[duvida] qual a real vantagem em usar amplificador de faisca
-
cara, eu penso que um sistema de amplificação de faísca num turbo não faz render mais, porém rende o que deve render.
ignição fraca tira potencia, principalmente em alta… com uma mais forte terá essa potência perdida de volta... sem falar no erro de acerto com ignição ruim, onde o carro anda mais rico do que deveria
-
intaum pelo menos eu acho q a minha ignição esta boa.. ñ falha nd. apenas gostaria de saber se muda alguma coisa.. pq usando o amplificador de faisca consequentimente poderia usar mais gap nas velas.. ai q ta a duvida esse gap a mais ñ iria ajudar o carro render mais…
-
sugiro uma idéia e que me ajudaria muito a destrinchar esse assunto:
passa no dino sem a msd, e depois com a msd. sem alteração alguma de combustível, e depois faça o acerto fino com a msd que certamente vai mudar e passe de novo… os 3 valores de potência medidos vão desmistificar esse assunto
td mundo tem a sua teoria, mas a prática nunca vi fazerem um ensaio desse tipo...
-
hm.. seria bom mesmo pelo menos iria comprovar.. se ouve ganho ou ñ mais acho q vo pega esse $$ do modulo de ignição e compra um intercooler
-
epa… eu nao entendo bem do assunto...
mais nao estamos esquecendo o bi-faisca e até tri-faisca? melhor do que nao queima é queima semi atrazada...
-
a propósito, se vai montar outro motor, faz com roda fônica e rapa fora o seu distribuidor.
aumento de potência não vai ter, mas a confiabilidade é muito maior, e a possibilidade de dar problema é bem menor.
(além de ser infinitamente mais fácil de acertar o ponto)
-
olha, quando usei senti uma diferença considerável no pé mesmo. o motor rendia o que deveria render. já estou juntando pra colocar outro modulo de ignição no meu motor.
no turbo, o pessoal que conheço e que usa diz que também dá diferença, principalmente em alta.
-
-
se no aspirado já dá uma diferença boa, no turbo nem se fala. um módulo de ignição bom fará até que a turbina do seu motor pressurize antes.
-
as vezes, em um carro modificado muito forte, com grande eficiência volumétrica (grandes quantidades de arxcombustivel naturalmente são misturadas na camara) a centelha que é emitida pelo conjunto original não consegue proporcionar uma queima perfeita e uniforme, deixando-se de aproveitar potencia e combustível. o amplificador de faisca aumenta a eficiência dessa centelha, proporcionando uma queima melhor, mas as vezes, até o amplificador não supre em sua totalidade, sendo necessário um sistema de ignição melhor.
isso depende de algumas coisas: a potencia do sistema original do carro; se esta é perfeito estado de funcionamento; a preparação que foi executada; a potencia que possui; eficiência volumetrica; até mesmo a geometria atual da camara de combustão ajuda numa boa queima.
bom, acho que é isso. só lembrando que só li o primeiro post, to meio sem tempo.
-
caro amigo ,
te digo que se usar uma msd 6a com a blaster ss e bons cabos que ofereçam baixa resistencia , se carro vai ser outro
a unica coisa que deve modificar é o acerto de mistura pq com a ignição forte onde antes tava ideal vai ficar pobre.
vai trabalhar tambem com pelo menos 1.0 mm de gap nas velas que devem ser trocadas por iridium ou v-power da ngk .
ignição influencia muito no rendimento do carro.
vc não vai se arrepender
espero ter ajudado
ricardo
-
a unica coisa que deve modificar é o acerto de mistura pq com a ignição forte onde antes tava ideal vai ficar pobre.
na verdade isso ocorre quando vc troca de turbina…
-
**cara faz toda diferença ja usei no meu gol só que é feito no sul ,
se chama cm racing usei durante 3 meses e tive de tirar pois era emprestado meu amigo usa ele até hoje .
antes dele eu usava 1mm de gap depois usava 1,50 pq uso distribuidor o carro melhorou pra pegar de manha e o consumo melhorou 2 km na cidade e estrada de 6 pra 8 e de 10 pra 12 na estrada.
