Fazer um bico auxiliar pulsar com o hallmeter
-
fala fabiano…
tem q ver q tipo de transistor é esse pois tem os npn e o pnp
tipo... npn c não me engano qdo a base fika negativa ele permite passagem de corrente entre coletor e emissor
o pnp, ao contrario...
e as perninhas tb tem q ver qual é coletor, qual é emissor e qual é base... o duro q nao lembro + de nada senao poderia te ajudar...
-
rssssss cafundi tudo amperes com bar, mas deu pra entende foi só na escrita, …
fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema.... manda i
-
rssssss cafundi tudo amperes com bar, mas deu pra entende foi só na escrita, …
fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema.... manda i
[snapback]287332[/snapback]
onde que tem map de 1,5kg por 30 reaisó me passa o contato…
o map da motorolla direto no representante tá 90 reais...
-
amigo na boa, naum sei sobre valores coloquei de chute, mas gostaria que vc desse algumas ideias e não ficasse só boicotanu na boa... falowww
-
fabianok manu vc conseguiria bolar um sisteminha , por exemplo, se colocarmos um map que lá positivo (tem uns no mercado a 30 reais que leem até 1.5 bar positivo) ao colocarmos um suplementar e quando este map vai mandando os valores da pressão do turbo e para cada pressão vc manda tanto de pulso de bico para abertura, seria tipo tal pressão tanto de injetada, e só começaria a pulsar a partir de tanto de pressão (0,2 bar) por exemplo, vc conseguiria??? seria mais simples pois o map manda valores em voltagem também super facil de fazer o esquema porem o programa para mim é um puta problema…. manda i
olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim
tem q ver q tipo de transistor é esse pois tem os npn e o pnp
tipo… npn c não me engano qdo a base fika negativa ele permite passagem de corrente entre coletor e emissor
o pnp, ao contrario...
e as perninhas tb tem q ver qual é coletor, qual é emissor e qual é base... o duro q nao lembro + de nada senao poderia te ajudar...
acho que pelo que li esse seu esquema de positivo/negativo tá invertido. me disseram que olhando de frente um bd 135 o base é o da direita, não sei… eu vou tentar usar a tensão negativa da fonte do micro hoje a noite pra fazer funcionar o transistor - se der certo eu compro um npn ou pnp e vice versa
ali?s, vc ou alguém me recomenda um fórum de eletrúnica???
-
amigo na boa, naum sei sobre valores coloquei de chute, mas gostaria que vc desse algumas ideias e não ficasse só boicotanu na boa... falowww
[snapback]287348[/snapback]
de boa… nao tem map por 30 reais.
e para nao dizer q eu tambem to boicotando...
pdf do bd 135
eh so olhar os desenhos q vc descobre a pinagem.
-
uma ajuda na eletronica
-
olha, fazer o software pra mim não é problema pois sou programador de computador. só que pode ser que eu faça ele pulsar errado - mais ou menos do que vc precisa, mas agente pode tentar alguma coisa sim
assim:
pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção
pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção
0,4 a 0,6 = 2 segundo….
issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...
alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera...
-
alguém sabe me dizer se o bico é igual a uma torneira, tem tamanho de abertura ou ele está aberto ou está fechado? alguém sabe como funciona um bico com mais detalhesó help ai galera…
o bico ou esta aberto ou fechado - não h? meio termo. como a pressão de combustável é constante, fazendo o bico pulsar rápidamente (deixando-o bastante tempo aberto) faz com que muito combustável entre, fazendo-o pulsar mais devagar (deixando-o bastante tempo fechado) faz com que ele envie menos combustável.
eu consegui um bico, tá lá em casa - nunca tinha usado tb. mas é bem simples - só tem positivo e negativo. colocando o positivo na bateria e o negativo no respectivo negativo faz ele abrir (dá um cleck ) - nessa hora ele consome 0,53a a 12volts (pelo menos o que eu tenho em casa).
