Aspirar ford fiesta 1.0 8v



  • gostaria de sugestão sobre um projeto para aspirar um fiesta rocam 1.0 8v 2010, pensei em colocar o supercharger do fiesta, anterior. o que vocês acham ?



  • se colocar o supercharger girando ao contrário é bem capaz que vira um aspirador mesmo.



  • acho q o companheiro aí tá meio perdido.

    sem contar que preparação aspirada em motor 1.0 é pegadinha do malandro.



  • possível fazer andar bem até é…mas inviável. acredite



  • ainda mais em um carro pesado pro motor que tem, como o fiesta 1.0. única solução que vc não ficará com vontade de jogar o carro num precipício é turbinar.



  • coloca um rocamzinho 1.6 ,comandinho e um ajuste na ie,e tu vai andar rindo sozinho por ae.



  • cara, aspirar carro mil é jogar dinheiro fora, principalmente motores de configurações complicadas, como o zetec rocam, o fire, etc. realmente não vale a pena. turbinar esse fiesta também não recomendo. supercharger seria uma opção. porém, vai ter que fazer muuuuita mudança, muuuuita adaptação. o próprio m24, que vinha equipando o modelo até 2004 foi um fiasco total, pois era grande demais para o mísero motor 1.0, fazia o carro beber igual ou mais do que um 2.0, e o desempenho continuava sofrível.

    sou mais conhecedor de blowers do que de kits tubo, mas sinceramente não conheço nenhum blower que atenda de forma eficiente um carro de 4 cilindros e 1.000 cc. ao que tudo indica, esse tipo de motor só tem no brasil (lesma sobre rodas). creio que o supercharger mais eficiente que existe é o do tipo lysholm (com 4 parafusos, de orientações de rotação distintas), que faria você subir dos 69 cv a uns 105 cv, mais ou menos, sem comprometer o motor.

    minha outra dica é: galão de gasolina e caixa de fósforos… nunca falha

    abraços.



  • nesse motor até tem algumas coisas que podem ser feitas sem gastar muito e que dão resultado, pode colocar coletor de admissão e borboleta do 1.6, dá um ganho considerável. coletor de escape tubular do 1.6 tambem.

    mas eu não faria, o melhor a fazer é colocar o 1.6 logo, é tirar um e por o outro.



  • 221, qto que daria de ganho isso? eu nem mecheria em escapamento, no máximo o coletor do xr mas mantendo o resto do escape original



  • posso ter me expressado mal, mais eu sei que o supercharger não é aspirar, eu quiz dizer qual era a melhor opção. interpreta as coisas antes de jogar piadinha.



  • quanto ao post de abertura, não tem como interpretar de outra forma…

    enfim, já foi....



  • 221, qto que daria de ganho isso? eu nem mecheria em escapamento, no máximo o coletor do xr mas mantendo o resto do escape original

    não sei quanto daria mas pra um 1.0 é um ganho grande , se é que pode-se dizer assim. e alem de tudo é barato, dá pra conseguir uma admissao com borboleta por uns 200 reais.



  • particularmente eu sempre gosto de comparar os motores de moto de alta cilindrada com os dos carros de baixa cilindrada (que ficam entre 1.0 e 1.6), é estranho como eles tendem a ser mais fortes (torque e cavalagem) do que os dos carros de cilindrada semelhante.

    na pratica podemos perceber o seguinte: compressores mecanicos, turbos e intercoolers sempre são instalados junto de adição de mais combustivel (as vezes bicos injetores extras); afinal, mais ar precisa de mais combustivel. isso aumenta a potÊncia (capacidade de transformar um tipo de energia em outra).

    uma outra forma para melhorar o motor seria aumentando o rendimento dos componentes: retirando obstruções das tubulações de admissão e escape (melhorando as curvas, catalizadores, abafadores, filtros), instalando dutos dimencionados de admissão e escape (as vezes maiores que os originais),reajuste no sistema de ignição, também cabeçote com 16v (ou 20v se quiser mesmo gastar).

    enfim, pra melhorar os motores tem uma infinidade de meios que podem requerer trocas de componentes (ex.: cabeçote), adiÇÃo de componentes (ex.: turbocharger), regulagem (ex.: chip potência) e até destruiÇÃo de partes ja existentes (ex.: furos extras na caixa de filtro de ar).

    fica ai algumas opções que podem lhe agradar o bolso. quer inspiração pra motores aspirados de baixa cilindrada? estude sobre a suzuki hayabusa (http://pt.wikipedia.org/wiki/suzuki_hayabusa)



  • ah sim, claro…

    porque realmente uma moto 1300 tendo que carregar 250 kg tem tudo a ver com um carro com motor 1000 tendo que carregar 950 kg

    depois do post falando que compressor de fiesta é grande demais e desse último post, :semata: e :cadeado:

    no mais, colega que quer aspirar o fiesta, você tem duas opções

    ou vende seu carro e compra outro com motor maior



  • pode fazer o diabo a quatro, vai ganhar potência, mas torque não , não proporcionalmente, e nada substitui o tamanho nestes casos, vide os v8s da vida.



  • pronto, agora entrou v8 na jogada

    :semata: :semata: :semata:



  • http://www.youtube.com/watch?v=bakez5nizio

    troca o motor e seja feliz heheheheh





  • eu montaria um 426 hemi com um desses aqui: http://produto.merca…odo-brasil--_jm

    eu montaria um detroit diesel 2t 6v53 e arrancaria fora o compressor mecânico, porque aspirar é muito mais legal



  • da sim para ganhar algo nesse motor.

    -confira se os bicos alimentam esse motor corretamente(extraindo a máxima potencia no alcool).na maioria dos flex é bico bom para gasolina cm certa margem de sobra e quebra galho no alcool. isso explica em partes a pequena diferença de potencia entre alcool e gasolina, na ordem de 3% no seu carro. sendo que atraves da sua taxa e outros fatores teria de ser no minimo maior que 10%. se faltar bico, retrabalhe eles,o dalton de sp faz um otimo trabalho.

    -catalizador rouba potencia na ordem de 5%, não é ecologicamente correto retira-lo mas já que vc fai queimar alcool, não vai ser tão bandido assim com a natureza.

    -coletor de escape - não sei o do teu carro mas deve ser ferro fundi bem simples cm catalizador logo abaixo do cabeçote. um bom coletor 4x1 ajuda na aceleração dos gases do escapamento e alem disso diminui as posibilidades do retorno dos gases através da valvula de escape de outro cilindro. 2 abafadores e o diametro de escape original.

    -admissão- não adianta colocar um tbi bolacha maria no teu carro. é bem provavel que a tua sozinha de conta. tbi muito grande atrapalha na dirigibilidade e suavidade do motor, progressão e etc. quando se tem muito torque não se nota tanto, porem em um carro de pouca cilindrada, isso afeta bastante. o filtro esportivo pode te dar potencia ou pode te tirar. em media a cada 2 graus celsius que tu conseguir baixar na admissão tu ganha 1% de potencia na ordem. então o filtro deve ser posicionado na frente do cofre de frente para o ar frio. captando ar frio a densidade é maior, e o volume de oxigenio tb. gerando maiores potencias.

    -e o mais importante o ajuste de tudo isso no chip. tem gente aqui do forum que pode te ajudar melhor nessa parte.

    com certeza tu ja vai passar dos 80cv cm essa preparação e vai sentir muita diferença no rendimento. sem grandes perdas em baixa.

    carro 1.0 qualquer mudança pra + de potencia é perceptivel;