Bmw motorsport completa 40 anos



  • divisão se especializou na preparação de esportivos

    uma das preparadoras de automóveis mais conhecidas da alemanha celebra seu 40º aniversário neste mês. a bmw motorsport gmbh começou suas atividades no dia 1º de maio de 1972, quando jochen neerpasch, ex-piloto da porsche, abriu a empresa ao lado da sede da montadora bávara.

    com uma equipe de pouco mais de 30 funcionários, em sua maioria ex-pilotos ou profissionais com vasta experiência no automobilismo, a bmw motorsport – ou simplesmente m – iniciou seus trabalhos preparando bólidos de competição e, entre seus feitos, desenvolveu o motor da brabham que conquistou o título da temporada 1983 de fórmula 1 com o brasileiro nelson piquet.

    não demorou muito tempo para a m começar a trabalhar com automóveis de passeio. um dos superesportivos mais conhecidos é o m1, primeiro projeto independente desenvolvido pela empresa. na década de 80 surgiram os hoje consagrados m3 e m5, além do cupê m6, renascido nos anos 2000.

    hoje, a bmw motorsport é responsável pela preparação de modelos como o cupê série 1 m e o utilitário esportivo x5 m, além do mundialmente famoso m3.



  • 1 m …. :amor: