Palio supercharger 1.0, problemas com desenvolvimento
-
agora onde eu acho a quantidade de lb/hr que meus bicos tem?
no alcool, no site da fueltech diz que precisa ter 28.6 lb/hr e na gasolina diz que precisam de 20.4
devo entao partir para gasolina?
-
então, estive pensando, pelo site que eu vi, meus bicos são 21lb/hr, e como ja gastei o dinheiro, acho que vou enviar eles para abrir um pouco mais, vale apena mexer neles?
t+
-
então, boa noite, estou batendo cabeça com um amigo…
carro: fiat palio 1.0 fire flex 65cv
preparação: eaton m24 0,6 bar
combustível: alcool
gente, seguinte, não estou mais tendo cabeça para tentar resolver meu problema, montei um kit supercharger a 2 dias no meu palio, ja tive um kit desses antes, mais por completa falta de experiencia, usei bicos diferentes na injeção, logo, pistão foi para o $¨&%
agora, com esse carro, motor redondo, tudo normal, instalei o kit, andei apenas alguns metros com os bicos originais do 1.0, logo troquei para os bicos do 1.6 16v da pegeout, até o momento eu pensava que era falta de combústivel, ele estar amarrado e lento, com os bicos da pegeout, ele segurava, falhava, não tinha rendimento esperado, pois bem, não satisfeito, fui atraz de outros bicos melhores, recebi indicações dos bicos do gol 1.6 a 2.0 alcool e gasolina em diferentes situações, cheguei até a encomedá-los, porem como estava com muita pressa para testar o desempenho e fugir do medo de quebra, vi que tinham disponível os bicos totalflex 1.6 a 2.0 vw, ref.: iwp 115, vazao: 2.62 / maxima simples: 6.2 / ohm: 14 / curto , e fui para casa trocar e testar.
chegando em casa, troquei os bicos, fiz o teste sem a pressurização, rodou legal, meio gordo, terminei a instalação com a pressurização e fui fazer um teste na rua.
seguindo, para minha surpresa, o desempenho dos bicos foi incrivel, o carro praticamente descolou do chão, olha que eu não pisei para fritar, a primeira, segunda, excelente o resultado, porem, nem tudo na vida são flores, e problemas existem…
voltei para casa, fui dormir feliz que só...
quando é de manha, la vem a surpresa, o carro não pega, rsrsrs, alcool com bicos grandes é maravilha, algumas batinhas e ok, funcionou mais falhando, quando limpou, para minha surpresa o carro não desenvolvia mais, ficou morto, como se tivesse puxando um trem de vez em quando ele solta normal, alguma anomalia nova apareceu…
fui até os preparadores da minha cidade, e me falaram sobre um possivel erro no sensor maf/map, como o palio trabalha com vácuo, ou seja, pressão negativa, ao blower alimentar com ar o motor, o sensor acusa erro e entra em estado emergencial, em todas as marchas fica aquela morte em pessoa, uma vez ou outra desenvolve normal...
resultado, fiquei sabendo de um tal clamper, que encontrei com r$ 46,00 na techrace, pelas especificações é a solução dos meus problemas, ainda não aprofundei nada, então não vou comprar nem tirar decisões antes da ajuda de voces
fotos do motor:
ajudem please....
se quiser wu te ensino a fazer clamper por 2 reais….. bem simples e qualquer um faz....
-
certo, por parte então:
não comprei todos os bicos, apenas testei os outros, o que eu comprei foi o iwp 115 vw 2.0 flex, que foi depois de testar os outros 3 bicos, vi que eles não eram suficientes, então fui na minha ultima escolha e comprei logo zeros, problema que agora não sei se os outros bicos eram suficientes, ja que com esse problema de maf/map entrou agora, trabalhar os meus, seria inviável, ja que vou vender no final do ano, o carro original e guardar o kit para o proximo carro….
perguntas:
1- esses bicos alimentam o motor com estimados 110 cv s?
você so irá saber quando verificar a situação da mistura.
2- as velas precisam ser trocadas?
sim, velas mais frias são necessarias.
3- é necessario a instalação de um gerenciador de central ou a original comanda certo?
eu não mecheria com isso por enquanto.
4- como verifico as velas, como elas devem estará estou usando alcool.
esbranquiçadas= mistura pobre, amarronzadas=ideal e escuras e/ou encharcadas=rico demais.
5- posso usar gasolina?
acho melhor permanecer no alcool, se tratando de central original.
desculpem tantas perguntas, é que não tem preparadores bons na cidade, então tudo quem está fazendo sou eu mesmo…
ao aguardo,
boa tarde
a pressão do compressor é sempre estavel? se for nao vejo necessidade do uso do hpi.