pode ta o frio que for vc da partida e pega na hora é otimo pra usar no turbo pois geralmente se usa 0,50 de gap e com modulo vc pode usar 1 a 1,2 mm isto te dara mais força e potencia sim pois queimará muito mais combustivel.
meu carro ficou com mistura pobre e tive que enriquecer como ando de ie mi aumentei a pressão de combustivel de 3 bar pra 4 bar e ficou top .**
-
não que seja desnecessário o uso de amplificador de faísca, muito pelo contrário, existem casos em que ele se torna obrigatório (bobinas com resistência muito baixa, por exemplo), mas eu ainda penso que, entre um e o outro, o intercooler é mais vantajoso.
alguém viu um turbo original de fábrica sem intercooler?
-
tem que lembrar que muda toda a dinamica do avanço.
aumentar a frente de chama (mais potencia e mais gap) aumenta a velocidade de propagação, consequentemente muda o pico de pressao e pode requerer alterações no avanço. o que se sente em ganho de potencia pode ser principalmente devido a isso.
o aumento da potencia da faisca, ou mesmo a sua duração, só tem beneficio se a ignicao original nao estiver conseguindo atingir um ponto onde tenha ar + combustivel, por deficiencia dos injetores ou alguma caracteristica mecanica. um comando bravo, alteraões no angulo das sedes de valvulas e outras mudanças mecanicas podem dificultar que se tenha ar + combustivel na regiao da vela, mas isso principalmente me baixas rotações, ai no meu ponto de vista uma ignicao com maior duração (multi centelha) vai fazer toda a diferença por fazer com que o motor trabalhe mais uniforme em baixa rotação (diminuindo a falhação tipica em motores com comando bravo)
quem ja reparou na diferença em marcha lenta entre estar com 0,5 de gap ou 0,8? isso acontece porque o gap maior da mais chance de atingir um ponto com ar + combustivel e nao só combustivel ou só ar. mas e em alta? o gap menor é melhor quando nao se tem gerenciamento de ponto pois faz o inverso do gap maior, diminui a velocidade da queima, tendo efeito parecido com atrasar o ponto de ignicao, mas queima que é uma beleza pois a turbulencia, pressao e mistura garantem a mistura na vela, diferente da marcha lenta.
se o sistema de ignicao consegue fazer com que a centelha cruze a mistura, e consegue iniciar a queima, essa queima vai se propagar conforme for possivel pela mistura. se tiver pontos sem combustivel por falta de turbilhonamento ou qqr coisa de ordem mecanica, a mudança no ponto de partida da combustao nao vai alterar em nada a queima la pro seu final. exceto com o aumento do gap.
no caso do gnv o que ocorre provavelmente é o caso do aumento na frente de chama.
pelo menos é assim que eu vejo
-
no caso do gnv o que ocorre provavelmente é o caso do aumento na frente de chama.
lost,
a sua aula é um espetaculo.
mas, no gnv o que ocorre é magica.
ande em um carro sem amplificador de faisca e sem variador de avanco e com gnv.
depois ande nesse mesmo carro com amplificador e sem variador e com gnv.
a diferenca é brutal.
é como se o carro em questao rodando no gnv conseguisse o folego que se teria com o combustivel liquido.
muito grande mesmo a diferenca.
-
lost,
a sua aula é um espetaculo.
mas, no gnv o que ocorre é magica.
ande em um carro sem amplificador de faisca e sem variador de avanco e com gnv.
depois ande nesse mesmo carro com amplificador e sem variador e com gnv.
a diferenca é brutal.
é como se o carro em questao rodando no gnv conseguisse o folego que se teria com o combustivel liquido.
muito grande mesmo a diferenca.
mas com aumento do gap ou nao?
a teoria explicaria esse ganho porque o problema do gnv é que a sua queima é lenta, por isso tem tanta perda de potencia. se voce conseguir melhorar isso, vai recuperar o que ele perde com certeza.
qual o amplificador que voce testou?
alguem ai teria algum amplificador desses que funcione em motor com 2 bobinas e injecao eletronica e que poderia emprestará semana que vem vou trabalhar em um motor do fiat tetra em dinamometro de bancada e nao custaria nada espetar um desses e ter dados reais e confiaveis dos ganhos