[em progresso] corsa econoflex
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pior que não cara.
aqui foi bem tranquilo. o despachante tomou conta de tudo…foi só pegar o documento!
mudando de assunto, você sabe se sua bomba de óleo está calçada? estou pensando em calçar a minha. a pressão fica em 4,2 bar com rotação acima de uns 1500rpm...quero aumentar para uns 6-7 bar.
tá não, mas o carro de marcha lenta ta dando 4,4 e acelerando até uns 3000rpm já chega aos 6 bar, se melhorar blz, mas acho que está bom. e sendo indiscreto quanto ficou os documentosó despachante fez tudo? só pagou e pegou?
vou te mandar mp sobre os docs.
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po mas o valor do ipva muda se legalizar o turbo?¿
outra pergunta boba….... porque aumentar tanto a pressao da bomba de oleo?¿ qual o beneficio disso?¿
a minha quente a 1000rpm fica 1.5bar e quando acelero vai até 5bar.
frio é 4 bar e acelero é 6bar.
uma vez tava dando 0.8bar na lenta quente, fui ver o oleo tava 'velho'
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se serve de ajuda na mt a frio é 6bar (passa um pouco andando, ams eu evito acima de 2.000rpm nos primeiros minutos), depois de quente é 1,2bar em ml e perto dos 5.000 ja tá nos 6bar de novo…
isso usando 15w40 que é o especificado...
no golf é praticamente identico, so q uso o mobil 4t acho q 20w50
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troquei o óleo, deu uma melhorada na pressão.
motul 4100 não rola, caro e muito inferior ao valvoline ou yamalube.
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finalmente resolvi a cagada que eu tinha feito na bomba de combustível.
quando retirei o regulador de pressão interno ao tanque, fiz a linha de retorno, etc, a pressão de combustível não baixava de 5 bar.
na época a saída foi fazer um bypass na tampa e jogar o combustível por meio de uma mangueira diretamente no copo.
mas desta forma o copo parou de encher, pois o que faz o mesmo ficar cheio e fazer sua função de surge tank é o retorno de combustível no lugar correto.
este bocal vai encaixado na parte de baixo do copo:
vai ali embaixo:
quando o jato de combustível passa por dentro daquela área da tela, "suga" o combustível que está no tanque para dentro do copo, fazendo o mesmo estar sempre cheio, mesmo com o nível do tanque baixo.
existe também uma "portinha" que impede que o copo esvazie quando a bomba é desligada e o efeito "jato" que joga o combustível para dentro do copo não acontece: (região inferior da foto)
o maior problema que eu tive é que usando uma bomba de maior vazão, o caminho do retorno de combustível pela tampa era muito restritivo, impedindo que a pressão baixasse de 5 bar.
como fazer o bypass jogando o combustível diretamente no copo (e não passando pelo jato da base) não deu certo, pois com menos de meio tanque se segurasse o pé a bomba sugava ar, achei outra solução.
tampa original corsa, vectra, astra modernos:
mesmo retirando o regulador e colocando um tampão, o caminho que o combustível faz dentro da tampa até sair no tubo de retorno para o copo é muito restritivo.
para testar se era isso mesmo, fiz o seguinte:
desta forma a pressão de combustível caiu para o que regulador de pressão (que agora está no cofre) determinou.
e como o retorno estava entrando no local correto do copo, o mesmo mantinha-se sempre cheio.já que o problema é a tampa mesmo, fui atrás da tampa de combustível do astra álcool, que é metálica e possui o sistema de regulador de pressão totalmente modular:
conjunto regulador já retirado:
como ficam só o niples na tampa, não há perda de carga ali.
agora o copo fica sempre cheio, não dá falta mesmo com tanque na reserva… :)
tanque vazio, copo transbordando:
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consequência do motul 4100 + 130ºc + inúmeras aceleradas de final:
bagunça na casa do camarada:
aproveitei para calçar a bomba de óleo, só retirar um parafuso que já tem acesso fácil ao bypass:
aquele parafuso:
antes ficava em torno de 4.0 -4.2 bar a pressão de óleo @100ºc, >3000rpm.
agora está em 5.5 bar. já comprei também um radiador de óleo…130ºc no cárter (vai saber quanto estava no momento de passar pelos mancais) nenhum óleo merece rs.
e descobri por que a água baixa as vezes:
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pressão de óleo x temperatura óleo x rotação após o calço:
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interessante pois a minha bomba estÁ igual a sua vou mudar a minha
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a parada de aumentar a pressao da bomba de oleo é somente para ele 'circular' mais rapido e nao esquentar tanto?¿
mas só um radiadorzinhod e ar n da futuro né¿
a carga que um mancal deslizante suporta é diretamente proporcional à pressão no filme de óleo entre o mancal e o munhão.
então para não romper o filme de óleo entre o virabrequim e as bronzinas a pressão de óleo foi aumentada.
lembrando que a bomba de óleo é uma bomba de deslocamento positivo, e a vazão não tem alteração significativa com a variação do bypass. Única forma de aumentar a vazão é aumentando a rotação.
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falae biba.
ontem o lost fez o sensor de fase funcionar. era hall mesmo como desconfiávamos.
demos uma boa andada e fizemos o acerto com 0,6 bar, sem muito refinamento mas já ficou muito bom. deve ter uns 200-220cvs com esta pressão, vem bem fortinho já!
essa semana vou fazer a linha de combustível, instalar o pirômetro e arrumar uns detalhes.ah, acho que vou ter que ligar a ecu original para rpm e temperatura do motor
raphael, para instalar o sensor de fase vc teve que furar o local onde foi instalado pra ter acesso ao comando?! pergunto isso pq dei uma olhada no cabeçote do meu celta e vi q o local onde vc instalou o sensor de fase é fechado.
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É necessário furar aquela região ou comprar outra gaiola própria para uso do sensor de fase, que já vem com o furo feito.
no meu caso comprei outra gaiola.
falow
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e que carros da gm vem com essa gaiola furada?! a gm já tá disponibilizando ecu sequenciais?!
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e que carros da gm vem com essa gaiola furada?! a gm já tá disponibilizando ecu sequenciais?!
celta, montana, meriva, corsa, onix, agile. depende do ano / modelo do motor / ecu.
o corsa especificamente veio com sensor de fase nos 1.0 vhc e raros 1.8 com injeção bosch, e nos 1.4 econo.flex a partir de 2010 com injeção delphi.
acredito que hoje todos os carros da gm são sequenciais.
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1.8 com 1.2bar :o
já passou essa ignorancia no dino?
qt de lambda enchendo 1.2bar? 0.82 ?
abração brother
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com 1.5 bar deu 360cvs, tem o gráfico aqui no tópico…com 1.2 bar deve ter uns 300cvs!
com 1.2 bar fica em torno de 0.80 de lambda.
falow!
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pqp cara…
será que a caixa vai suportar isso tudo?
eu continuo com aquele problema que te falei do pipe, meu dinheiro acabou, nem tentei resolver ainda por causa disso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
outra coisa, vi no vídeo q vc reclamou de caixa curta, mas sua caixa não é a f17wr ?
caixa curta é a minha q é de corsa 1.6.
o meu bateu 1.2bar tb, mas geralmente bate 1.1bar.
celta 1.4 1.2bar vs celta 1.8 0.3bar