-
se quiser wu te ensino a fazer clamper por 2 reais….. bem simples e qualquer um faz....
sim eu quero, como quero, sabe me dizer se tem como esse clamper ser regulável?
a pressão do compressor é sempre estavel? se for nao vejo necessidade do uso do hpi.
eu pensava que sim, mais ela vai crescendo de 0 a 0,6bar conforme o giro, não entra de uma vez a pressão…
faça a leitura da sonda lambda com um multimetro, aceite valores entre 920 e 950mv.
po cara, valeu
por duvida, abaixo seria falta?
o teste so valida com o supercharger ligado jogando pressão certo?
-
sobe
ajudem galera, tirei as velas velhas, estavam meio brancas, não muito, isso é excesso?
lembrando que estou rodando sem o supercharger, pode ser que com ele fique bom a alimentação?
-
certo man, deixa eu te falar, por alto, se meu carro esta com quase o dobro de potencia, preciso de bicos com o dobro de vazao correto?
se for isso, os bicos que tenho são ideais
acabei de pegar a referencia do meu bico original para o bico que estou usando:
fiat 1.0 fire 8v - marelli (roxo) iwp 101 - 3 bar - 16 a 17 ml que são para 65cv
vw 2.0 8v - marelli (laranja) iwp 115 - 3 bar - 28 a 32 ml
pelos meus calculos, estimando o palio hoje estar com 110cv
1.0 8v = 65cv + 70% = 110,5 cv - ganho de 45,5 cv
16 ml de vazao + 70% = 27,2 ml
bicos que usam são 28 a 32 ml, posso considerar por esse lado ou varia muito???
t+
-
eu acho que vc esta com bicos que sustentam.
mas so um detalhe que pode parecer estranho, mas por exemplo 110 hp aspirado usa bico equivalente a … sei la...130 hp com turbo.
estes bicos de 28 a 32 ( nao estes iwp exatamente, pois sao bosch ) alimentam la pra 170 hp num omega 4,1 ( 6 bicos ) ou 120 hp no velho uno turbo ( 4 bicos ) .
-
certo man, deixa eu te falar, por alto, se meu carro esta com quase o dobro de potencia, preciso de bicos com o dobro de vazao correto?
se for isso, os bicos que tenho são ideais
acabei de pegar a referencia do meu bico original para o bico que estou usando:
fiat 1.0 fire 8v - marelli (roxo) iwp 101 - 3 bar - 16 a 17 ml que são para 65cv
vw 2.0 8v - marelli (laranja) iwp 115 - 3 bar - 28 a 32 ml
pelos meus calculos, estimando o palio hoje estar com 110cv
1.0 8v = 65cv + 70% = 110,5 cv - ganho de 45,5 cv
16 ml de vazao + 70% = 27,2 ml
bicos que usam são 28 a 32 ml, posso considerar por esse lado ou varia muito???
t+
está correto em partes…
como você não mudou nada na injeção não sabe quanto da vazão dos bicos ela está usando, como a injeção está trabalhando como se os bicos fossem originais pode ser que ela não esteja aproveitando toda a vazão à mais dos bicos de ap2.0...para saber com exatidão isso só com uma sonda wide ou mesmo um narrow ligada num multimetro já ajudaria
sem contar que o bico não usa toda a sua vazão, ele tem uma margem de segurança como trata o próprio site da fueltech...
-
opa, ja estou com o multimetro ligado na sonda, tem 4 fios nela, sendo que 2 é um cabinho blindado, puxei eles para dentro do carro, resultados sem pressão, turbo desligado
marcha lenta: 830 ~ 880mv
andando na manha: 880 ~ 920mv
pisando fundo devagar: 970 ~ 985mv
pisando fundo correndo: 940 ~ 955mv
oq acham?
considerando esses bicos alimentarem 21lb/h, 95cv, preciso:
calculo de vazão (lb)
21x = 95cv = 3bar
pressão nova / pressão original = 3.5 / 3.0 = 1,166
resultado x libras/h original = 21 x 1,166 = 24,48
se, 21 está para 95,
24,48 está para x = 110,74cv
oq acham?
eu ainda penso que esses bicos dão conta do recado, estive pensando, eu acho muito o carro aqui estar com mais de 105cv…
-
a impressao que passa e que os bicos estao mandando muito combustivel na parte de uso normal .
deveriam haver variacoes rapidas o tempo todo na faixa de por exemplo 400 700 mv.
na lenta isso deveria ser mais facil ainda de se perceber. eu diria que as leituras poderiam variar de 100 a 700 mv. na realidade a media deveria dar 500mv
e com certeza a sonda normal mede com boa preciosao nesta faixa
ja na parte de aceleracao plena estaria de certo modo seguro. mas se tirar um pouco de combustivel ele deve andar mais. se fosse meu carro usaria no maximo 900mv. isso se o turbo estivesse ligado. como esta aspirado seria aceitavel 870mv
logico que estamos lidando como os valores de sonda normal. se fosse lambda wide tudo seria decisivo.
pelas leituras precisa tirar combustivel. mas por outro lado se esta sem o turbo, estes bicos nao vao alimentar de jeito algum.
