[ajuda] como construir uma bateria recarregavel de 9.6v ?
-
preciso fazer uma bateria de 9.6v, mas queria saber se posso usar pilhas recarregáveis de 1.5v e 3000 ma, sendo que a bateria que tenho usam 8 módulos, pelos meus cálculos, se fizer com essas pilhas recarregáveis, terei uma voltagem de 12v (pilhas de 1.5v aa) e esses módulos tem 1.2v cada (1.2v x 8 = 9.6v), pensei em fazer com 6 pilhas (1.5v x 6 = 9v) mas teria menos carga. será que eu poderia usar quase 3v a mais no meu carro de r/c é (que usa bateria de 9.6v e 700 ma) ou posso fazer com 6 pilhas e ter so os 9v é sei que a amperagem maior não é problema, pois vai me dar mais tempo de uso, estou correto é grato pela ajuda de todos.
-
vamos ver se entendi…
1,5v x 7 = 10,5 v - a tensão fica relativamente alta (quase 10%)
existe uma gambiarra que pode ser feita nesse caso. um diodo dá uma queda de tensão entre 0,5 a 0,7 v, ou seja, na saída você terá tensão entre 9,8 e 10v. creio não ser problema, pois a tensão no motor seria menos de 5% maior que os 9,6v. ao invés de durar 10 anos, o motor vai durar 9...
-
vamos ver se entendi…
1,5v x 7 = 10,5 v - a tensão fica relativamente alta (quase 10%)
existe uma gambiarra que pode ser feita nesse caso. um diodo dá uma queda de tensão entre 0,5 a 0,7 v, ou seja, na saída você terá tensão entre 9,8 e 10v. creio não ser problema, pois a tensão no motor seria menos de 5% maior que os 9,6v. ao invés de durar 10 anos, o motor vai durar 9...
existe a possibilidade desse aumento de carga fazer o motor ficar preparado ?
-
dependendo do rc que voce tem, pode crer que ha essa possibilidade sim.
se for r/c daqueles simplorios pode ser que danifique, mas se for esses r/c com esc, transmissor, motor, e servo separado, a maioria deles aceita usar uma tensao maior.
alguns chegam a aceitar mais que o dobro da tensao original.
-
o meu é este http://www.maisto.co…xt=&id=140&pg=2
so que o meu é vermelho.
na verdade não queria deixa-lo preparado (não é a intenção, mas se ficar…) é que minha bateria perdeu eficiencia, eu carrego mas so da pra brincar pouco mais de 5mim (antes era pelo menos uns 20mim) dai fui ver uma bateria pra ele, mas ela é cara pra caramba e não to afim de investir muito nele, é mais pra distrair mesmo, ai pensei em construir uma bateria com pilhas recarregaveis, nem sei ao certo se essas pilhas são 1.5v ou 1.2v, ja me disseram que elas são 1.2v.
tenho dois r/c s esse e um outro da radio shack que é mais antiga, essa que quero consertar (parou de funcionar acho que pelo tempo sem uso)
iguais a estes, so que a minha carroceria picape é amarela e a carroceria pontiac trans-am é azul
sabe o filme exterminador do futuro 2 quando a sarrah connor vai matar o programador que cria a cpu da skynet, o filho dele ta brincando com um r/c picape e na hora que a mule vai dar um tiro na lata do cara, o muleque bate com o carrinho no pe dele e ele abaixa, fazendo o tiro bater na tela do comp. a minha r/c é igual aquela, so que é amarela
-
opa vi agora na americanas, pilha recarregavel 2300ma 1.2v phillips
mas agora, pra galera que entende de eletronica, faço uma outra pergunta, preciso copiar uma placa de circuito (dessa outra r/c que disse) já peguei um tutorial de como confecciona-la, mas nesse tutorial so fala a respeito de uma placa que já tem o desenho das trilhas no comp. mas essa eu tenho que desenhar. alguem poderia me dar mais algumas dicas de como faze-lo é tambem queria saber o sequinte, essa minha r/c que parou de funcionar usa um transmissor de 27mhz e o outro (do problema na bateria) usa um de 49mhz so que pode mudar pra faixa a b ou c (pra não ter interferencia entre veiculos, posso correr contra outros 2 carros iguais aos meus) tem como eu fazer nessa nova placa uma maneira dele funcionar com um unico transmissor (com o de 49mhz) ?
