Qual o carro mais caro: gasolina, híbrido, diesel, elétrico?



  • [![](http://www.carpointnews.com.br/wp-content/uploads/2012/03/dsc02671.jpg "dsc02671")](http://www.carpointnews.com.br/wp-content/uploads/2012/03/dsc02671.jpg) foto: marcus lauria / chevrolet cruze ltz naturalmente, esta pergunta pode parecer estranha ao consumidor brasileiro, mas não para consumidores norte americanos, europeus e asiáticos. os estados unidos, por exemplo, já começa a fazer contas, pois o galão de gasolina já superou a barreira dos u$4,00 e independente dos desfechos do conflito em algumas áreas do oriente médio, o preço do barril do petróleo deverá continuar subindo em função do aumento do consumo, redução das reservas, exploração em áreas complicadas e riscos ambientais (veja o acidente na bacia de campus e em 2010 nos estados unidos). a população mundial estará a cada dia mais exigente e atenta com relação a produtos que afetam negativamente ao meio ambiente. nunca é demais lembrar que os combustíveis fósseis e o transporte rodoviário são responsáveis por 28,1% das emissões antropogênicas de co2 no nosso planeta. um estudo realizado nos estados unidos, tomando por base a tabela de classificação de combustível da epa é environmental protection agency, buscou evidenciar qual carro custará mais depois de cinco anos de uso. muito interessante, não é verdade? o estudo contemplou cinco tipos de carros bem conhecidos no mercado norte americano, são eles: 1 é a gasolina – chevrolet cruze sedã compacto 2012; 2 – híbrido regular – toyota prius 2012 liftback; 3 é diesel – volkswagen jetta tdi; 4 – híbrido plug-in – chevy volt 2012; 5 é 100% elétrico – nissan leaf 2012. o estudo tomou por base os seguintes parâmetros: preços dos combustíveis u$3,79 para o de gasolina regular, u$4.04 para gasolina premium, u$4,09 para o diesel, e uma taxa média dos estados unidos de u$ 0,12 por quilowatt-hora de eletricidade. foi considerado também a média de 25.000 quilômetros percorridos por ano, sendo 45% nas estradas e 55% nas cidades. respeitou-se o consumo de cada veículo e os preços congelados por cinco anos. **resumidamente, o estudo revelou o seguinte:** 1\. chevrolet cruze 2012 – 28 cidade / 42 estrada / 33 combinado (mpg). preço do carro u$19.325, mais u$8.500 de consumo de gasolina ao longo de 5 anos, totalizando u$27.825; 2\. toyota prius 2012 – 51 cidade / 48 estrada / 50 combinado (mpg). preço do carro u$23.015 – gasolina u$5.750 – total u$28.765; 3\. volkswagen jetta tdi 2012 – 30 cidade / 42 estrada / 34 combinado (mpg). preço u$22.775 – diesel u$9.000 – total u$31.775; 4 é chevrolet volt 2012 híbrido plug in – electric: 95 cidade / 93 estrada / 94 combinado (equivalente mpg); gasolina: 36 cidade / 37 combinado rodovia / 36 (mpg). preço u$ 39.145 – a gasolina premium u$8.250 – eletricidade u$ 3.250- total u$42.395; 5 – nissan leaf 2012 – 106 cidade / 92 estrada / 99 combinado (equivalente mpg) preço u$ 35.200 – eletricidade u$ 3.000 – total u$38.200. o resultado vai depender, logicamente, da preferência da cada um, pois trata-se de cinco modelos completamente diferentes. há naturalmente outros custos a serem considerados, a exemplo do seguro, manutenção, incentivo financeiro governamental etc. o uso do carro elétrico não produz poluição ao meio ambiente. além disso, por princípio o motor elétrico, ao contrario dos demais, não de desgasta com o uso. no entanto, eles ainda tem limitações quanto a autonomia, o que dificulta o uso para percorrer grandes distâncias. as possibilidades do preço da gasolina continuar aumentando, os esforços da indústria automobilística para tornar os motores a combustão mais econômicos e a rápida expansão tecnológica das baterias, devem favorecer o setor de carros elétricos e quem ficar fora dele pagará um preço alto. ótima semana, fonte: greencarreports **evaldo costa** escritor, conferencista e diretor do instituto das concessionárias do brasil blog: www.evaldocosta.blogspot.com blog: [www.autodicasnews.blogspot.com](http://www.autodicasnews.blogspot.com) e-mail: [email protected] siga no twitter/likedin/facebook/orkut: [email protected]

Entre para responder