pressão menor que 0.2 bar = 0,0 tempo de injeção
pressão de 0,2 a 0,4 bar = 1 segundo tempo de injeção
0,4 a 0,6 = 2 segundo….
issu é exemplo pois só vai injetar caso tenha pressão positiva, assim daria para rodar com os bicos originais em baixa... ficaria bem economico o carro...
tipow: dá pra usar 1 pino do atmel para cada 0,2bar de pressão. assumindo no máximo 1 bar usa-se 5 pinos. assim se eu encontrar 1 pino com tensão sei que é 0,2bar, 3 pinos sei que é 0,6bar e por ai vai
o esquema era usar 1 pino para cada 0,2 ou 0,1bar mesmo e no máximo 10pinos - pois só tenho se não me engano 15 disponíveis. mas digamos: dá pra fazer pulsar só a 0,3bar então com 1 pino para cada 0,1bar dá para alimentar/programar até 1,3bar - ou até dá pra programar fazendo o bico ficar aberto depois que bate/passa 1,3bar para compensar sabendo que a pressão pode estar subindo ainda mais…
ou seja: dá pra fazer do jeito que quiser
mas uma dica: pega o avrstudio da atmel (www.atmel.com) e leia a documentação. vai ver que é bem fácil programar nele.
falow
-
pra nao falarem que eu fico boicotando…
-o bico ou abre ou fecha, voce dosa a quantidade de combustivel a ser injetada pelo tempo que o bico fica aberto...
-pra ler o map pelo atmel voce vai precisar de um conversor ad (analogico-digital). nele entra tensao e sai um barramento digital pra ser lido pelo atmel. tem versoes de microcontroladores já com conversor ad interno.
-o circuito pra pulsar o bico eu já postei... é só copiar a terceira parte daquele que eu tinha feito pela lambda... o irf640 é um mosfet que aguenta 18a cont?nuo e mais de 30a pulsado. dá pra ligar uma bancada de bico nele.
-nao basta calcular o tempo que o bico vai ficar aberto... tem que ver a frequencia com que ele vai pulsar, pois se voce manter a mesma frequencia, em 6000 rpm ele vai injetar 6x menos que em 1000rpm com o mesmo tempo de abertura. tem que mandar pulsos pra cada rotacao do motor...
-
bico pode abrir inteiro, até a metade… depende do que vc fizer.
o que mais me preocupa nessa idéia de vcs é o tempo de resposta da sonda lambda.
alguem sabe quanto demora entre o instante que a mistura fica mais pobre até o instante que a sonda manda o sinal?
isso seria de vital import?ncia descobrir.
-
ktulu, sem querer abusar (mas abusando):
1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?
2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?
-
ktulu, sem querer abusar (mas abusando):
1)- aproveitando aquele esquema que vc postou, tirando a parte do comparador e alimentando o trigger do oscilador com um pulso de rpm (o mesmo que é enviado para o conta-giros), daria para usar esse circuito como um repetidor de pulsos?
2)- pra ficar mais chique ainda, quais os valores dos trim-pots a serem colocados no lugar de r2, r3 e r4? qual deles controlaria a frequência dos pulsos e qual controlaria a largura ?
[snapback]287540[/snapback]
1- pra se fazer um repetidor basta a terceira parte do circuito… como é um mosfet, ele não vai roubar corrente que ia pro bico, e só vai repetir os pulsos... só tem que ver se ele não vai inverter a sa?da, se isso acontecer basta colocar um inversor na entrada.
2- com essas equacoes voce calcula o tempo alto, baixo e consequentemente a frequencia dos pulsos...
positive time interval (t1) = 0.693 * (r1+r2) * c
negative time interval (t2) = 0.693 * r2 * c
frequency = 1.44 / ( (r1+r2+r2) * c)
equacoes tiradas do datasheet: http://www.national.com/ds/lm/lm555.pdf
tem exemplos de como montar o circuito e calcular.
voce pode simular o funcionamento do 555 com algum soft de simulacao de circuitos como circuit maker, electronic workbench, proteus, entre outros.