Salão de paris será maior em 2012



  • organizadores esperam mais de 1 milhão de visitantes

    a crise econômica que afeta a europa deve passar bem longe do salão de paris. é o que prometem os organizadores do maior evento de automóveis de planeta, que planeja receber mais de 1 milhão de visitantes entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro.

    as atrações do mondial de l’automobile foram apresentadas por thierry hesse, presidente do salão de paris, em evento realizado nesta terça-feira, 15 de maio, em são paulo (sp). até o momento estão confirmadas 214 marcas de 18 países, incluindo expositores como a mclaren, que participará de um salão internacional pela primeira vez. enquanto algumas marcas estreiam, outras retornam ao evento, como subaru e ssangyong. e, por falar nas empresas asiáticas, não deixa de ser curioso notar a ausência das marcas chinesas na exposição. hesse garantiu que as representantes do maior mercado de automóveis do mundo são bem-vindas em paris, mas deu uma resposta curiosa quando questionado sobre os chineses.

    “acredito que elas (montadoras chinesas) ainda não estão preparadas para expandir seus domínios na europa, mas não há qualquer tipo de proibição à presença delas. o problema é que eles acham que ainda há tempo para expor no evento, mas os espaços disponíveis estão rareando à medida que o salão de paris se aproxima de sua abertura”, declarou, sem demonstrar muito constrangimento.

    a organização do evento também se preocupou em garantir que a crise não será sentida dentro do paris expo porte de versailles. além de ampliar a estrutura de suporte à imprensa mundial, o horário de abertura ao público foi estendido em alguns dias. apenas o valor do ingresso sofreu um reajuste de 1 euro em relação à edição de 2010, passando para 13 euros – “mais barato que o ingresso do salão de são paulo”, como brincou thierry. o presidente do salão de paris também admitiu que espera não se deparar novamente com as greves de postos de combustível e transportes, que prejudicaram quem pretendia visitar o evento em 2010.

    além de todas as novidades e lançamentos mundiais, o salão de paris terá duas atrações especiais: uma ampla pista de 11 mil m2 (o dobro da área disponível em 2010) para test-drive de veículos elétricos ou híbridos e uma exposição de carros clássicos com o tema “o automóvel e a publicidade”, contando com raridades de várias marcas francesas e de outros países.