-
ahhhh uma outra duvida, o que determina o tempo de carga de uma bateria é a voltagem ou a amperagem é porque a bateria desse meu lamborghini é uma 9.6v 700ma, com o carregador original, leva 4hrs pra carga total, mas tava vendo uns carregadores para pilhas aa 2500ma e diz levar 12,5hrs pra recarrega total, usando carga de 200ma.
se eu usar pilhas de 3000ma como to querendo, quanto tempo de recarga terei que deixar pra ter carga completa ?
-
só uma coisa… pilha recarregavel que preste vc não acha nessas lojas ai não.
dependendo da eletronica, tem como colocar uma bateria de lipo que vai deixar seu rc muito mais forte. mas tem um custo um pouco maior pq vai precisar alem dela, de carregador especial tb.
procura casas de modelismo que vc acha uma bateria legal pro seu carrinho, não inventa moda, pq acaba saindo mais caro.
pilha recarregavel tem baixa capacidade de descarga, então não adianta vc colocar maior voltagem, ou amperagem, pois não vai mandar mais energia pro motor.
e o tempo de carga o que manda é o tipo de carregador e o tipo de bateria, tem baterias que aguentam serem carregadas com cargas muito altas, sem o risco de explodir, e assim vc consegue carregar em 10, 15 min. mas tem outras que levam horas mesmo pra carregar...
-
opa vi agora na americanas, pilha recarregavel 2300ma 1.2v phillips
bom, se você consegue comprar de 1.2v, precisa de 8 em série para fechar os 9.6v necessários. nesse caso, mesmo que a capacidade seja maior, eu pensaria em usar 16 pilhas, duas bancadas de 8 pilhas, para ter uma autonomia maior, já que quando a carga cai, não cai somente a amperagem , mas bem como a tensão.
mas como via de regra essas pilhas recarregáveis não tem uma autonomia alta, sendo bem sincero, a tua ideia é muito massa, mas também pensaria em ver o preço de uma bateria nova, de mesma capacidade ou até maior. as vezes o molho sai mais caro que o peixe, embora seja o molho que dê sabor ao peixe .
mas agora, pra galera que entende de eletronica, faço uma outra pergunta, preciso copiar uma placa de circuito (dessa outra r/c que disse) já peguei um tutorial de como confecciona-la, mas nesse tutorial so fala arespeito de uma placa que já tem o desenho das trilhas no comp. mas essa eu tenho que desenhar. alguem poderia me dar mais algumas dicas de como faze-lo é
depende para que você fazer uma nova placa. tem necessidade disso? se for só por causa das pilhas, eu pensaria em comprar um suporte para elas. em lojas de eletrônica acha, e aí você faz a montagem.
tambem queria saber o sequinte, essa minha r/c que parou de funcionar usa um transmissor de 27mhz e o outro (do problema na bateria) usa um de 49mhz so que pode mudar pra faixa a b ou c (pra não ter interferencia entre veiculos, posso correr contra outros 2 carros iguais aos meus) tem como eu fazer nessa nova placa uma maneira dele funcionar com um unico transmissor (com o de 49mhz)?
ter até tem, mas não sei se vale a pena. terá de mexer em muitoscomponentes,fazer uma c*ralhada de contas, e tal…
ahhhh uma outra duvida, o que determina o tempo de carga de uma bateria é avoltagem ou a amperagem é porque a bateria desse meu lamborghini é uma 9.6v700ma, com o carregador original, leva 4hrs pra carga total, mas tava vendo uns carregadores para pilhas aa 2500ma e diz levar 12,5hrs pra recarrega total, usando carga de 200ma.
se eu usar pilhas de 3000ma como to querendo, quanto tempo de recarga terei que deixar pra ter carga completa ?
carregar uma bateria (ou pilha) é semelhante a encher uma caixa d água com válvula-bóia. até a água chegar na bóia, é rapidinho, depois demora um aera.
