita, exatamente como aqui... no final ninguém tem embasamento teórico/prático algum, porém a discussão come frouxa
menegoto vc foi perfeito….
outra cosia vcs num percebem que o cm ou seus fãs sempre fazem isso: avacalham, ameaçam de modo que vc num consegue mais discutir a coisa.... então para a gente num fazer os que eles querem, vamos testar sim as cosias dele entre outros fabricantes. aumento a contribuição para 50,00, quem ajuda mais?
não vamos fazer o que eles querem (desvirtuar o tópico e deixar de testar a caixa mágica).... vamos testar sim e ver qual a real do ampli do cm entre outros,.... não vamos cair na deles por favor.
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na verdade quando abri o topico, tava em duvida si valia o investimento pq tinha surgido a oportunidade pra mim compra um msd 6a si fosse pra coloca no meu carro ou sera um msd 6a ou um thunder da odg, só q acho q vo parti para um intercooler mesmo, mais pra frente quando começar a falhar por falta de ignição ai volto a pensar nisso.
abçs
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em carro turbo eu nao sei.
mas em carro que roda com gnv, a diferenca é colossal.
no caso do gnv o que ocorre provavelmente é o caso do aumento na frente de chama.
pelo menos é assim que eu vejo
lost,
a sua aula é um espetaculo.
mas, no gnv o que ocorre é magica.
ande em um carro sem amplificador de faisca e sem variador de avanco e com gnv.
depois ande nesse mesmo carro com amplificador e sem variador e com gnv.
a diferenca é brutal.
é como se o carro em questao rodando no gnv conseguisse o folego que se teria com o combustivel liquido.
muito grande mesmo a diferenca.
guilherme, como seria esse ganho é tive carro com gnv de 4ª geração (306) e ate que a perda de potencia não era tão absurda, mas sempre quiz mais um folego extra no carro, meu pai teve um civic 1.7 igual ao meu atual so que com gnv de 4ª geração e o carro era uma merda, mas estou pensando em colocar o kit gnv de 5ª geração (com bico de injeção de gnv em vez do mesclador) e se possivel um amplificador de faisca pra ver se o carro não fica manco como um 1.0.
interessante… mas, quais seriam os ganhos que um módulo desses traria para um motor original?
gostaria de saber tambem…
não adianda zé, o gaucho já chamo o cm pro vamo vê seguindo tudo conforme o cm queria (descrito no site dele e com 10k em jogo snme), com cartorio e tudo mais, pergunta qual foi a reação do cm….
teve até topico aqui no pp na época, não lembro se esse topico se perdeu nessas migrações que teve de servidor ou se foi apagado mesmo.
lembro desse topico, mas acho que foi trancado e foi pro porão.
vou citar como começou meu contato com a cmplus.
de tanto ouvir falar dessa ignição, resolvi testá-la. lido com preparação desde 1996 e achava que teria condição de fazer uma avaliação.
comprei uma ignição usada (nunca mais faço isso, a nova é quase o preço da usada), segui o manual, isolei os cabos, instalei e nada. o carro ficou pior que sem a ignição
mandei um e-mail bem mal educado pro cm e depois falei por telefone dizendo que a ignição não funcionava.
ele deu uma rasgada, mas depois com um pouco de paciência me explicou como testar a ignição. testei e vi que a faisca era muito maior com a ignição ligada.
conclusão, era o rotor e a tampa do distribuidor que não estavam 100%, com a ignição mais forte a faisca pulava dentro do distribuidor.
com rotor e tampa novos, testei o carro e a melhora foi imediata.
liguei pro cm, pedi desculpas e disse que a ignição realmente dá uma diferença perceptível.
com o pós venda: mesmo não comprando a ignição com ele, quando precisei mandei e ele fez uma revisão e não cobrou nada.
quer saber se a ignição funciona, instala um osciloscópio e mede.
a ignição cmplus entrega 600 volts a bobina num pulso de 210ms, isso de 1000 a 7000 rpm (ou até mais) sem alteração de pulso.
a mallory vi al entrega 580 volts a bobina num pulso de 10 ms (de 2500 rpm em diante)
a msd entrega 500 volts a bobina num pulso de 20 ms (de 2500rpm em diante)
a ignição original mi entrega 340 volts num pulso que começa com 9 ms e vai diminuindo conforme a rotação sobe.
a diferença é muito grande e a ignição original é muito fraca, mesmo comparada aos módulos msd e mallory
quem conseguiu instalar a ignição corretamente notou a diferença.
outra coisa, ao se instalar a ignição a mistura empobrece na hora, e já teve relato de quem passou no teste de emissões só com a ignição e sem o catalizador.
o dino que eu testei o carro é um topdyno, quem conhece sabe que é bem preciso.
usa a ignição quem quer. a ignição original gera uma faísca suficiente para o motor funcionar dentro da especificação de fábrica.
mas que uma ignição mais forte faz diferença isso é indiscutível, não fosse isso não teríamos 1 bobina por vela, e a cm plus é a mais forte ignição que já vi. msd 7al fica bem longe.
anderson, desculpa, mas ainda estou tentando entender o porque uma fabrica não faria um conjunto de ignição com força o suficientemente forte a ponto de deixar o carro mais economico e mais potente já que o estudo pra isso, no conjunto de projeto de um carro, deva ser de 1% no custo total desse projeto.
sou um cara neutro pra falar a verdade sempro ouço falar de amplificador de faisca (cm, msd, mallory…), mas nunca vi uma aplicação pratica desse tipo de equipamento que não seja num carro turbo. em carro original acho dificil se achar algum ganho, pois ainda bato na tecla do porque se projetar um carro sem esse tipo de equipamento ou sem essa força na ignição.