-
cara, quando piso fundo a gasolina ele quase morre, sem o turbo
eu vou ligar a pressão amanha, 0,6bar , acho que vão uns 105cv no maximo, a leitura eu estimo que fique entre 880 a 920mv de alta, lembrando que não quero o carro para correr e sim para ter uma força extra, claro que dia sim, outros não, irei dar uma pisadinha, ninguem é de ferro
o que me diz?
lembrando que a pressão entra de 0,1 a 0,6 bar conforme o giro,
penso em no máximo, mais pra frente, trocar o regulador de pressão para 3,5bar que vai gerar 24,48 libras hora no bico, aumentando para 110cv a capacidade de alimentação deles, penso que vai dar excesso.
para andar na manha, ta legal né? melhor que usar os bicos origes
lembro, no meu primeiro projeto sc, usei 0,6bar de pressão com os bicos originais do 1.3, no alcool sempre andou muito bem, e não quebrou, so quebrou quando fiz a besteira de usar bicos diferentes, 3 do gol 1.8 e 1 de pegeout, e ainda, com o ponteiro la embaixo na reserva, vazio mesmo
t+
-
esqueça esse monte de leituras, leitora de sonda so importa em wot, e nunca como unico parametro de leitura da mistuda.
tomou o cuidado de nao passar o fio pra dentro do carro para fazer as leituras perto de nenhum cabo de vela ou positivo? isso interfere e muito a leitura.
velas esbranquiçadas é sinal de mistura pobre, o que nao bate com a leitura da sonda, confie mais sempre nas vela do que na sonda, pois ela pode errar, agora as velas… já mais...
-
pense que vc nao deve criar seu proprio mapa ( nao vou correr … so um pouquinho etc )
o carro deveria ter leituras aproximadas :
em lenta ou em velocidade constante - variar muito a leitura e muito rapido ( 200 .. 700 mv)
em aceleracao sem usar wot - leitura estabilizada ( +-500 .. +700)
em aceleracao maxima - +850mv
com turbo, compressor ou aspirado
eu diria que no inicio do trabalho, vc deveria ter obtido as leituras em que seu carro originalmente trabalha. ai elas seriam os parametros iniciais. com o compressor, voce poderia dar uns 5 a 10% na leitura em wot. nas outras faixas as leituras deveriam ser as mesmas.
estou imaginando que vc nao mexeu no ponto e esta usando alcool.
so ainda nao entendi como as leituras estao pra la de mistura rica e as velas estao brancas. so se elas estao cinza e vc esta descrevendo de outra forma. por acaso sao novas ?
-
opa amigo, então, acho que fiz leituras erradas sim
em marcha lenta, velocidade normal, as leituras variam de 150 a 700mv, estabiliza em 720mv a 820mv, estou com gasolina.
em aceleração, sem pé no fundo, fica entre 500mv a 850mv, quando tiro o pé sobe para 930 a 950mv e depois cai para zero.
devo considerar então com o compressor, em aceleração maxima hoje, a leitura chega a 960mv, com o compressor, a 0,6bar, deve chegar a 880, 900mv, isso é recomendado então?
eu não quero o carro para correr em arrancada, é mesmo para ter mais torque em ultrapassagens, e de vez em quando dar uma pisadinha, nunca arrancando de primeira, tenho medo da caixa ir para o espaço, começo a pisar mais de segunda marcha…
entende?
-
paulo, as velas são novas sim, as velhas, por sinal 1 de cada, estavam meio cinzas sim, joguei para o branco, desculpe, aos poucos vão se calando as dúvidas, as que eu uso hoje são de 6 graus, as originais são 5 graus, pelo menos é oq o vendedor me disse.
-
a sim, mais pra isso se vão mais 600,00 conto e 100,00 do hpi
pelas medições aqui, preciso para melhorar, aumentar a pressão da bomba.
no alcool:
pisando fundo o carro fazendo força: 930 a 940mv
pisando fundo embalando: 920mv a 905mv, queda devagar constante, nas passadas de marcha chega a aumentar
parado sem ar: entre 060mv a 720mv variando rápido e bastante
parado com ar: entre 100mv a 840mv no máximo, variando rapido e bastante
mais é tipo assim, se o motor precisa, faz força, aumenta a entrada de combustivel, como se fosse inteligente
falta o teste com o sc
estima-se que 850mv para 890mv a 930mv, para mistura rica, variação com pressão de 5 a 10%
vale considerar a temperatura do ar, se fosse mais frio, o carro anda mais e precisa de mais combustivel, se mais quente, caso daqui, um acerto com menos combustivel.
eu lendo, vi que não se pode comparar um acerto em curitiba, porto alegre com acerto aqui no norte
oq acham?
as leituras estão boas para andar na manha, uma esticadinha de vez enquando, podemos enquadrar no ideal/rico, por que pobre é abaixo de 800mv para potencia,
logo, amentar a pressão da bomba de 3 que eu acho que ela pode estar para 3.5bar, iria aumentar a vazao para 24.5libras/hora, os bicos por sua vez, chegar de 105 a 113cv na alimentação, oq me preocupa é na marcha lenta.
oq acham?