quando se diz que a pilha tem capacidade de 3000ma, na verdade quer se dizer 3000mah (três mil miliampères-hora). neste caso, se você regular o carregador para 150mah, leva no mínimo 20h para carregar completamente. (3000 / 150 = 20)
-
ajudou e atrapalhou to brincando, ajudou bastante, mas vamos lá.
a bateria que eu vi com essa mesma amperagem custa r$400 em media (a mais barata custa r$310) pois é para carros de competição, o meu é um brinquedo pra diversão, queria uma bateria que durasse mais, mesmo a bateria original desse carro, de 700ma custa caro (r$ 210), por isso pensei em fazer com as pilhas recarregaveis, pensei em comprar pilhas boas (phillips ou sony).
no caso da placa, tenho que fazer, porque não encontro um lugar pra consertar meu r/c, dai pensei em clonar a placa dele, talvez fiquei caro, mas como não tenho pressa, iria comprando os componentes aos poucos e depois montaria tudo.
tinha pensado em fazer com o que os dois funcionassem com o controle do lamborghini, mas pensei melhor, se eu conseguir clonar a placa da picape, vou tirar a placa do lamborghini e clonar mais uma da picape e usar nele, a picape tem direção e aceleração gradual, o lamborghini é no coice, aceleração full e direção é 8 ou 80, ou vira tudo ou não vira.
-
ahhh o carregador original do meu lamborghini é um 12v 200mah, pensei em arrumar uma fonte mais forte (tenho acesso a essas fontes na marinha) pra baixar o tempo de carga dessa nova bateria mas não baixar muito, sei que ficar dando carga rapida com essas fontes de carga potente ferra a bateria (mesmo original) quero ver se consigo um tempo de carga em torno de 4 a 5 hrs (igual a original da minha lamborgini)
-
só uma coisa… pilha recarregavel que preste vc não acha nessas lojas ai não.
dependendo da eletronica, tem como colocar uma bateria de lipo que vai deixar seu rc muito mais forte. mas tem um custo um pouco maior pq vai precisar alem dela, de carregador especial tb.
procura casas de modelismo que vc acha uma bateria legal pro seu carrinho, não inventa moda, pq acaba saindo mais caro.
pilha recarregavel tem baixa capacidade de descarga, então não adianta vc colocar maior voltagem, ou amperagem, pois não vai mandar mais energia pro motor.
e o tempo de carga o que manda é o tipo de carregador e o tipo de bateria, tem baterias que aguentam serem carregadas com cargas muito altas, sem o risco de explodir, e assim vc consegue carregar em 10, 15 min. mas tem outras que levam horas mesmo pra carregar...
valeu sushi, mas a ideia não é deixa-lo mais forte e sim ter uma bateria mais eficiente que a antiga (que se foi) e com um busto mais baixo, obvio que se o efeito colateral for o carro ficar mais forte, sem problemas, mas o objetivo não é esse.
vou procurar saber sobre essa bateria lipo.
-
-
cara costumo trazer peças, baterias , etc pros meus helis tudo da china, sai bem mais barato. nos sites que compro coisas pra helis, tem pra carrinhos tb, se vc mandar fotos das peças etc pra mim, eu posso ver pra vc essas coisas novas por lá…
-
cara costumo trazer peças, baterias , etc pros meus helis tudo da china, sai bem mais barato. nos sites que compro coisas pra helis, tem pra carrinhos tb, se vc mandar fotos das peças etc pra mim, eu posso ver pra vc essas coisas novas por lá…
po valeu sushi, vou desmontar minha picape e tirar a placa, dai tiro foto dela e posto aqui.
-
carregador ou fonte? pq geralmente esses kits vem apenas com fontes pra carregar a bateria, e essa fonte acaba estragando a bateria com o tempo.
hoje uso um carregador inteligente, que carrega a bateria até o maximo, sem sobrecarregar ela, e se esquentar a bateria ele desliga.
-
carregador ou fonte? pq geralmente esses kits vem apenas com fontes pra carregar a bateria, e essa fonte acaba estragando a bateria com o tempo.
hoje uso um carregador inteligente, que carrega a bateria até o maximo, sem sobrecarregar ela, e se esquentar a bateria ele desliga.
esse é uma fonte, não é inteligente